Neve no Chile, Portillo, a melhor estação para aprender a esquiar

Atualizado em 04/08/2019

Booking.com

Na hora de procurar uma estação de esqui para levar as crianças para aprender a esquiar, Portillo, no Chile,  deve ser sua primeira opção. Vou te contar porque com todos os detalhes. Uma temporada de esqui em Ski Portillo é uma experiência deliciosa para toda a família.

Eu já tinha passado uns dias lá e me hospedado no hotel com sua estação de esqui exclusiva antes, mas agora com minhas filhas, As Laranjinhas, a diversão foi completa.

Vou te contar como foram estes dias, as informações importantes para você e as crianças praticarem ou aprenderem a esquiar. Você vai saber tudo para ter uma experiência perfeita por lá. Comece pelo vídeo da nossa viagem que está aqui abaixo.

Como chegar em Portillo?

A primeira coisa é estar em Santiago, você pode chegar do Brasil e ir direto para estação ou passar alguns dias na cidade. Se você ficar em Santiago, veja nossas dicas de onde ficar na cidade aqui.

A partir de Santiago, são 164 km e cerca de 2:30 horas, caso a estrada esteja boa, sem neve ou intercorrências. O caminho vai ficando cada vez mais bonito ao se aproximar da estação e é possível ver o Aconcágua.

O Aconcágua é a montanha mais alta do mundo fora da Ásia, tem incríveis 6.961 metros de altitude. Vale a pena pedir para parar o carro para contemplar mesmo que de longe essa montanha.

A medida que vamos entrando na Cordilheira dos Andes o caminho fica maravilhoso, principalmente quando começamos a fazer as 30 curvas que levam até o hotel.

Uma paisagem tão incrível que as crianças não ficaram enjoadas e nem reclamaram das curvas. A ansiedade foi tamanha que elas contaram uma a uma. É importante saber que a estrada pode estar com muita neve e duas coisas acontecerem: um comboio do hotel com a polícia até o hotel ou o caminho estar fechado por causa da neve.

Neste caso, há uma política específica de descontos progressivos a depender do número de dias que houver problema. Segundo as pessoas lá no hotel, é muito raro acontecer. Por isto, acho que a melhor opção é mesmo ter o transfer organizado pelo hotel.

Os motoristas são experientes e sempre muito atualizados sobre as condições da pista. Se você quiser subir ou descer de carro particular, é recomendado informar antes o hotel para que deixem a autorização para que você se junte ao comboio, caso necessário.

Portillo fica a apenas 4 quilômetros da fronteira com a Argentina e, por isto, há muitos caminhões trafegando também nas curvas sinuosas. Redobre a atenção e tenha paciência. No inverno, o trecho de curvas próximo a Portillo fecha às 20 horas.

O hotel em Portillo

O visual é sensacional! O hotel amarelo e azul é cercado de montanhas nevadas com um lindo lago ao fundo, a Laguna Del Inca. Aprecie muito a vista, que fica ainda mais linda com o céu azul.

Há diferentes tipos de quarto, dos chalés que comportam até 8 pessoas até os mais econômicos e pequenos para quem vai esquiar. Estes últimos ficam no prédio chamado Inca Lodge.

A maior parte dos quartos fica no prédio principal, onde estão também todas as atividades, restaurantes, locação de equipamentos, etc. São quartos duplos, individuais e também alguns familiares ou conjugados, como o que ficamos.

O nosso tinha a vista para a lagoa e eu super recomendo que você opte por estes quartos. A vista é incrível.

Portillo Chile Laguna Inca

Os chalés ficam a poucos metros do prédio principal, mas são mais amplos e bem confortáveis para toda a família.

Não há televisão no quarto, porque nem precisa mesmo! Mas no hora do descanso, depois das aulas pela manhã, as meninas aproveitam a ótima internet para assistir algo no celular.

Portillo as laranjinhas no quarto

Portillo, as laranjinhas na suíte

A estrutura do hotel conta com academia, sala de ioga (com aulas diárias), bar, discoteca, SPA, cabeleireiro, quadra de esportes, salão de jogos, a guarderia que é uma sala especial com monitores para crianças até 7 anos, piscinas…

Vou te contar um pouco mais sobre essas atividades, além do esqui.

As refeições em Portillo

As refeições que estão inclusas nas diárias são feitas no Comedor Principal, sua mesa é determinada e estará pronta com a mesma equipe de garçons para te atender, sempre de forma muito atenciosa.

O salão do restaurante tem decoração tradicional que grande parte é de 1949, mais charmosa do que antiga.

O café da manhã é servido diretamente na mesa e tem frutas, cereais, diversos pães, ovos que você pede conforme sua preferência, frios, geleias e sucos.

Portillo cafe da manha ovo

No almoço e jantar há duas ou três opções de entrada e de prato principal, que mudam a cada refeição. Sempre tem um peixe e uma carne, ao menos.

Para as crianças, há opções de carne, frango, massas, arroz, batata fritas, hamburguers, etc. Há também um menu a la carte, caso você queira pedir algo diferente do que está incluído.

Os pratos que provamos foram saborosos e servidos na temperatura certa rapidamente.

Portillo refeição

Duas curiosidades que adoramos sobre o Comedor Principal. Até cerca de 20 anos, era obrigatório o uso de terno e gravata no jantar. Há uma história de um grupo de brasileiros que comeram com o mesmo terno e gravata, entrando e saindo do banheiro para passar de um para o outro!

Hoje, no almoço pode-se comer com o traje de esqui mesmo, mas no jantar se pede que não se use trajes esportivos.

Portillo gi sorvete

Outra curiosidade é que você com certeza notará um senhor muito simpático que está sempre por lá nas refeições. É o maitre Juan Beiza, que trabalha lá há 40 anos ou 52 temporadas na estação. Uma simpatia, não deixe de conversar com ele. Nos disseram que ele já atendeu figuras como Fidel Castro.

O hotel ainda conta com um restaurante self service no andar da recepção, chamado de Autoservicio. Este serve as pessoas que estão hospedadas no Inca Lodge e pessoas que vem passar o dia na estação de ski. A comida é mais simples, mas com opções de salada, carnes e peixe. Na montanha, há duas opções.

A Cafeteria Ski Box é ideal para um chocolate quente ou uma refeição rápida e fica na neve, com mesas ao ar livre e é uma excelente opção para quem quer acompanhar as aulas dos filhos, pois fica bem em frente à pista dos treinos iniciais. Além disto, você pode curtir o maravilhoso visual das montanhas e do lago. Não deixe de tomar um café por lá!

O Tio Bob´s é uma outra opção que fica no platô de uma das pistas de ski, com uma vista espetacular da Laguna Del Inca e da Cordilheira dos Andes. Para chegar lá, você precisa pegar o teleférico e descer esquiando em uma pista que exige bastante habilidade. Os hóspedes que querem subir e não sabem ainda esquiar bem (a pista é “verde”, te explico mais abaixo), podem fazê-lo apenas das 13 às 15 horas, com exceção de sábado. Mas vá de sapatos que agüentam neve porque é preciso descer do teleférico e subir novamente.

Como é esquiar em Portillo

Bom, agora a parte que mais interessa a todos! Esquiar!

Portillo pais e filhas

As Pistas de Portillo

São 35 pistas, com níveis de dificuldade diferentes e que abrem conforme a neve. Há um “mapa de bolso” das pistas disponível, mas se for a sua primeira vez em Portillo e mesmo sabendo esquiar, sempre pergunte sobre quais são as mais apropriadas para você. No andar da saída para esquiar há uma placa que sinaliza quais estão abertas e fechadas.

Geralmente, Portillo tem uma boa quantidade de neve, mas ainda sim conta com um sistema super moderno para fabricar neve e manter as pistas principais com boas condições para esquiar. Além disto, todas as noites máquinas arrumam as pistas passam para garantir que tudo esteja pronto na manhã seguinte.

Portillo teleférico

Para os que já sabem esquiar bem, há a opção de esquiar fora das pistas quando há bastante neve e também de contratar o Heli-Skiing. Nesse caso, você pega um helicóptero que te deixa em pistas com neve virgem, a depender das condições climáticas.

Para chegar às pistas regulares há 14 teleféricos, que são diferentes a depender do tipo de pista. As pistas são tão boas que várias equipes olímpicas estiveram na estação para treinar durante o verão em seus países. É muito interessante ver as fotos das diversas seleções de esqui e outros esportes na neve que já se hospedaram e treinaram por lá.

Equipamentos e roupas em Portillo

Um coisa bastante importante que você precisa saber antes de ir à Portillo é que você precisa trazer a sua roupa para esquiar.

Diferente de outras estações onde você pode alugar as calças e jaquetas para neve, em Portillo você deve ter as suas.

Portillo manutencao esqui

Então, aqui vai um pequeno check list: blusa e calça “segunda pele”, calça para neve, jaqueta para neve, blusa de fleece, bota para neve (weather proof), luvas para neve e óculos para esqui. E uma dica para quem  vai esquiar pela primeira vez… não adianta querer aproveitar uma calça que “parece quentinha”… as roupas tem que ser próprias mesmo porque além de serem quentes, precisam ser impermeáveis. Não deixe de aproveitar os dias de esqui por isto.

Portillo botas esqui

Os equipamentos são alugados no Hotel. No dia que chegar, passe no local de aluguel para medir e separar o equipamento que você usará por todo o período, isto inclui o capacete, botas, esquis ou snowboard. Os equipamentos são trocados a cada duas temporadas. Ou seja, são sempre novos e muito bem mantidos. Caso você tenha o seu próprio equipamento, há uma oficina completíssima para toda a manutenção necessária.

Aulas de esqui Portillo

A equipe de professores é grande e super qualificada. Facilmente você encontrará professores que falam português, inglês, além claro, espanhol. Há aulas em grupo e individuais. Se ficar em grupo, os professores rapidamente avaliam seu nível para formar os grupos.

Caso você ou as crianças sejam iniciantes, as aulas começam em um local logo em frente ao hotel, com pistas pequenas/curtas e uma esteira rolante, que o professor das meninas chamava de “Magic carpet”. Assim todos podem treinar as descidas, subir a rampa, descer de novo, “centenas” de vezes. Quem vai avançando vai mudando para as outras pistas, conforme o grau de dificuldade.

As aulas em grupo acontecem na parte da manhã e/ou da tarde, com duração de 1h30. As individuais acontecem durante todo o dia e duram uma ou duas horas. As individuais também servem para esquiadores experientes mas que querem conhecer melhor as pistas. Além das aulas, você pode pegar o equipamento quando quiser, durante todo o dia e ficar treinando.

Vou contar um pouco sobre a experiência das minhas filhas carinhosamente apelidadas de Laranjinhas. Caso você tenha filhos da idade parecida com as delas, 10 e 7 anos, vai entender e se interessar pelas dicas. A Vitória, de 10 anos, tinha ido comigo para o Valle Nevado quando era bem pequena. Não lembrava mais como fazer os movimentos. A Giovana nunca tinha esquiado. Elas fizeram 4 aulas em quatro dias no total.

Portillo aula esqui Gi e Vi

Começamos na aula em grupo com mais duas crianças brasileiras, um professor inglês que fala portunhol e um alemão que falava inglês. A Vitória começou mais insegura e pedimos para um dos dois professores do grupo a acompanhar para que ela começasse a esquiar e visse como é divertido. O professor alemão passou a aula inteira apenas com a Vitória que começou a tomar gosto pela diversão. No primeiro dia, as meninas aprenderam a colocar e tirar o esqui, a se movimentar em um esqui só (como um patinete) e depois com os dois esquis e a como parar.

Começaram em uma parte mais plana, em frente ao hotel e no final do primeiro dia, foram para a pista de treino, aquela com a esteira rolante. No segundo e no terceiro dia, foram ganhando mais confiança e aprendendo rapidamente a fazer curvas. No quarto dia, mudaram para a pista ao lado do hotel chamada de Princesa, com um “lift” onde você vai em pé. Esta pista é maior e mais alta e as meninas se divertiram muito!

Portillo Vitoria

Outra coisa que fizemos foi esquiar na pista inicial na parte da tarde do 2º e 3º dias, sem o professor. Aí elas foram brincando e treinando um pouco mais. Acompanhe tudo no vídeo acima! Sobre as botas e equipamentos. As botas de esqui são um pouco pesadas e precisam ficar bem certas nos pés para evitar lesões. Se você é iniciante, no primeiro dia, deixe um que dos funcionários bem atenciosos te ajudem e aprenda como se coloca e se prende a bota.

No primeiro dia até os professores ajudaram a ajustar a bota das meninas por causa das meias! Ah, muito importante! Coloque o capacete. Apesar de ser obrigatório apenas para as crianças, não dê bobeira. Os valores das aulas dependem de quantos dias você passará no hotel. As tabelas de preços (das aulas e dos equipamentos) estão disponível no site do hotel.

Outras atividades para fazer em Portillo

Piscinas Uma das atividades imperdíveis de Portillo é entrar nas piscinas aquecidas e rodeadas de neve! Confesso que a primeira vez que As Laranjinhas viram as piscinas e sentiram o frio de -8 graus ficaram com um pouco de medo de passar frio, mas quando entraram na piscina a 37 graus elas adoraram!!! A saída tem que ser meio rápida mas foi uma super experiência, com um visual único.

Portillo piscinas lagoa

Para crianças e jovens Para crianças de até 7 anos há uma salinha com monitoras chamada de Guarderia, há brinquedos e colchões. Para crianças de 0 a 3 anos, há um custo por hora ou dia para a sala e também a opção de babá particular.

A guarderia de Portillo

A guarderia de Portillo, onde os pequenos podem brincar no quentinho

Um dos espaços que usamos também foi a sala de jogos, ao lado da boa quadra poliesportiva coberta. Na sala de jogos, há pingue-pongue, pebolim/totó, fliperama e parede de escalada. Fomos com as meninas e depois elas foram sozinhas com duas outras brasileiras que conheceram por lá.

Portillo salao de jogos

É um bom lugar para aproveitar a tarde para brincar. Todos os dias há uma programação que inclui duas sessões de filmes para crianças, na sala de cinema.

Para os adultos Todas as noites há atrações musicais tanto no bar ao lado do restaurante logo depois do jantar e mais tarde na “discoteca”, um pub com uma pista onde rola um DJ. Comece no bar, com música ao vivo e um bom Pisco Sour e depois vá para a discoteca.

Portillo Pisco Sour

São dois lugares bacanas para conversar com outros hóspedes e se atualizar sobre o dia de esqui! A cada dois dias a banda do bar muda e o estilo também.

Como não há TV nos quartos, há sempre um momento de TV ou filme na sala de cinema. Confira na programação diária. Se ainda tiver fôlego ou quiser alongar, a Academia é bem preparada e tem aulas diárias de alongamento e ioga, além dos equipamentos e instrutor.

Portillo academia

O que levar na mala para Portillo

Sempre tentamos diminuir ao máximo o tamanho das malas mas desta vez foi mais difícil! A mala para a neve, além de ser volumosa por causa dos casacos, botas e calças de neve, ainda precisa contar com alguns itens que vou colocar em um pequeno check list aqui. Além disto, combinamos esta viagem à Portillo com a estadia no hotel La Casona da Vinícola Matetic, que você pode conferir aqui em alguns dias.

Itens que não podem faltar  na mala (mesmo sem crianças, vale a pena levar): – todos os itens de neve que contei acima em Equipamentos e Roupas; – mais um casaco, uma luva e um gorro que não sejam de neve.

Dentro do hotel é quente, dá para ficar de camiseta, mas se for no inverno, deve passar por Santiago ou esticar um pouco sua estadia em outro local no Chile e precisará de casacos que não sejam de neve. – hidratante e soro fisiológico – o tempo é muito seco e frio e a calefação seca ainda mais. Não estranhe se seu nariz sangrar pela manhã; – remédios – Portillo é isolado.

Há um bom centro médico, mas não esqueça de levar os remédios usuais e caprichar nos remédios para dor de cabeça (por causa da altitude) e musculares (pelo esqui mesmo!).

Para as crianças, sempre levamos os antitérmicos, antialérgicos, contra enjôo (não usamos), termômetro, etc. Veja as dicas de nossa pediatra sobre os cuidados antes de viajar com os pequenos. E aqui preciso alertar sobre o seguro!

Não dá para ir esquiar sem um Seguro que cubra os primeiros socorros e especialmente assegurar que cubra translados que são os transportes. As lesões quando você está praticando esportes como esqui e snowboard não são raras.

Uma pequena queda desajeitada pode resultar em um entorse que necessite de uma consulta ou algo mais grave que pode adiantar sua volta.

Não desanime só entrei nesse detalhe para você contratar um seguro que cubra esse tipo de coisa e para você viajar tranquilo. Nós fomos com o seguro da GTA.

Temos um parceiro que cota as melhores seguradoras e te mostra as melhores condições, veja aqui. Use o cupom AJANELALARANJA5 e tenha 5% de desconto.

Quando ir para Portillo? Qual a melhor época?

A temporada é bem definida entre junho e outubro, sendo que em julho os pais brasileiros com crianças em idade escolar aproveitam as férias para lotar a estação.

Em agosto são os americanos que aproveitam as férias para invadir Portillo. No final do mês de agosto e em setembro as equipes olímpicas dos países do hemisfério norte onde é verão aproveitam para treinar nas pistas da estação.

Ski Portillo fará 70 anos! O hotel e a estação foram construídos pelo Governo do Chile para incentivar o turismo de neve. Mas não estava dando muito certo até que em 1961 dois americanos compraram o hotel e a grande virada foi a realização do Campeonato Mundial de ski em 1966.

Até hoje, Henry Purcell, sobrinho de Bob Purcell que adquiriu o hotel em 1961 e hoje dono do hotel com seu irmão, trabalha no hotel. O Ski Portillo faz parte da mesma dos hotéis Tierra (veja sobre o Tierra Chiloé e Tierra Atacama nos links).

Combine Ski Portillo com outras atrações no Chile! Confira abaixo algumas de nossas experiências! Primeiro você precisa escolher seu hotel em Santiago, nós te ajudamos aqui!

Veja nossas outras dicas do Chile!​​

Onde ficar em Santiago, te ajudamos com as melhores dicas de hotéis na cidade

Santiago, Panko um ótimo restaurante japonês

Santiago, Le Dix Vin, o lugar para tomar bons vinhos

Santiago, Bocanáriz, um excelente bar para degustar vinho

Santiago com as crianças, Fantasilândia

Santiago com as crianças – Museu Interactivo Mirador

Santiago com crianças. Zoológico e Parque Metropolitano

Santiago, veja nossa dica de onde comer em Santiago

Santiago, conheça o Museu de Artes Visuais

Santiago, o Cerro Santa Lucia Santiago, Parque Araucano e shopping Parque Arauco

Santiago, almoce no Galindo

Santiago, o romântico The Aubrey Hotel Bairro Bellavista – Restaurantes e Baladas

Centro Cultural Palacio La Moneda

Santiago dicas de compras

Santiago, Plaza de Armas Santiago, a casa de Pablo Neruda Santiago, Cerro San Cristóbal 

Vinícola Casas del Bosque

Vinícola Santa Rita no Chile

Valparaíso – Onde ficar?

Atacama – Vale da Lua, Vale da Morte e Caverna de Sal

Atacama – Ojos del Salar e Laguna Cejar

Atacama – Tierra, o hotel que você deve ficar no Deserto

Portillo – As novidades dos 70 anos da tradicional estação de esqui

Pucón no Verão, ar puro e belas paisagens

Pucón, as 3 cachoeiras imperdíveis

Pucón, o vulcão Villarica, conheça o vulcão mais ativo da América Latina

Pucón, veja como é ficar no belo Hotel Antumalal

Chiloé, as ilhas que você tem que conhecer no sul do Chile e um belo hotel, o Tierra Chiloé

Patagônia, uma geleira pendurada, você tem que conhecer

Patagônia, o Bosque Encantado e a Lagoa Los Gnomos

Patagônia, relaxe se hospedando no Puyuhuapi Lodge

Puerto Varas, conheça essa linda cidade no sul do Chile

Viña del Mar com as crianças

Vale Nevado – Veja como escolher sua hospedagem

Viajamos a convite de Portillo com apoio da GTA Assistência e da AD Comunicação



Deixe seu Comentário

×Fechar