O que levar de presente para quem mora fora do Brasil?

460
0

Quem vai viajar para o exterior nunca sabe o que levar de presente para quem mora fora. É uma delícia encontrar amigos e conhecidos, mas não é fácil. Muitas vezes o turista vai ficar hospedado na casa de alguém, isso é um gesto de delicadeza que pode estreitar os laços com os anfitriões.

Porém, muita gente não sabe o que escolher de presente para quem mora fora, tendo medo de gastar demais com algo que nem agrade. Nessas horas, existem alguns presentes coringa que são fáceis de comprar, baratos e que fazem sucesso com os estrangeiros.

Se o presente é artesanal ou personalizado, é importante encomendá-lo com tempo hábil, sempre depois de a data da viagem estar decidida. Para presentes relacionados à comida ou bebida, é sempre necessário consultar se as pessoas que os receberão têm alguma restrição alimentar.

Muitos aeroportos brasileiros têm lojas em presentes, mas é claro que os preços, como tudo dentro dos aeroportos, é mais alto. É melhor procurar lojas de departamentos ou especializadas no tipo de coisa com que se presenteará.

Sabonetes e cremes

Seja para um brasileiro vivendo fora ou para um estrangeiro, um sabonete ou creme com fragrância típica do Brasil sempre faz sucesso. Afinal, o cheirinho desses produtos costuma ser bem refrescante, sem contar o seu excelente poder de hidratação.

Presentear quem mora fora com alguma coisa feita de castanha-do-pará ou bergamota costuma ser uma opção sem chance de erro. Além disso, as maras costumam oferecer kits para presentes que ficam com preço acessível e que podem incluir itens sortidos.

Clique na imagem para comprar!

Doces brasileiros

Eles devem ser levados na bagagem de mão (caso a viagem seja aérea) e são ótimos para apresentar a pessoa presenteada ao paladar do Brasil. Já se o presente é para alguém daqui que mora no exterior, é claro que esse indivíduo vai se emocionar sentindo novamente o sabor da sua terra natal.

Um dos doces mais tradicionais e fáceis de levar é o pé de moleque, mas também há variantes: paçoca, brigadeiro e pé de moça também são boas escolhas, além da cocada. É muito importante que esses doces estejam bem embalados.

Clique na imagem para comprar!

Bonés

Os bonés são muito úteis para a proteção do Sol e também ajudam a transformar o visual: por isso, um boné de temática brasileira é um bom presente para quem mora fora. Algumas das estampas indicadas são que têm cores da bandeira nacional ou que se remetem à nossa Amazônia.

Clique na imagem para comprar!

Canga

Para os brasileiros, a canga é uma coisa bem comum e vista em todas as praias, mas não é bem assim no exterior. As pessoas de alguns países nem mesmo sabem o que é uma canga e toda a sua utilidade, inclusive para compor o visual fora das praias.

Por isso, levar uma canga de presente para quem mora fora é um gesto muito legal. Essas cangas podem ser de qualquer estampa e o ideal (caso o presenteado seja estrangeiro) é ensinar como usá-las dentro e fora da praia, além de contar que ela pode ser estendida na praia, como uma toalha.

Clique na imagem para comprar!

DVD e CD

Essa é uma escolha de presente que requer mais análise: o mais seguro é dar o DVD ou CD de alguém que essa pessoa já conheça. Uma opção é descobrir qual é o gosto musical do presenteado e escolher um artista brasileiro que esteja de acordo com ele.

Nesses casos, é essencial que o DVD e o CD sejam originais: apesar de ser comum a prática de gravar CD personalizado, isso não será permitido na alfândega. Quem tenta sair do país com um material multimídia pirata pode até acabar preso.

Depois de comprar o DVD ou CD para presentear, é interessante testar para garantir que não estão riscados, já que a pessoa não terá meios de trocar. Só depois é que se coloca em uma boa embalagem.

Clique na imagem para comprar!

Pedras brasileiras

Dar pedras tradicionais daqui é a solução para quem não sabe como presentear quem mora fora. Há lojas especializadas em vender souvenirs e elas podem ter seções apenas dessas pedras, além de ser possível comprá-las em várias lojas exotéricas e de produtos nacionais.

Basicamente, dá para presentear com essa pedra em um brinco ou um anel, mas vale a pena inovar e dar a pedra em uma caixinha ou até um conjuntinho delas. Assim, a pessoa pode espalhá-las pela casa, se desejar.

Clique na imagem para comprar!

Café

O café brasileiro é muito bem recebido no exterior e é um bom presente pata quem mora fora. Entretanto, é claro que não se trata aqui dos cafés que se compram em supermercados: o ideal é comprar os especiais, com torras variadas. Como eles podem ter um preço salgado, pode-se comprar um saco de tamanho médio ou até menor.

Outra boa escolha é comprar acessórios relacionados ao café, como uma estrutura pequena com coador de pano. Essa forma bem rústica de fazer a bebida é considerada charmosa em muitos lugares do mundo e fará sucesso.

Clique na imagem para comprar!

Havaianas

Os chinelos Havaianas são um patrimônio cultural daqui e, com certeza, vão agradar a quem mora no exterior, até os que não são brasileiros. A indicação é comprar o modelo tradicional, com uma tira, mas apostar nas estampas que remetam ao nosso país.

Duas dicas importantes: se mais de uma pessoa vai receber o chinelo Havaianas de presente, é mais criativo variar na estampa. Levar os dois chinelos com a estampa da bandeira do Brasil é uma opção fácil, mas a maioria dos indivíduos gosta de se diferenciar.

A segunda dica é perguntar o número de calçado de cada um dos presenteados e não tentar substituir por uma numeração anterior ou posterior: vale lembrar que quem receber o presente não poderá trocá-lo.

Clique na imagem para comprar!

Biquinis

Se a pessoa mora em um país de clima agradável e que tenha praia, o biquini pode ser um bom presente. Afinal, há diversas grifes de moda praia no Brasil e a maioria têm coleções com estampas bem brasileiras, além de opções de modelos. Inclusive, o modelo do biquini é algo a se avaliar bastante quando se trata de presente.

Primeiro, é importante saber se a pessoa em questão gosta de praia e, claro, de biquinis: caso contrário, ela não aproveitará o presente e é possível que o passe para alguém assim que possível.

É preciso ter em mente também que algumas culturas não aprovam os biquinis brasileiros por achá-los muito pequenos. Por isso, nada de presentear com fio dental ou alguma coisa chamativa demais.

Clique na imagem para comprar!

Álbum com fotos

Quem tem um parente ou amigo morando no exterior pode providenciar um álbum físico com fotos de momentos marcantes juntos. Apesar de a maioria das fotos ser tirada de celular ou em máquinas digitais, dá para revelar como antigamente: basta levar o pendrive em um local especializado e pedir o tipo de impressão desejada.

Algumas pessoas tentam imprimir as fotos em casa para economizar, mas não é recomendado: além de o efeito com um pape específico para fotografia ser muito melhor, esse tipo de impressão é capaz de gastar os cartuchos de tinta inteiros.

Uma observação adicional para quem escolhe presentear com um álbum de fotos é ter certeza de que a pessoa gosta dos registros escolhidos. Dar de presente um álbum com fotos que o outro ache constrangedoras ou que representem períodos desagradáveis não é uma boa ideia.

Clique na imagem para comprar!

Instrumento musical

O pandeiro, por exemplo, é um instrumento que traz consigo toda a brasilidade, além de ser algo relativamente pequeno e leve. Mesmo que a pessoa presenteada não toque o instrumento, este pode se tornar um objeto de decoração ou até inspiração para aprender uma coisa nova.

Um instrumento musical muito dado de presente é o berimbau, mas ele é grande e, se for uma viagem de avião, ele terá de ser levado no compartimento de carga.

O cavaquinho é bem brasileiro e menor, clique na imagem e compre.

Clique na imagem para comprar!

Camisetas de times

As camisetas de times são algo que refletem bem o clima brasileiro, já que boa parte das pessoas por aqui gosta de futebol. É claro que a primeira coisa que se pensa é em uma camisa da seleção, mas isso pode não ser muito adequado: os italianos, por exemplo, torcem muito pelo seu próprio futebol e dar uma camiseta do Brasil pode ser desagradável.

Dessa forma, é indicado presentear com times nacionais, preferencialmente algum de grande expressão, como Flamengo, Palmeiras, Internacional, Corinthians, etc. Assim como o DVD e CD, é imprescindível que essa camisa seja original e que a embalagem para presente seja simples de refazer, porque a polícia do aeroporto pode querer olhar.

Clique na imagem para comprar!

Livros

Para presentear alguém que mora no exterior com livros, é importante primeiro saber se essa pessoa entende Português. Se entender, uma opção legal são os livros de poesia ou de contos escritos por autores nacionais.

Clique na imagem para comprar!

O que levar de presente para quem mora fora?

Quando a pessoa não entende Português o suficiente, pode-se apostar em um livro de fotos, tipo um guia, no qual sejam mostrados lugares interessantes do país, como as suas matas, os seus centros históricos de Minas Gerais, etc. Se a pessoa que mora no exterior é brasileira, as opções de livros aumentam e pode-se até presentear com alguma obra do seu autor favorito.

Clique na imagem para comprar!

Veja também, os 18 presentes para quem vai viajar! 



Deixe seu Comentário

×Fechar