Projeto Tamar – Praia do Forte

197
7

Atualizado em 06/01/2012

No canto da Praia do Forte, fica o projeto Tamar. Um passeio imperdível para quem está viajando com. Minha filha adora animais, então esta foi uma das grandes atrações que fizemos no nosso giro nos Resorts na Bahia.

Aproveite a visita ao centrinho da Praia do Forte e estenda o passeio ao Tamar. Desta vez, aproveitamos que estávamos no Iberostar, pegamos um táxi e passamos a manhã por lá.

PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE

O Projeto Tamar faz um trabalho super legal de preservação das tartarugas marinhas (divulgam que já foram salvas pelo Tamar mais de 10.000.000 delas)

Neste espaço é possível ver algumas espécies nos tanques e que, de tão acostumadas com os visitantes, parecem fazer gracinhas. Elas fazem pose para a fotografia. Além disto, algumas tartarugas recém nascidas ficam por lá até 40 dias antes de ir para o mar em um tanque menor. Minha filha adorou as pequenas tartarugas e elas são lindas mesmo.

PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE

PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE

Tem também um tanque com tubarões que dá para ver de uma “caverna” como disse minha filha. É um aquário que permite ver o tubarão de perto. Outra atração diputada é um tanque bem interativo, onde estrelas do mar podem ser tocadas.

O ponto alto é a soltura das tartarugas no mar (eles também chamam de abertura dos ovos). Ela acontece em alguns períodos do ano, sempre no final da tarde.  Há uma área com os ovos enterrados e protegidos e depois que nascem, as tartaruginhas são levadas ao mar. No dia que fui não teve a soltura porque as tartarugas não tinham saído dos ovos… uma pena…

PLACA TAMAR PRAIA DO FORTE

Ao final do passeio, há uma loja bacana com roupas, brinquedos e outras coisas que servem como bons presentinhos ou lembranças da viagem. Os preços não são abusivos e você contribui com o Tamar.

O ingresso custa R$16 e você pode entrar e sair quantas vezes quiser no dia que for.

Saiba como chegar:

Partindo de Salvador, a Praia do Forte, no município de Mata de São João-BA, fica a cerca de 60 km ao norte de Salvador (75km do Centro e 50km do aeroporto internacional), através da BA-092, conhecida como Estrada do Côco. Há saídas regulares de ônibus e vans da estação rodoviária e de outros pontos de Salvador.



7 comments

  1. Barbara Bueno 11 janeiro, 2012 at 12:58 Responder

    Ótima dica, vale super a pena visitar o projeto Tamar da Praia do Forte. Eu me lembro que dei a sorte de ver tartarugas deporem os ovos na praia quando estava por lá. 🙂
    Ai, que saudades do nordeste brasileiro!

  2. Rick 19 junho, 2012 at 09:12 Responder

    Gente, o Projeto Tamar é sensacional. Minha mulher que é bióloga sempre quis conhecer e esse ano tivemos a sorte de tirar férias em janeiro e fomos pra Bahia. Foi tudo perfeito e tiro meu chapéu tanto pro projeto quanto pra Bahia em geral. Ficamos num hostel lindo, não sei se vocês conhecem mas de qualquer forma fica a dica: quando forem pra Salvador, o Alpha Hostel é uma ótima opção, barato e confortável. E não deixem de ir à Praia do Porto, uma das mais lindas que já fui. Abraços a todos.

  3. vanessa 17 junho, 2013 at 18:46 Responder

    Estou em dúvida se levo minha filha de 3,6 anos para Sauípe Class ou Iberostar. O que você acha? Outra coisa, o Projeto Tamar é perto do Sauípe?
    Obrigada,

Deixe seu Comentário

×Fechar