domingo, outubro 24, 2021
spot_img
HomeA Janela LaranjaQuais documentos preciso para tirar um passaporte?

Quais documentos preciso para tirar um passaporte?

Emitir o passaporte não é algo difícil como muitos imaginam e, além disso, pode ser realizado sem demandar muitas despesas. O documento é feito pela Polícia Federal e os interessados devem ir até um de seus postos uma vez para tirar as digitais e fazer a foto e outra para retirar o passaporte já pronto. 

Pensando nisso, no presente artigo, falaremos um pouco mais sobre os documentos necessários para tirar o passaporte comum para brasileiros. Casos mais específicos podem ser consultados no próprio site da Polícia Federal com todas as informações necessárias para sua emissão.

Para mais dicas acesse o nosso site A Janela Laranja.

Quais-documentos-preciso-para-tirar-um-passaporte

Quais documentos preciso para tirar um passaporte? 

Para solicitar o passaporte em um dos postos da Polícia Federal, o cidadão precisa estar com os seguintes documentos em mãos: 

  • Documento de Identidade: Como documento de identidade, a Polícia Federal aceita o RG, Carteira de Habilitação com foto, Carteira Funcional reconhecida por lei federal ou Carteira de Trabalho. Caso a pessoa já tenha um passaporte e está indo renová-lo, o anterior também é aceito como documento de identidade, exceto às pessoas que mudaram de nome, necessitando levar a Certidão de Casamento também, se for o caso;
  • CPF: Considerando que as novas Cédulas de Identidade o número de CPF já está inserido, bem como na Carteira de Trabalho e na CNH, não é necessário apresentar o original se for apresentar documentos que já possua o número do documento; 
  • Certidão de Casamento: Para aqueles que alteraram o nome em decorrência do casamento, é preciso estar com a Certidão de Casamento em mãos para a solicitação do passaporte; 
  • Certificado de Naturalização: Para os naturalizados, há a exigência do certificado para a emissão do documento; 
  • Passaporte anterior: Caso a pessoa não esteja tirando o passaporte pela primeira vez, é preciso levá-lo para a emissão do novo, ainda que o anterior seja comum ou de emergência e ainda esteja dentro de sua validade. Caso ele não seja apresentado junto com as demais documentações, uma taxa será cobrada do indivíduo; 
  • Título de eleitor e Reservista: Antigamente, ao solicitar o passaporte, era necessário levar o título de eleitor, comprovante de votação ou então serviço militar para os homens. Porém, as regras mudaram e essas documentações não precisam mais serem apresentadas. Mas, é de extrema importância estar quitado com a Justiça Federal e com o serviço militar, porque é realizada uma checagem logo no momento em que a emissão é feita. Nesse sentido, se a checagem não estiver correta, a solicitação do título de eleitor, comprovante de votação e do serviço militar pode ser solicitada ao interessado; 
  • Crianças com menos de 5 anos: As crianças que ainda não completaram 5 anos de idade precisam comparecer ao atendimento juntamente de seus responsáveis, apresentando uma foto facial recente 5×7 colorida, com fundo branco e sem data. Para crianças com idade superior a 5 anos, a foto é realizada no momento do atendimento na Polícia Federal. 

Preenchimento do formulário online

Após reunir todos os documentos necessários, o passo seguinte é realizar o preenchimento do formulário online de solicitação no site da Polícia Federal. O formulário é simples e não exige muito tempo para ser preenchido. Será apresentada quatro telas a ser preenchida com os dados pessoais.

Uma dica importante é nunca utilizar o botão “voltar” do próprio navegador, já que todos os campos já preenchidos serão perdidos e será necessário começar do zero. Use sempre os botões do próprio formulário que estará localizado no rodapé da página. 

Pagamento da taxa de emissão do passaporte 

Quando o formulário for todo preenchido, é preciso clicar no botão indicado para que o boleto seja gerado com a taxa de emissão do passaporte. O valor está em R$257,25 atualmente e pode ser pago por meio de lotéricas, rede bancária ou pela própria internet. 

Depois do pagamento do boleto, a opção de agendamento do atendimento pode ser feita pelo próprio site. Normalmente, é possível realizá-lo um dia após o pagamento, que é quando a compensação bancária é feita. 

Compareça ao posto da PF

Na data agendada pelo site, será necessário comparecer ao posto da Polícia Federal com os documentos originais necessários para a solicitação, listado no primeiro tópico do artigo. A apresentação de comprovante de pagamento do boleto não é obrigatória, porém o indicado é levá-la caso haja alguma divergência. 

O atendimento costuma ser rápido e a recomendação é que chegue ao local com 15 minutos de antecedência ao seu agendamento.  Depois de passar por uma triagem, a pessoa é chamada novamente para a conferência de dados e, em seguida, é realizada a coleta de assinatura, impressões digitais e para tirarem a foto que ficará no documento. 

Retirada do passaporte 

Assim que o passaporte ficar pronto, compareça novamente ao posto da PF com um documento de identidade original em mãos e realize a retirada. Vale mencionar que a retirada é feita somente pelo titular, além disso, os menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais. 

Importante se atentar com as datas e retirar o documento assim que ficar pronto, já que passado 90 dias, ele é cancelado. 

Gostou da matéria de Quais documentos preciso para tirar um passaporte?

Inscreva-se no site! Receba todas as atualizações!

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares