QUEDA DO MURO DE BERLIM: ALEMANHA CELEBRA 30º ANIVERSÁRIO

378
0

Queda do muro de Berlim completa 30 anos neste sábado (9). O Portão de Brandemburgo será palco para a celebração dos 30 anos da queda do Muro de Berlim com uma grande agenda de eventos, aguardada por milhares de turistas!

São diversas atrações que remontam os eventos históricos que contribuíram para o fim da Guerra Fria e, consequentemente, a queda do Muro de Berlim, como exposições temáticas e projeções de vídeo em sete pontos da cidade.

queda do muro de berlim

Na Casa da História, em Bonn, você pode conhecer o processo da queda do Muro de Berlim e unificação nacional em um conteúdo totalmente inovador. Já em Berlim, está a renomada casa de exposições Gropius Bau com uma seleção de obras de 30 artistas internacionais contemporâneos da mostra “Walking through Walls”, que fica em cartaz até janeiro de 2020.

queda do muro de berlim

Ao longo da antiga fronteira interna da Alemanha, por sua vez, encontramos o projeto “Cross-Linking Green Belt”, que prevê uma porção de atividades – incluindo 50 excursões guiadas, caminhadas e outras atividades. 

Aqui, você encontra uma tabela com as atrações da celebração dos 30 anos da queda do Muro de Berlim!

EstadoExemplo de Atrações
Baden-WürttembergMercedes Benz-Museum

Porsche Museum

Kunsthalle Mannheim

Europa Park

BavieraMundo BMW Munique

Ativo nos Alpes, na Floresta da Baviera

Mosteiro Weltenburg

Oberammergau

BerlimUNESCO Ilha dos Museus

Palácio da Cidade

Torre de TV

Portão de Brandenburgo

 

Queda do Muro de Berlim: Entendendo a História

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, ocidentais e soviéticos passaram a delimitar o território europeu em áreas — o que chamamos de “zonas de influência”. 

A Alemanha já havia sido libertada do regime nazista e, assim, o território do país foi dividido, criando-se dois novos países: a República Democrática Alemã, que pertencia aos soviéticos, e a República Federal da Alemanha, que ficou sob a zona de influência do ocidente.

queda do muro de berlim

Como Berlim era capital, uma parte dela também deveria pertencer aos ocidentais, e  assim foi feito, gerando uma grande ameaça aos soviéticos. Isso porque, apesar da divisão, havia um fluxo intenso de pessoas indo de um lado para o outro da cidade, desfrutando de alguns aspectos do mundo capitalista — como liberdade de consumo e de expressão, acesso a produtos etc.

Em 1961, foi tomada a decisão de erguer o Muro de Berlim.

Leia Mais

9 passeios para fazer na Alemanha

Nossas dicas da Alemanha te ajudam a viajar melhor! Veja o museu da Porsche, da Mercedes, as dicas de Sttutgart, de Frankfurt. Veja nossos filmes tbm!



Deixe seu Comentário

×Fechar