Conheça o Rijksmuseum em Amsterdã

87
1

Atualizado em 07/06/2013

Os amantes da arte têm muito o que comemorar em 2013. Depois de dez anos fechado para reformas, o museu holandês Rijksmuseum reabriu as portas com toda a pompa que ele merece. A cerimônia realizada no dia 13 de abril foi iniciada por uma queima de fogos que iluminou toda a fachada construída pelo arquiteto neerlandês Pierre Cuypers, responsável também pela Estação Central de Amsterdam.Além disso, marcou uma das últimas cerimônias conduzidas pela ex-rainha Beatrix, que abdicou ao trono a favor de seu filho, o então Rei Willem-Alexander. Desde então, as filas em frente ao tradicional letreiro ‘I Amsterdam’ não cessam.

A visita ao Rijksmuseum é obrigatória para quem decide conhecer Amsterdam. Parte pelo grande acervo de obras que contam toda a história da era de ouro holandesa, parte por grandes pinturas de artistas de renome como Rembrandt, Vermeer e Frans Hals.

Rijksmuseum Amsterdam - Divulgação

O acervo é distribuído por quatro andares divididos em períodos. O andar térreo possui obras de 1100 a 1600. No primeiro andar é possível encontrar peças do período de 1800 a 1900, seguido pelo segundo andar que abrange os anos entre 1650 a 1700. O terceiro andar representa a fase mais contemporânea das obras entre 1900 a 1950.

De Nachtwacht Rembrandt van Rijn Rijksmuseum Amsterdam

De Nachtwacht Rembrandt van Rijn Rijksmuseum Amsterdam – Divulgação

Ponto alto do passeio? Não deixe de ver o autorretrato de Van Gogh, “O retrato de um jovem casal” de Frans Hals, “A leiteira” de Vermeer e “A ronda noturna” de Rembrandt, que possui um corredor do museu exclusivo para suas obras.

Quem chega na cidade pelo Aeroporto de Schiphol também pode contemplar um pequeno acervo do Rijksmuseum. A mostra itinerante abrange pinturas de grandes artistas holandeses que se revezam durante o ano, mantendo a exposição sempre com peças diferentes.

Se você pretende viajar com a família, o museu oferece um serviço de visitas guiadas para as famílias durante o verão europeu. Ou seja? No período das férias de julho aqui no Brasil. O mais legal é que estas visitas guiadas possuem o ingresso mais em conta para o grupo, sendo apenas 5 euros para cada integrante da família.

Rijksmuseum Amsterdam

Rijksmuseum Amsterdam – Divulgação

Para saber um pouco mais sobre o museu visite o site: https://www.rijksmuseum.nl

Menores de 18 anos têm entrada gratuita e adultos pagam 15 euros no ingresso. A dica é comprar seu ingresso pela internet. As filas da bilheteria podem ser bem grandes e se você tem uma bolsa maior que uma folha de A4, prepare-se para a fila da chapelaria. Ou seja, melhor mesmo é comprar antes e ir sem bolsa.

O ajanelalaranja.com viajou para Holanda a convite da Holland Alliance



1 comentário

Deixe seu Comentário

×Fechar