Rijksmuseum, um museu obrigatório em Amsterdam

104
0

Atualizado em 28/11/2016

Na hora de programar sua viagem para Amsterdam, não deixe de incluir o Rijksmuseum no roteiro. Isso vale se você for com as crianças, como foi nosso caso, quando fomos para fazer essa série As Laranjinhas em Amsterdam, ou se for para cidade com grupo de adultos ou casal. O Rijksmuseum é o Museu Nacional da Holanda e tem uma das coleções permanentes mais importantes da Europa.

A coleção do museu passa por mais de 800 anos de história do país retratadas por mestres da pintura. Tudo isso dentro de um dos edifícios mais icônicos de Amsterdam, que ficou anos sendo restaurado e reabriu ainda mais lindo em 2013. O prédio do museu combina elementos góticos e renascentistas e fica bem em frente à praça dos museus.

Reserve pelo menos meio dia para visitar dentro e fora do museu. Na parte de fora, além da belíssima arquitetura, há um espelho d’água que vira pista de patinação no inverno e as enormes letrar que formam o IAMSTERDAM, que virou atração turística e ponto obrigatório para fotos e selfies.

Entramos com as meninas no Rijksmuseum, passando pela passarela bem no meio do edifício onde músicos de rua ajudam a entrar no clima tocando música clássica. Definimos alguns objetivos para nossa visita. Como a Giovana tem apenas 4 anos, não deu para ficar horas prestando atenção em todos os detalhes do museu. Escolhemos ver e contar para As Laranjinhas sobre as obras principais.

rijksmuseum

rijksmuseum crianca

Pegamos o mapa e fomos direto ver as obras inacreditáveis do Rembrandt, entre elas a mais famosa, a Night Watch ou em português Ronda Noturna.

ronda-da-noite-rijksmuseum

Night Watch, a Ronda Noturna de Rembrandt

rijksmuseum

Rijksmuseum

Depois de disputar espaço com outros visitantes para ver as obras de Rembrandt, fomos à ala onde ficam as obras de Vermeer, como a belíssima A Leiteira ou Milkmaid  em inglês. É impressionante ver como o pintor em 1660 já dominava a técnica que faz o leite na pintura parecer real. As meninas ficaram encantadas e lembraram de comentários dos professores em aulas sobre grandes pintores. Passamos ainda para fotografar em frente ao autorretrato do Van Gogh, já que no museu do pintor não é permitido fotografar.

Obra de Vermeer no Rijksmuseum

A Leiteira ou Milkmaid, obra de Vermeer no Rijksmuseum

rijksmuseum crianca

Vi em frente ao quadro do Van Gogh

Gi em frente ao quadro do Van Gogh

Gi em frente ao quadro do Van Gogh

Obras do Van Gogh no Rijksmuseum, Amsterdam

Obra do Van Gogh no Rijksmuseum, Amsterdam

Para mim o ponto alto do museu, foram as obras desses mestres holandeses da pintura. Mas a gente havia se informado antes da visita sobre lindas casas de bonecas cuidadosamente decoradas e, pasmem, elas foram feitas no século XVII. E essa parte foi a preferida das meninas. A riqueza de detalhes e o tamanho das casas com móveis da época fizeram a imaginação das meninas voar. Elas ficaram doidas querendo uma daquelas para brincar em casa. Na verdade, estas casas que são incríveis reproduções dos ambientes internos de casas do século XVII, eram feitas para senhoras muito ricas. Não eram brincadeira de criança não!

casa-de-boneca-rijksmuseum

Outra peça interessantes para quem está com as crianças é uma coroa original, a Crown of Ardra. Na verdade, ela nunca foi utilizada por nenhum monarca e é feita de materiais baratos. Foi feita como um presente para o rei de Ardra, no intuito de garantir boas negociações comerciais com a África. Para as meninas, foi o máximo ver a imponente “coroa de verdade”.

coroa-rijksmuseum

Gostamos também de ver os modelos de navios utilizados nas rotas comerciais, por volta de 1.700. Um deles, o Willian Rex, tem cerca de 4 metros de comprimento e é de 1698. Impressionante imaginar o que enfrentam pelo caminho a bordo daqueles navios.

barco-rijksmuseum

ceramica-delft

Não podíamos deixar de ver também a incrível biblioteca, uma das mais lindas que já conheci!

Na saída, ainda passamos nas duas lojas do Museu que tem muitas opções de presentes e souvenirs com os motivos dos quadros que havíamos visto. Aproveite também o café, enquanto observa o lindo átrio do museu.

Se tiver tempo e falar inglês, procure as atividades para crianças maiores, como o Multimedia Family Game, onde pelo menos duas pessoas devem solucionar mistérios no museu. Custa Euro 5,00 (2,50 cada equipamento).

Todos gostamos muito da visita! Não deixe de incluir no seu roteiro!

Rijksmuseum

Não perca esta bela atração da cidade e não deixe de ver todas as dicas dessa série As Laranjinhas em Amsterdam, tudo que você precisa para conhecer a cidade com crianças você encontra aqui!

Não deixe de ver nossas dicas de hospedagem em Amsterdam, clique aqui! 

Agradecemos aos parceiros da série “Laranjinhas em Amsterdam”, KLM – Royal Dutch Airlines, o Turismo Amsterdam, Amsterdam Marketing, Hilton HotéisVan Gogh MuseumRijksmuseumNemo Science Museum, A´DAM Lookout, Artis Zoo, Muiden Castle, Efteling, Restaurante Mazzo, Restaurante Moeders, Restaurante Pancake Bakery

Serviço:

Rijksmuseum

Endereço: Museumplein/Museumstraat 1

Ingressos: Euro $ 17,50, para visitantes acima de 19 anos. Crianças e adolescentes até 18 não pagam.

Horários: Todos os dias das 9 às 17.00 horas

Site: www.rijksmuseum.nl/br/informacao-para-visitantes



Deixe seu Comentário

×Fechar