Praia do Rosa e Garopaba, praias que até as baleias adoram.

122
0

As catarinenses Praia do Rosa e Garopaba fazem parte da Rota das Baleias Francas. Incluí essas lindas praias no meu roteiro da road trip Rota 20 anos, em comemoração aos 20 anos de produção da Honda Automóveis no Brasil. Eu e mais 4 blogueiros viajamos pelo nosso lindo país, percorrendo mais de 20 destinos a bordo de um automóvel Honda. Eu vou te contar sobre a região Sul e comecei minha jornada conhecendo os lindos cânions entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina e depois fui para Torres.

Então vamos lá:

Se no verão o sol e as praias atraem milhares de turistas para Santa Catarina, no inverno a atração fica por conta da observação das baleias francas. As enormes mamães baleias chegam às praias dos municípios de , cidade onde está a Praia do Rosa.

Mais especificamente entre junho e novembro, esse fenômeno espetacular acontece no litoral catarinense. São centenas de baleias da espécie franca que deixam as águas geladas da Patagônia e vêm dar à luz e amamentar seus filhotes na costa catarinense.

As baleias francas, quando visitam o litoral, ficam bem junto à praia, logo após a arrebentação. A região que vai de Içara até Florianópolis foi transformada numa grande área de proteção ambiental desses mamíferos. Assim é fácil avistá-las da praia. Como elas não ficam paradas, podem estar em qualquer local.

Uma das praias que as baleias preferem é a Praia do Rosa.

A Praia do Rosa, que pertence à Imbituba, é considerada uma das baías mais belas do país. Um destino perfeito para relaxar por longos dias para os paulistanos como eu ou para um curtir um belo final de semana para quem está no Sul.

Para ver as baleias francas a partir da terra, procure a parte mais alta da praia. No lado norte, há grandes montes de areia que facilitam quem quer ver atrás da arrebentação. Já no Rosa Sul, os restaurantes em cima de plataformas são excelentes lugares para ver as baleias e ainda dá para almoçar e tomar uma cerveja enquanto acompanha o movimento delas no mar. Para chegar à praia, trilhas te levam até a areia. Só há dois acessos para carros, o Rosa Norte e o Rosa Sul, ambos lotados no verão.

Praia do Rosa Lagoa do Meio

Lagoa do Meio, Praia do Rosa

Aproveite sua estada e conheça o centrinho da praia, que deve ser explorado a pé já que as ruas de terra são estreitas e não tem muito lugar para estacionar.

Continuando meu caminho, fui visitar a imperdível Garopaba, principalmente a Praia da Ferrugem. Para ir da Praia do Rosa para a Praia da Ferrugem são apenas 18 quilômetros, mas com radares e lombadas o percurso é feito em mais de 40 minutos. Eu fiz com o Honda Civic, uma boa playlist e fui sem pressa curtindo as músicas e o visual. Parei algumas vezes para curtir a paisagem e clicar lugares como a Praia do Luz e a Lagoa de Garopaba.

Garopaba, que já foi refúgio de hippies e surfistas, é uma das praias mais bonitas do Brasil. Além dos surfistas, a cidade agrada quem gosta de mergulho, de pesca, de windsurfe e, no inverno, quem quer ver as baleias.

Garopaba, Santa Catarina

Como eu fui no final do inverno, a calma e a tranquilidade das ruas estreitas foram marcantes. Sem muitos turistas, a antiga vila de pescadores me lembrou como as coisas eram muitos anos atrás.

Garopaba, Santa Catarina

Na linda praia da Ferrugem, a estratégia para ver os enormes mamíferos é subir nas pedras com cuidado para ficar mais alto e ver as baleias. Não se esqueça de levar binóculos ou lentes com bom zoom para registrar o momento.

Provavelmente você não fique vendo baleias todo tempo, então aproveite as dunas do Siriú para fazer sandboard.

Onde Ficar?

Neste trecho da viagem eu optei por me hospedar na Praia do Rosa, na Pousada Areias do Rosa.

A pousada Areias do Rosa é de um casal, ela brasileira e ele argentino. Os dois são super atenciosos e preocupados com o bem-estar dos hóspedes o tempo todo. Eles conhecem bem a região e conseguem ajudar com dicas do que você precisar.

A pousada acabou de ser reformada, está novinha e as suítes tem uma mini cozinha bastante funcional para quem quer fazer refeições rápidas para curtir a praia.

pousada areias do rosa

pousada areias do rosa

Outra coisa que me chamou atenção é que a pousada tem duas churrasqueiras na área comum. Os hóspedes podem agendar um horário e fazer um churrascão.

A pousada fica mais perto do centrinho e a parte sul da praia fica a cerca 900 metros. Mas dá para ir a pé com calma saindo da Pousada.

Onde Comer?

Para comer em grande estilo na Praia do Rosa, vá ao Bistrô Pedra da Vigia.

Os pratos são muito bem feitos, a influência francesa é evidente. O ambiente é super aconchegante e o atendimento atencioso e educado.  A adega de vinho também merece destaque, vale a pena.

Se quiser um outro estilo de jantar para comer sanduíches num ambiente totalmente informal com reggae ao vivo, vá ao Choree.

Se você procura uma balada eclética e com ótima música ao vivo no final de semana, vá dançar no Beleza Pura.

Como Chegar?

A principal estrada, a BR-101, está praticamente toda duplicada em Santa Catarina. Alguns trechos têm obras de manutenção, o que pode provocar congestionamentos. De Florianópolis para Praia do Rosa são aproximadamente 90 kms pela BR-101.

Partindo de Porto Alegre, pegue a BR-290, passe em Osório para ver e fotografar as turbinas do parque eólico e pegue a BR-101 por 286 kms. No total são 390 kms.

Esse post faz parte da road trip #Rota20anos que me levou de #DeHondaPeloBrasil.

Acompanhe!

Patrocínio Honda



Deixe seu Comentário

×Fechar