Rota da Cerveja: conheça 7 cervejarias de Ribeirão Preto em um dia

530
0

Talvez ao falar de cerveja, Ribeirão Preto seja o primeiro lugar em que você pensa. A cidade do noroeste paulista tem uma tradição como pólo cervejeiro nacional desde o começo do século passado. Mas é fato que ultimamente a cidade tem fortalecido ainda mais essa sua tradição cervejeira e muitos homebrewers têm produzido receitas em menores escalas.

E para quem se interessa pelo mundo da cerveja, no sábado (27 de maio) deve acontecer uma tour pelas 7 cervejarias de Ribeirão. Vans levarão o pública para as cervejarias durante todo o dia, das 9 às 20 horas. Os participantes podem descer onde quiser, ficar o tempo que quiserem e ainda ganham um chopp em cada cervejaria.  Além disso, cada um receberá um voucher e uma pulseira que dará acesso ao transporte.

Colorado

cervejas colorado

Fundada há 20 anos, a Cervejaria Colorado é a mais tradicional e conhecida da região. A água utilizada na linha de produção da Colorado vem do aquífero Guarany e quase todas as cervejas da casa foram premiadas em eventos reconhecidos como o European Beer Star e o South Beer Cup. A Colorado usualmente produz cinco tipos de cerveja, mas a mais vendida e apreciada é a Appia, cerveja do tipo Weiss feita com trigo maltado e mel de laranjeira.

Invicta

cerveja invicta

Você pode não reconhecer o nome, mas saiba que a Invicta, cervejaria fundada em 2011 pelo ex-mestre cervejeiro Rodrigo Silveira, produz cerca de 40 mil litros de cerveja por mês.

A  Imperial IPA deles, que leva o nome de Boss, é uma ótima pedida, já que foi eleita pelo Rate Beer (um dos sites de avaliação de cervejas mais conhecidos) como a melhor cerveja brasileira em 2014.

Lund

cerveja Lund

A Lund é a segunda cervejaria mais antiga de Ribeirão e foi fundada em 2009 pelo casal Yussif Ali Mere Junior e Dalva Ali Mere. Com cinco rótulos (Pilsen, Munich Dunkel, Hefe-Weizen, Witbier e Pale Ale), a Lund segue rigorosamente a Lei da Pureza Alemã de 1516, que prevê que os únicos ingredientes utilizados na produção de cervejas sejam somente malte, lúpulo e água. Este ano a Lund irá lançar uma cerveja diferente a cada estação do ano, sendo que a de outono é a Knock Knock, uma cerveja leve e escura da família Ale.

Pratinha

partinha capricórnio

Inaugurada no final de 2015, a cervejaria Pratinha surgiu após uma visita do empresário e proprietário à Dinamarca, onde se encantou com cervejas tão diferentes. Já de volta ao Brasil, José Virgílio Braghetto, graças à pressão dos amigos, começou a buscar um endereço para a Cervejaria Pratinha. Para isso, o empresário adotou uma gama de ferramentas e equipamentos na loja. Com nomes bem diferentes, a indicada pelo próprio criador da cervejaria é a Pratinha Capricó. Uma outra indicada é a Caramuru, uma Vienna Lager que conquistou o paladar de alguns beer sommeliers.

SP 330

cerveja SP 330

A mais nova da lista, a SP 330 vem com a  proposta de ser um tap room — bar anexo à linha de produção —, servindo chopes “on tap” em estilos 100% americanos. Com cardápio inspirado no Rock’n Roll, a cervejaria liderada pelo argentino Tio Limongi tem um enfoque no lúpulo, que é o ingrediente que dá amargor e aroma à bebida. A desejada é a Quiller Queen, uma receita exclusiva de American Black India Pale Ale.

Walfänge

Walfänger weizen cervejaSeguindo as receitas da Escola Alemã, a cervejaria Walfänger tem disponível 3 tipos de chopes artesanais e um menu que inclui pratos da culinária germânica, mesclados com comidas brasileiras. Paloma Del Papa, embaixadora da casa, indica a Walfänger Weizen, cerveja inspirada nas típicas receitas da Baviera, região sul da Alemanha.

Weird Barrel Brewing Co
cerveja weirdness barrel

Com nome gringo, selo brasileiro de qualidade, cervejeiros experientes e um Pub temático inspirado na decoração pirata, a Weird Barrel realmente é algo único. Sendo um dos poucos brewpubs do Brasil, bar que fabrica a própria cerveja e vende apenas no local onde é produzida, a melhor opção é pedir o Walke the plank, um sampler com 4 cervejas para você provar.

Onde Ficar em Ribeirão Preto

TRYP by Wyndham Ribeirão Preto – Avaliação no Booking – Fantástico

Hotel luxuoso no centro de Ribeirão Preto |  Piscina e terraço ao ar livre | Restaurante no local | Alguns quartos possuem uma área de estar, onde se pode relaxar | WiFi gratuito

Hotel JP – Avaliação no Booking –Fantástico

Hotel de alto padrão com área verde, nos arredores de Ribeirão Preto | Academia, sauna e piscinas (normal e aquecida) | Possui buffet de café da manhã | WiFi gratuito

Pousada Shangrila – Avaliação no Booking –Fantástico

Pousada tranquila para quem deseja relaxar | Possui um lindo jardim e piscina | Estacionamento gratuito no local | Wi-Fi gratuito

Comfort Inn & Suites Ribeirão Preto – Avaliação no Booking – Muito Bom

Hotel com localização central | Oferece piscina ao ar livre e um terraço | Quartos com vista para a cidade | Camas e berços gratuitos para crianças com menos de 7 anos

Ibis Styles Ribeirão Preto – Avaliação no Booking – Muito Bom

Hotel de padrão internacional | Quartos tamanho standard com banheiros privativos  |  Ideal para quem vai à viagens de negócios | Ótimo custo benefício

Para quem se interessou pela Rota da Cervja Hop On – Hop Off, o investimento para participar do roteiro é de R$ 20,00.  Não é preciso fazer inscrição, acesse esse link

Telefone: (16) 3941-3086



Deixe seu Comentário

×Fechar