quarta-feira, agosto 17, 2022
spot_img
HomeEuropa e DemaisSuiçaRoteiro de 1 dia em Genebra, veja o que fazer na cidade.

Roteiro de 1 dia em Genebra, veja o que fazer na cidade.

Vai passar por Genebra mas só tem 1 dia? Eu te ajudo com um super roteiro de 1 dia em Genebra. Se você tem mais dias, anote essas dicas e a gente completa seu roteiro nos próximos posts. Acompanhe!

A cidade tem uma bela arquitetura, alguns lugares bem instagramáveis hehehe, digo que são ótimos para fotos, além de muita história e o seu lago icônico. Se você está planejando uma viagem para a Suíça tente incluir pelo menos 1 dia em Genebra. A grande cidade do lado francês da Suíça.

Este post lhe dará uma boa ideia do que você não pode perder e de coisas para fazer nesse dia intenso em Genebra. Como comentei, mesmo que seja apenas por um dia, há muito para explorar. A cidade é pequena e fácil de conhecer. Então, continue lendo para ter uma visão geral de Genebra.

Roteiro de 1 dia em Genebra, o que fazer em Genebra
Roteiro de 1 dia em Genebra, o que fazer em Genebra – Imagem – Marcio Cimatti

Como chegar em Genebra? Roteiro de 1 dia em Genebra

Genebra é um dos principais hubs da Suíça (juntamente com Zurique). Geralmente você chega ou sai do país por uma delas. Então é bem provável que você esteja começando ou terminando sua viagem à Suíça em Genebra.

Aproveitando, se você ainda não tem passagem aérea, consulte algumas opções e valores aqui!

Seguros Promo

Há duas maneiras principais de chegar a Genebra – pelo aeroporto (GVA) ou de trem pela estação principal (Gare Cornavin).

Ambas as opções estão próximas do centro da cidade e exigem apenas um táxi rápido, Uber ou ônibus para chegar ao seu hotel. O aeroporto é surpreendentemente pequeno com apenas um terminal principal, que o torna simples e fácil para os viajantes.

O aeroporto tem uma peculiaridade. Você pode sair do lado francês ou do lado suíço. Escolha o lado suíço.

Se chegar pela Gare Cornavin, a estação de trem tem centenas de chegadas por dia de toda a Suíça e de países vizinhos. A estação é bem central e é possível e bem prático sair andando para conhecer a cidade.

Se preferir alugar um carro, não é difícil dirigir pela cidade. Há vários estacionamentos públicos espalhados e próximos aos principais pontos que você deve conhecer. Lembre-se de incluir alguns francos para esses estacionamentos. Se for alugar um carro aqui na Europa, consulte as tarifas e modelos aqui.

Conhecendo Genebra – Roteiro de 1 dia em Genebra

Depois de chegar à Genebra, você precisa descobrir como ir de um lugar para outro. Não se preocupe! Eu te ajudo e é fácil. Você pode fazer grande parte das minhas sugestões a pé. As atrações da cidade ficam em volta do lago e na maioria dos lugares as ruas são planas e muito agradáveis para caminhadas.

No entanto, também pode haver momentos em que você vai estar mais longe do seu hotel ou precisa chegar à estação de trem, por exemplo. Para essas situações, você pode confiar em ônibus, trams e até barcos para agilizar a travessia do lago.

De longe, a opção mais econômica para ir do ponto A ao ponto B será de ônibus ou tram/bonde. Eles são predominantes em toda a cidade e são rápidos (eles têm suas próprias faixas) e uma ótima frequência. Dificilmente você vai ficar mais de 10 minutos esperando.

Dá para acompanhar a programação usando o Google Maps ou no site da TPG (cia de transporte daqui). Você vai ter uma boa ideia de onde e quando os ônibus e trams funcionam. Há muitos tipos de bilhetes que você pode comprar para ônibus e bondes, mas para simplificar, você provavelmente comprará um desses bilhetes:

Um bilhete de 60 minutos válido em Genebra – 3,30 CHF
Um cartão de dia inteiro válido em Genebra – 10 CHF (só fazer a conta, se achar que vai usar mais de 3 vezes, já vai nesse).

Esses valores podem mudar um pouco, consulte nas máquinas. Ah, falando nas máquinas, segue mais uma dica!
Você pode comprar os bilhetes em máquinas localizadas em cada ponto (note que nem todas as paradas têm máquinas, mas no centro e perto das atrações todas tem). É possível pagar com cartões de crédito e francos suíços. Mantenha o ticket com você durante todo o tempo. Só irão te cobrar se houver uma fiscalização. Não é preciso validar o ticket, uma vez que ele já sai com data e a hora.

Se você tiver um Travel Pass, não se preocupe com a compra de bilhetes, pois todo o transporte está incluído no seu passe.

Se não curtir ônibus nem trams, então Uber funciona bem é provavelmente a sua próxima melhor opção – mais barato do que táxis. No entanto, eles podem demorar um pouco mais para te levar até o destino porque eles não tem faixas exclusivas como os táxis. Se você é de uma cidade grande no Brasil, nem esquenta. São poucos minutos de diferença, o trânsito daqui nem se compara com o nosso no Brasil.

Mais um aviso antes de seguir. Você deve fazer um seguro para viajar pela Europa. Faça sua cotação aqui! Não se arrisque, ele pode ser checado já na imigração!

Seguros Promo

Agora vamos às atrações do nosso roteiro de 1 dia em Genebra

Agora é hora de entrar nas atrações em si para saber o que fazer em Genebra. Eu mapeei uma visita auto-guiada para você poder fazer por conta própria.

Para mim esses são os pontos obrigatórios para se conhecer na cidade.

Vamos começar pela Cidade Velha ou Old Town. Coloquei no mapa o Hôtel Les Armures que fica no coração da cidade velha para começar e chegaremos até o outro lado do rio na área da Broken Chair, que é um belo monumento em frente à porta das Nações Unidas (ONU).

Claro que você pode fazer a rota da maneira que você escolher. A forma que eu pensei para seu dia ficar mais agradável e sem grandes mudanças de percurso foi seguir as atrações de um lado do lago e depois do outro. Assim você não perde tempo em seu único dia na cidade.

Vamos começar! Ah, para você mostrar tudo dessa viagem para os amigos vai precisar de um chip. Você pode sair com ele do Brasil, veja aqui! A vantagem é já sair do aeroporto de qualquer país conectado.

A outra opção é entrar numa loja da Swisscom ou da Salt aqui em Genebra e comprar um pré-pago válido por um mês. Deve sair entre 20 e 25 francos.

Viaje Conectado

1 – Caminhe pela Cidade Velha – Atração do Roteiro de 1 dia em Genebra


A Cidade Velha de Genebra é uma ótima maneira de começar o seu dia. Ande pelas ruas estreitas reparando nas lojas de relógios, galerias de arte, lojas, cafés, as pequenas praças e arquitetura. Será uma experiência bacana! Se ainda não tiver tomado café, escolha o seu favorito.

O interessante aqui é andar pelas ruas antigas e parar para conhecer a catedral. Como você só tem um dia na cidade, faça uma entrada rápida. Se tiver mais dias, veja nossos outros posts com roteiros mais longos.

Roteiro de 1 dia em Genebra o que fazer em Genebra 8
Old Town em Genebra

2 – A Catedral de São Pedro ou a Cathédrale Saint-Pierre – Roteiro de 1 dia em Genebra

A Catedral de São Pedro foi construída no século XII e faz parte da história da cidade.

Na sua próxima vez aqui em Genebra, não deixe de encarar os 157 degraus da torre norte da catedral. Você não só vai fazer um belo de um exercício, como será recompensado com uma vista incrível, panorâmica da cidade e do lago. Se tiver mais tempo, visite também o sítio arqueológico abaixo da Catedral e descubra curiosidades da Antiguidade.

Roteiro de 1 dia em Genebra o que fazer em Genebra 4
Catedral de São Pedro ou a Cathédrale Saint-Pierre – Imagem Marcio Cimatti

3 – O maior banco de madeira do mundo – Atração do Roteiro de 1 dia em Genebra

Continuando na Cidade Velha, vá conhecer o Treille Promenade. Um espaço com uma bela vista para cidade e para o Parque dos Bastiões. Este local é famoso por ter o banco de madeira mais longo do mundo, que se estende de um lado do calçadão para o outro.

O banco do Treille mede 120,21 metros e tem 61 pés, 212 pranchas e 79 encostos!
Foi construído primeiro todo em madeira e depois foram acrescentados os pés de concreto. Aproveite para fotografar a cidade do alto e reparar nos Alpes, ao redor de toda a região.

Roteiro de 1 dia em Genebra o que fazer em Genebra 9
Entrada para o Treille Promenade, imagem – Marcio Cimatti

4 – O centro de Genebra com ou Compras – Roteiro de 1 dia em Genebra

Uma vez que você terminar de percorrer a Cidade Velha, vá descendo em direção ao centro e antes de chegar na beira do lago, você vai passar por duas importantes avenidas. Aqui temos que conversar hehehehe.
Como eu não sei exatamente o seu perfil, aqui seu roteiro pode se dividir.

Se você gostar, quiser e puder fazer compras, vamos conversar um pouco. Descendo do cidade velha você pode passar na loja da Rolex e vai chegar na Rue de Rive, veja no mapa que eu já continuo!

Mas por que eu falei da Rue de Rive? Porque é nela que ficam as lojas que muitos brasileiros amam. Vamos lá! Tem a Apple, a H&M, a C&A, a Fnac, a Swatch, uma livraria incrível da Payot, Mango, a Victorinox, chocolaterias gourmet e a loja de departamentos mais chique e luxuosa que você já viu, chamada Globus. Sobre a Globus, tenho que fazer um post só dela para explicar.

Então, aqui temos que ter cuidado com o tempo do seu roteiro. Se decidir conhecer as lojas e fazer compras, teremos que rever o restante do roteiro porque vai usar muito tempo. Conhecer e passear pelas lojas pode ser mais interessante quando o tempo não estiver tão bom.

Esse problema de compras ainda não acabou já que em apenas mais um quarteirão fica a Rue de Rhône, onde a coisa fica séria. Nessa bela rua estão as lojas de luxo como a Gucci, a Dior, a Louis Vuitton, a Prada e outras. Bom, aí fica a seu critério. Se quiser usar seu tempo vendo as belas vitrines e fazendo compras, é só acelerar ao fazer o resto do roteiro. Vamos lá!

Ufa, chegamos a beira do lindo lago Lemman. No maior cruzamento para chegar ao lago, fica o belo relógio florido e o Jardim Inglês.

Roteiro de 1 dia em Genebra o que fazer em Genebra 12
Fachada da Cartier em Genebra

5 – Veja e fotografe o Relógio Florido e o Jardim Inglês

No Jardim Inglês acontecem eventos no ano inteiro, como a feira de natal, o festival de comida e muitos outros. Depende da época que você vier para a cidade, pode participar de um deles. Vá até o centro do jardim e veja enorme fonte de bronze que tem água potável e fresca o ano todo.

Roteiro de 1 dia em Genebra o que fazer em Genebra 11
Relógio florido no Jardim Inglês em Genebra

Atenção, dica prática! Água potável! Roteiro de 1 dia em Genebra

A cidade de Genebra tem dezenas de fontes de água potável nas ruas e praças. Compre uma garrafa ou traga a sua e não compre mais. Apenas vá enchendo em cada fonte que passar.

Roteiro de 1 dia em Genebra o que fazer em Genebra 15
Roteiro de 1 dia em Genebra, o que fazer em Genebra

6 – Jet d’Eau, o enorme jato d´água que é o cartão postal de Genebra

Ao passar pelo Jardim Inglês e chegar na beira do lago você vai ver de longe o enorme Jet d’Eau, jato d’água. Ande até perto dele e faça suas fotos por todos os ângulos.

O imponente jato de água tem 140 metros de altura e 500 litros de água passando por ele a cada segundo a uma velocidade de 200 km/h. Se você sentar na janela do avião ao chegar ou sair da cidade, é possível ver ele lá do alto. Desde 1891, ele passou a enfeitar o centro do cais de Genebra, e hoje é essa atração turística imperdível!

Roteiro de 1 dia em Genebra o que fazer em Genebra 14
Jet d’Eau, o enorme jato d´água que é o cartão postal de Genebra

Uma coisa muito legal a fazer é ir lá embaixo do Jet d’Eau. Ele fica em um pier e dá para vê-lo bem de perto. Essa dica fica bem melhor nos dias quentes de verão, especialmente se houver vento porque a chance de se molhar é grande. Cuidado com a câmera e com o celular para não molhar demais! As fotos de lá ficam ótimas. Marque a gente no Instagram para a gente ver @ajanelalaranja.

7- Ponte Mont Blanc ou Passeio de barco – Roteiro de 1 dia em Genebra

Agora vamos explorar o outro lado do lago, como falei no início. Depois do jato d’água você pode atravessar a ponte Mont Blanc, que é outro cartão postal da cidade. A ponte sempre tem bandeiras da Suíça e de Genebra ou de algum evento em toda sua extensão. Esse é outro lugar de onde as fotos do lago ficam ótimas. Você terá uma excelente vista do Jet d’Eau e do centro da cidade que você acabou de visitar.

Ao caminhar ao longo do lago, você encontrará “pontos” de onde saem passeios de barco. Tanto um barco de linha que os moradores usam de transporte quanto barcos de turismo que fazem tours maiores.

Se o horário de saída sincronizar com seu roteiro, você pode fazer um passeio de barco de 50 minutos pelo lago, custa 18 francos. Se der certo, é uma ótima maneira de ver o lago e a cidade de uma perspectiva diferente. Outra opção é chegar com o passeio comprado. Veja abaixo.

8 – A sede da ONU em Genebra – Roteiro de 1 dia em Genebra

Agora que estamos do outro lado do lago, temos que decidir uma coisa. Ou andar cerca de 3 quilômetros pela beira do lago que é uma delícia ou se o tempo estiver apertado pegar um ônibus ou um Uber até a sede das Nações Unidas em Genebra.

Chegando na Praça das Nações em frente ao portão da ONU, você pode decidir dar uma olhada e fazer imagens do lado de fora ou fazer um tour. Passeios privados são a única maneira de realmente ver o interior e só são realizados de segunda a sexta-feira, com reserva prévia. Eu mesmo ainda não fui. Devido à pandemia, o tour foi cancelado por muito tempo.

Roteiro de 1 dia em Genebra o que fazer em Genebra 2
United Nations, ONU

9 – Broken Chair – o monumento da Cadeira Quebrada – Roteiro de 1 dia em Genebra

Chegamos na última dica do nosso roteiro de 1 dia em Genebra. Você vai ver bem em frente ao portão da ONU a famosa cadeira quebrada. Significa o tratado de Ottawa. Sua mensagem é simples: lembre-se das vítimas de minas terrestres e incentive seu governo a banir as minas terrestres. Tem quase 12 metros de altura e também é um ótimo local para tirar uma foto da ONU com o monumento em frente.

A Cadeira Quebrada é trabalho do escultor Daniel Berset. Foi criada em 1997 para a ONG Handicap International. Feita de 5,5 toneladas de madeira, esta impressionante obra domina a Praça das Nações desde 1997.

Roteiro de 1 dia em Genebra o que fazer em Genebra 3
Broken Chair, Place de la nations

São 9 atrações que você pode conhecer em 1 dia, se organizar bem o seu tempo. A cidade oferece mais: parques lindos, praias de lago, jardim botânico, alguns museus, cursos de como fazer relógio, chocolaterias, fora o que dá para fazer de bate e volta usando Genebra como base.
Agora vamos falar um pouco de onde ficar para conhecer tudo isso.

Veja também, como abrir uma conta na Suíça!

Onde ficar em Genebra? – Roteiro de 1 dia em Genebra

Já deu para perceber que a referência para tudo na cidade é o lago, certo?
Então o primeiro passo é definir de que lado do lago você pretende ficar, ao lado da ONU, da estação de trem Cornavin e do aeroporto ou do outro lado, o lado da Old Town, da cidade velha e das avenidas com as lojas maravilhosas.

Uma outra dica é procurar um hotel onde você consiga ir andando até o lago, independente do lado. Dessa forma a localização não vai estar ruim. É interessante lembrar que os preços são proporcionais à localização, em frente ao lago com uma vista maravilhosa, bem caro e quanto mais longe vai ficando mais barato.

Quem frequenta o site sabe que temos uma parceria com o Booking.com e que gostamos pelo fato de muitos hotéis não exigirem cartão de crédito e disponibilizarem cancelamento grátis. Então vou colocar alguns dos hotéis que eu gosto e vocês podem reservar por esses links mesmo que são do booking.

Vou começar com 4 sugestões para quem pode pagar por um hotel 5 estrelas e aproveitar as melhores vistas do lago e da cidade. Se 5 estrelas não é seu negócio, é só rolar a página que temos sugestões para todos os bolsos.

Booking.com

THE RITZ-CARLTON HOTEL DE LA PAIX, GENEVA (5 Estrelas)

Situado em frente ao Lago de Genebra, o aclamado 5 estrelas The Ritz-Carlton exemplifica sofisticação e qualidade excepcional.

Um refúgio urbano elegante, este luxuoso hotel no Lago de Genebra oferece aos hóspedes vistas perfeitas do lago deslumbrante e montanhas fascinantes. Os quartos são contemporâneos, confortáveis e elegantes, com vista para o lago ou jardins. (opte pela vista do lago!).

Faça uma refeição no Vertig’O, restaurante com estrela Michelin do hotel do século 19, que será difícil de esquecer.

Outra dica para quem se hospeda ou mesmo visita o hotel, é tomar uma taça de vinho vintage no The Nobel Bar do hotel.

Ritz Genebra

HOTEL D’ANGLETERRE (5 STAR)

Fica fácil indicar o Hotel D’Anglaterre! Ele foi eleito como o Melhor Hotel de Viagem e Lazer na Suíça 2016 e Conde Nast Travelers No. 1 Hotel na Suíça 2015. É nítido que para os insiders da indústria hoteleira e viajantes de todo o mundo, o hotel é um dos melhores de Genebra.

Os quartos e suítes são incríveis, espaçosos, minuciosamente decorados com móveis antigos e equipados com tecnologia moderna. Mais uma vez, garanta uma acomodação com vista para o Lago Leman.

Todos os hóspedes são tratados como realeza no elegante Hotel d’Angleterre. Imagine chocolates caseiros, uma recepção de champanhe, serviço de limpeza duas vezes por dia, camas macias, tratamentos de spa e serviço de limusine.

Este romântico hotel em Genebra oferece momentos incríveis e a chance de se apaixonar novamente enquanto contempla a vista do lago e do Jet d’Eau. Comemore a união jantando no Restaurante Windows.

Este hotel em Genebra está convenientemente localizado a uma curta caminhada da Rue de Rhône, que eu comentei acima.

Hotel danglaterre

HOTEL PRESIDENT WILSON – A LUXURY COLLECTION HOTEL, GENEVA

Único, distinto e especial. Todos esses adjetivos descrevem perfeitamente o Presidente Wilson de 5 estrelas.

O exterior brilhante e contemporâneo do hotel chama atenção de quem caminha na beira do lago. Sua decoração é elegante, moderna e continua a diferenciar o hotel de luxo dos outros hotéis de 5 estrelas de Genebra.

Este hotel cativa os hóspedes pela decoração artística, comodidades de luxo, opções de refeições premiadas, bares elegantes, um spa elegante, instalações de última geração e a vista deslumbrante do Lago de Genebra e dos Alpes.

Situado nas margens do Lago Leman, os quartos e suítes de luxo do hotel oferecem vistas impressionantes do lago e das montanhas.

Hotel President Wilson

Deixe-se levar pelo luxo no La Mer Spa; desintoxice-se na sauna a vapor; exercite-se na academia 24 horas e deleite-se com as vistas maravilhosas do Lago e das montanhas de dentro da piscina ao ar livre durante todo o ano.

Não deixe de experimentar a cozinha contemporânea com uma vista incrível no Bayview, com estrela Michelin, de Michael Roth, seguido por um coquetel no Glow Bar, que fica de frente para o lago. Tente sair do hotel por um momento e um barco gratuito o levará ao centro histórico de Genebra, onde lojas, restaurantes e atrações aguardam por você.

Ok, chega de 5 estrelas, acho que comentei sobre os melhores.

Vamos aos hotéis bons e mais baratos!

Ibis Styles Genève Carouge, barato com estilo.

Esta estadia exclusiva com temática de quadrinhos prova que os hotéis econômicos não precisam ser chatos. Tenha uma boa noite de sono em quartos projetados por artistas locais. O charme se estende além das paredes, com desenhos animados, uma biblioteca de quadrinhos e uma política amigável para gatos, caso você esteja de férias com seu felino favorito. Gatos e histórias em quadrinhos combinados com café da manhã e wifi gratuitos fazem deste hotel econômico o coração hipster de Carouge.

Falando em Carouge, essa pequena cidade colada a Genebra é um pedacinho da Itália. Muitos moradores apresentariam Carouge para você como uma “pequena Itália”. É uma daquelas áreas que imediatamente se destacam, absolutamente incomparável ao resto da cidade. Na verdade, a arquitetura única de Carouge é uma expressão de sua herança sarda, um padrão de magníficas ruas históricas com cafés quentes e aconchegantes, bistrôs e lojas de antiguidades. Fique tranquilo que não fica longe do lago. Com um ônibus ou tram você chega em todos os pontos turisticos. Eu mesmo faço de bicicleta e a pé.

Ibis

MEININGER Hotel Genève Centre Charmilles

Para mim o melhor custo benefício dos “baratos”. Além de estar localizado em Genebra, a 2,2 km da Catedral de St. Pierre, o MEININGER Hotel Genève Centre Charmilles tem ponto de ônibus e tram na porta. Para sair andando do hotel a região não é linda, mas pelo valor pode valer a pena. O hotel tem estacionamento e uma cozinha partilhada que pode fazer toda a diferença. O Wi-Fi gratuito em toda a propriedade também é importante. Atenção! O hotel dispõe de quartos familiares.

Hotel Meininger

Geneva Hostel – Opção Mochileiros

O favorito dos mochileiros é o Geneva Hostel, localizado no coração do bairro de Paquis e a uma curta distância a pé do Lago de Genebra.

Além disso, se você estiver viajando em grupo, pode reduzir um pouco os preços com as tarifas dos quartos ficando em quartos juntos.

Lavanderia, internet e o que mais mocheleiros precisam, tem no hostel.

Há também um restaurante razoavelmente acessível no local. Em suma, Geneva Hostel é para quem procura reduzir os seus gastos com hospedagem.

Geneva Hostel

Melhor época para conhecer Genebra – Roteiro de 1 dia em Genebra

Se você não for aproveitar a viagem para conhecer as montanhas com neve, esquiar ou curtir o frio, coisas que atraem milhares de turistas à Suíça, é melhor vir entre abril e outubro. Nessa época fica mais agradável de caminhar da forma que estou propondo.
Mas o frio tem seus encantos, a neve, o chocolate quente, o fondue, as estações de esqui….

Roteiro de 1 dia em Genebra o que fazer em Genebra 10
Old Town em Genebra

Um aviso! Divulgação de afiliados.
Este post pode conter links afiliados, o que significa que eu posso receber uma comissão se você fizer uma compra através dos links fornecidos, sem custo adicional para você.
Obrigado por apoiar nosso trabalho!

Gostou das nossas dicas de Roteiro de 1 dia em Genebra?

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares