Os 5 melhores roteiros gastronômicos do mundo

252
0

Os 5 melhores roteiros gastronômicos do mundo. Uma parte importante de viajar o mundo é justamente conhecer outros povos e culturas, o que inclui a gastronomia e culinária específica de cada local. Afinal, quem não gosta de comer? Fazer isto enquanto viaja e descobre novos sabores então…

Existem destinos especiais para quem realmente gosta de experimentar coisas novas que vão desde restaurantes chiquérrimos detentores de estrelas Michelin a pequenos lugares com comidas tradicionais e caseiras. Separamos neste artigo alguns dos melhores roteiros gastronômicos para se conhecer pelo mundo, confira!

roteiros gastronômicos

Antes de fazer as malas para seus roteiros gastronômicos…

É necessário conhecer seus gostos e limitações ao montar o próprio roteiro. Por exemplo se você é vegetariano, vegano, intolerante ou alérgico a algo, é importante levar isto em consideração ao escolher os lugares que quer visitar. No entanto, algumas dicas gerais ao embarcar nesta aventura culinária incluem:

  • Procure experimentar uma variedade de pratos locais: dos mais tradicionais aos mais exóticos;
  • Leia as avaliações e comentários dos restaurantes escolhidos, assim você conhecerá um pouco mais sobre o cardápio dos lugares;
  • Não foque apenas em restaurantes e bares, procure visitar também mercados e feiras livres;
  • Pesquise sobre seu destino e a gastronomia local para evitar surpresas ao chegar.

Com base nisso, vamos às dicas de roteiros culinários pelo mundo que separamos para você.

roteiros gastronômicos

 

Roteiros gastronômicos – Itália

A terra da pizza, das massas, do azeite e do vinho não podia deixar de ser nossa primeira escolha de recomendação. Em qualquer lugar que se vá na Itália o paladar nunca se decepciona. Em Roma você encontra uma quantidade imensa de restaurantes e cafés charmosos e bem avaliados, dos quais alguns possuem estrelas Michelin que não podem ficar de fora de nenhum roteiro. Agora, se você estiver passando pela região da Toscana é impossível ficar de fora do roteiro do vinho Chianti e degustar desta maravilhosa variedade.

Dentre os pratos mais populares na Itália estão:

  • Os gelatos, sobremesas que são as queridinhas de Roma;

gelato Italy roteiros gastronômicos

 

  • O pesto alla genovese, natural da cidade de Gênova, é um dos pratos que mais se destacam na região;

roteiros gastronômicos

Além desses, os pratos que são mundialmente famosos, mas ganham um toque único quando saboreados em seu local de origem são o tiramisú, a polenta e o carpaccio. Os três restaurantes mais famosos da Itália são:

  • Osteria Francescana: considerado o melhor restaurante do mundo pela revista Restaurant, ele se localiza na cidade de Modena, região da Emília-Romanha, e seu cardápio é assinado pelo chef Massimo Bottura.

Osteria di Bottura

  • Ristorante Aroma Bistrot: localizado em Roma, além de ser um agrado para o paladar ele também é um presente aos olhos, pois se encontra em uma posição privilegiada com uma bela vista para o Coliseu.

Ristorante Aroma Bistrot

 

  • La Pergola: também em Roma, este restaurante é conhecido por sua enorme carta de vinhos, que inclui mais de 60 mil garrafas em sua adega. O seu menu oferece tanto degustações quanto opções à la carte.

La Pergola roteiros grastronomicos

 

Roteiros gastronômicos – França

Ainda na Europa, outro destino gastronômico conhecido no mundo inteiro é a França. Afinal de contas você com certeza já ouviu falar ou até mesmo já experimentou pratos como fondue, petit gateaus ou croissants. E, apesar de parecer um destino caro, o país oferece uma variedade de restaurantes que cabem em todos os bolsos sem perder a qualidade dos pratos. Alguns dos pratos mais recomendados quando se está na França são as madeleines, o ratatouille e a cassoulet, e você pode experimentar eles e muitos outros em restaurantes como:

Os 5 melhores roteiros gastronômicos do mundo

 

  • Mirazur: localizado na região de Côte D’Azur, este restaurante foi escolhido como o terceiro melhor do mundo pela revista Restaurant em sua última lista de 50 melhores lugares no mundo para comer;
  • Pottoka: um ambiente simples com uma comida espetacular que encanta a todos pelo sabor e pelo preço. Ele se encontra em Paris e, como a demanda é alta, é necessário fazer reserva;

Os 5 melhores roteiros gastronômicos do mundo

 

  • Lênotre: uma confeitaria para que você possa experimentar as melhores sobremesas francesas, como macaroons, acompanhados de um bom café.

Roteiros gastronômicos – Argentina

Os vizinhos de continente não podem ficar de fora quando falamos de gastronomia. A Argentina é uma opção próxima e de excelente qualidade que agrada até os gostos mais peculiares. O país é famoso por seus cortes de carne e churrascos, tanto que um dos pratos nacionais mais famosos é a parrillada, variedade de carnes assadas no carvão. É claro que a Argentina tem muito mais a oferecer ao nosso paladar do que as maravilhosas carnes, alguns exemplos são as empanadas, “las picadas”, e os choripans.

Para experimentar cada um destes pratos e muitos outros seguem algumas recomendações de restaurantes em solo argentino:

  • Salgado Alimentos: localizado na capital Buenos Aires, este restaurante é especializado em massas artesanais e oferece um ambiente tradicional que apenas agrega à experiência. Ele abre de segunda a sábado;

Salgado Alimentos Argentina

 

  • El Baqueano: também localizado em Buenos Aires, o ambiente é sofisticado e considerado um dos melhores restaurantes da América Latina. Ele oferece a opção de menu fixo ou degustação e possui ótimas avaliações de clientes anteriores;

  • Elena: restaurante especializado em carnes, porém os vegetarianos não são excluídos das opções no cardápio. O local possui uma bela decoração e preços que cabem em qualquer bolso.

Roteiros gastronômicos – Perú

Um dos queridinhos dos fãs de gastronomia pelo mundo, o Peru é um prato cheio para qualquer paladar. A preferência é justificada, pois a culinária do país é uma das melhores não só da América Latina, como do mundo inteiro.

Em 2017 a capital Lima foi, inclusive, escolhida como a capital do Turismo Gastronômico pela premiação World Travel Awards, considerada o Oscar do turismo.

Os pratos principais e mais conhecidos incluem o ceviche, o lomo saltado, o aji de galinha, a papa a la huancaina e a causa rellena. Onde encontrar tais iguarias:

Os 5 melhores roteiros gastronômicos do mundo
  • Astrid Gastón: considerado o melhor restaurante da América Latina por seus visitantes, o local é tão famoso que o recomendado é fazer sua reserva antecipadamente. O cardápio é variado, com opção completa ou degustação, e o ambiente conta com uma bela decoração que encanta os olhos;

Os 5 melhores roteiros gastronômicos do mundo

  • La Rosa Nautica: localizado em uma falésia no meio do mar de Lima, o restaurante é um dos mais conhecidos e admirados do país. A recomendação de drink é o pisco sour peruano e os demais agradam o gosto de todos, por serem altamente variados;

La Rosa Náutica

  • Central: seu cardápio inclui uma culinária clássica do país e a decoração do ambiente é acolhedora e suas especialidades são os frutos do mar.

La Central

Roteiros gastronômicos – Portugal

Conhecido pelo vinho do Porto e por seus pastéis de Belém, Portugal é muito mais que isto para fãs da gastronomia local. Além destes ícones da culinária portuguesa, quando no país você pode aproveitar para experimentar a bacalhoada tradicional e diversos outros pratos feitos com sardinha. Os lugares mais famosos do país para aproveitar todos estes sabores são:

  • DOC: considerado o melhor restaurante do país e um dos 25 melhores do mundo, o DOC conta com um dos melhores cardápios de pratos típicos portugueses. Além disso, a decoração do lugar é acolhedora e o deck de madeira em estilo moderno encanta os visitantes;

Os 5 melhores roteiros gastronômicos do mundo

  • Oxalá: as recomendações de pedido neste restaurante são a feijoada de mariscos e a maionese de camarão. Além destes, o cardápio também oferece uma grande variedade de pratos tradicionais que valem a pena de experimentar. O restaurante está localizado na cidade de Ovar e o atendimento é especializado com salas privativas e decoração vintage.

oxala portugal

  • As Salgadeiras: referência em frutos do mar e possuidor de uma ótima carta de vinhos, este restaurante em Lisboa é uma excelente opção para incluir no seu roteiro. 

As Salgadeiras

Roteiros gastronômicos para quem procura aventuras mais ousadas

Para aqueles que gostam de arriscar quando se trata de paladar, listamos alguns dos pratos mais exóticos do mundo e onde se encontram, confira:

  • Escorpião frito – Cingapura: quando o animal é cozido e frito, o veneno de seu espinho é neutralizado e ele vira uma iguaria admirada pela maioria dos povos asiáticos;
  • Farofa de formiga – Brasil: iguaria nacional que pode ser consumida em locais do interior do Sudeste brasileiro;
  • Omelete de larva do bicho da seda – Tailândia ou China: as larvas são fritas e mexidas junto com os ovos dando origem a um prato único;
  • Caranguejeira ou tarântula frita – sul da África ou Austrália: embora possuam uma aparência intragável, é possível transformar estas aranhas em uma iguaria culinária, pois elas não são venenosas.

Gostou? Assine para receber nossas atualizações!!!



Deixe seu Comentário

×Fechar