Melhores roteiros zen no Brasil e no mundo para renovar as energias

38
0

Selecionamos os melhores roteiros zen no Brasil e no mundo para renovar as energias. A rotina diária pode ser esgotante e drenar toda nossa energia, nos deixando cansados e desmotivados.

Muitas pessoas encontram na atividade de viajar um meio de reverter esta situação, uma forma de reconexão com o mundo e período de autoconhecimento.

Pode ser desde uma viagem curta a uma cidade próxima, ou algo maior como uma experiência internacional, qualquer mudança na rotina ajuda. Existem, no entanto, algumas opções de roteiros zen, específicos para quem busca atingir uma vibe de relaxamento e encontrar a paz interior.

roteiros zen

Os destinos vão desde hotéis e pousadas especializados em dias e retiros de cura, a lugares mundialmente conhecidos como símbolos de fé e espiritualidade. Estes primeiros estão localizados em todo o Brasil e oferecem as mais variadas atividades de relaxamento e autoconhecimento: prática de yoga, cursos, meditação, terapias holísticas e muitas outras.

Alguns têm até uma dedicação especial na parte culinária, oferecendo um cardápio natural que tem como objetivo restaurar o equilíbrio do organismo como um todo. 

Além destes roteiros, alguns destinos famosos no mundo todo, embora não pareçam, são também ótimas opções. Há quem pense que a grande quantidade de pessoas concentradas nesses locais pode atrapalhar os planos de relaxar, porém, o mergulho cultural e histórico que tais experiência nos proporcionam são suficientes para abafar todo o resto.

Roteiros zen no Brasil

Começando com os melhores destinos nacionais, separamos aqui neste post alguns dos melhores roteiros zen no Brasil para entrar em contato com sua espiritualidade, porém, antes de viajar, algumas dicas de preparação incluem:

  • Ler todos os detalhes sobre o local de escolha, alguns hotéis e pousadas possuem regras específicas para os hóspedes;
  • Não tenha pressa, reserve uma quantidade significativa de dias para se dedicar à experiência;
  • Verifique o que será servido nas refeições, embora a maioria dos locais sirva comida vegetariana e orgânica.

Tendo levado isto em consideração, confira os principais roteiros no Brasil:

Fazenda Lila

Para aqueles que precisam do contato com a natureza para encontrarem seu bem-estar, uma ótima recomendação é a Fazenda Lila. Ela está localizada nas montanhas de São Bento da Sapucaí, em São Paulo, e realiza retiros com grupos de 8 pessoas.

As atividades lá oferecidas incluem massagens, terapias e acesso a bosques, jardins e cachoeiras para passeios. O local conta também com um deque de pedra para fogueiras, eco piscina de água natural e um salão com vista para a Pedra do Baú.

A fazenda também abre datas para retiros específicos e o valor varia conforme o tempo de estadia. Vale a pena dar uma olhadinha!

Hotel Ponto de Luz

Com o objetivo de ser um “centro de realização do ser”, o hotel Ponto de Luz é a escolha perfeita para quem precisa se encontrar. As vivências junto à natureza promovidas pelo lugar fazem com que você se desligue completamente da sua rotina e entre em estado de relaxamento profundo.

O hotel fica na Serra da Mantiqueira, também em São Paulo, e oferece quartos individuais ou compartilhados, bem como chalés com vista para a mata.

A programação é bem intensa e inclui iniciação ao reiki, i ching, terapia aquática, dança circular e muito mais.

roteiros zen

Krishna Shaktí Ashram

Ainda em São Paulo, uma outra opção de hotel que programa retiros e atividades espirituais é o Krishna Shaktí Ashram. Ele está localizando em Campos do Jordão e conta com as mais belas vistas da natureza local, além de pequenos templos hindu compreendidos na propriedade. Os chalés abrigam de uma a quatro pessoas e as diárias variam conforme o tempo de estadia.

Dentre o rol de atividades oferecidas no Ashram estão yoga, meditação, leitura, massagens, caminhadas e cerimônias com mantras indianos. Alinhado a isso tudo, as três refeições servidas por dia no local fazem parte da dieta lacto-vegetariana. 

Pousada Vrindávana

Uma pousada que também possui a temática indiana e pode ser uma ótima opção de roteiros zen é a Pousada Vrindávana. Ela se encontra no topo da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, e oferece as mais variadas terapias holísticas bem como um ecoturismo. A dieta do local é lacto-vegetariana e os hóspedes ficam acomodados em chalés em meio à natureza.

No local, os visitantes podem assistir a palestras e workshops, que são realizados em um templo hindu, onde também ocorrem cerimônias especiais. Dentre as atividades oferecidas estão trilhas em cachoeiras, massagens, banhos relaxantes e shiatsu.  O foco principal, no entanto, é o spa holístico, com salas de quiropraxia e medicina ayurvédica. 

 

Retiros espirituais no exterior

Para quem quiser se aventurar um pouco mais e viajar internacionalmente para entrar em contato com sua espiritualidade, existem localidades ao redor do globo conhecidos por seus espaços de bem-estar. A Ásia é campeã neste quesito, porém, também existem boas opções em algumas regiões dos Estados Unidos, Portugal e Caribe mexicano. Confira onde procurar roteiros zen e retiros e atividades espirituais em cada um desses locais:

roteiros zen

Na Índia

Não é surpresa para ninguém constatar que a Índia é referência em meditação e yoga no mundo inteiro, por isso, quem busca estes conhecimentos pode se aventurar em uma viagem até o país. Um dos roteiros mais famosos se encontra ao sul, nas montanhas Velliangiri: o Isha Yoga. Este retiro conta com jardins, templos e espaços de meditação gigantescos e é conhecido por auxiliar inclusive tratamentos de doenças como a diabetes. 

Ainda no sul do país, outro retiro a se considerar é o Ashiyana. Instalado entre coqueirais, um rio e o mar, o local oferece caminhadas, meditações guiadas e prática de yoga. 

 

 

Na Tailândia

Mundialmente conhecida como a maior nação budista, a Tailândia é muito mais zen do que a correria da capital Bangkok deixa transparecer. São quarteirões inteiros e templos suntuosos que compõem a gama de opções para quem busca retiros de espiritualidade. Existem até transportes públicos com lugares reservados aos frequentadores destes locais, além de que a população é gentil e receptiva.

 

 

Os principais e mais populares retiros são:

  • Wat Suan Mokkh: localizado perto de Surat Thani, na costa do Golfo da Tailândia, ele é o mais famoso do país. Sua programação é bastante intensa, com meditações, yoga e cânticos sendo realizados desde às 4h da manhã;
  • Wat Suan Dok: localizado em Chiang Mai, é uma opção melhor para iniciantes do que o Wat Suan Mokkh, que exige silêncio. Apesar disso, ele é igualmente benéfico;
  • Island Yoga: de frente para o mar e localizado em Koh Yao, o retiro Island Yoga oferece chalés cômodos aos visitantes em meio à vegetação litorânea. O local é recluso e a programação inclui tai chi chuan, yoga, workshops, exibição de filmes e jantares temáticos.

Em Portugal

O interesse por roteiros zen e retiros espirituais em Portugal está aumentando principalmente na região sul, na costa do Algarve. Os programas são bastante variados, com práticas de surfe incluso em alguns, e os locais se encontram em sua maioria em belas quintas, onde funcionam as fazendas. Alguns retiros lá incluem o Vida Pura, que é baseado em princípios biodinâmicos e oferece palestras e workshops de saúde, e Tipi Valley, que é um espaço de surfe e espiritualidade completamente sustentável. 

roteiro zen

Nos Estados Unidos

Os principais roteiros zen e retiros espirituais dos Estados Unidos estão localizados na Califórnia, sendo que alguns deles recebem personalidades como o Deepak Chopra para palestras e workshops. O Esalen, localizado sobre os penhascos de frente para o mar Big Sur oferece acomodações para agradar a todos: você pode dormir tanto em cabanas e sacos de dormir quanto em cabanas confortáveis com varanda. Outra opção no estado é o Spirit Rock, localizado a uma hora de São Francisco. Ele conta com programas específicos conforme sua faixa etária que incluem os mais variados estilos de retiro de yoga e meditação. 

roteiros zen

No Caribe

As ilhas da costa mexicana aproveitam o máximo da beleza do local para oferecer retiros espirituais sossegados e banhados pelo belo e azul mar do Caribe. A 130 km de Cancún você pode encontrar o retiro Tulum, um vilarejo rústico onde se pode andar descalço, de bicicleta e meditar com as outras pessoas no fim da tarde. Outras opções incluem o Amansala, resort sustentável localizado na beira da praia, e o Maya Tulum, também localizado próximo ao mar. 

Viajar para relaxar

Agora que você já conhece alguns dos principais roteiros zen no Brasil e no mundo, é só se programar. Para relaxar e investir em autoconhecimento, essas são algumas das melhores opções. Você pode deixar de lado o peso e as ansiedades do dia a dia e fazer uma viagem que realmente lhe deixe mais leve. Partiu para uma aventura de calma, tranquilidade e espiritualidade?

 



Deixe seu Comentário

×Fechar