Salão do Turismo – 2009

Atualizado em 06/10/2010

Não preciso nem contar que os gaúchos estavam presentes.

Painel de um dos estádios para a nossa copa e frutas típicas.
Palha dourada de Tocantins
Estande de Tocantins
Artesanato Bahiano
Artesanato do Rio Grande do Norte
Estandes de artesanatos de cada estado
Estandes dos estados de Amazonas e Roraima
Painel com peixes pendurados de Bonito
Artesanato
Estande com artesanatos de diversas comunidades de São Paulo
Painel da copa de 2014
Passei no Anhembi, em Sampa, para ver o que o 4.º Salão do Turismo tinha de bom.

Não entrei em nenhuma palestra, dei uma rodada geral e passei no estande de cada estado e dei uma olhada nos roteiros turisticos de cada um. Acabei descobrindo coisas interessantes e que futuramente estarão no ajanelalaranja.com. O Salão estava muito bem organizado e com muitos visitantes.

Todos os Estados estavam representados, com materiais das principais regiões e atrações turísticas. Para alguns destinos, como a Bahia, era possível já fechar o seu pacote, com preços melhores. Também estavam lá as companhias áreas, como Tam e Gol, com descontos de até 20% para quem comprasse a passagem na feira.

Cheguei cedo e vi artistas se preparando para se apresentar nos 6 palcos espalhados pelo salão. Experiementei também um café orgânico feito em Minas bem saboroso. Outra coisa legal foi passar no espaço Saber Fazer com Vivência e ver artesãos ensinando a forma que trabalham.

Conheci também a parte de artesanato a venda nos diferentes espaços reservados para cada estado. Vejam mais alguns destaques nas imagens desse post.



8 comments

  1. Diogo Pretto 6 julho, 2009 at 17:43 Responder

    Todo mundo falou que foi um sucesso esta edição. Não deu pra eu ir nessa, mas, com certeza, na de 2010 estarei lá! Abraço

  2. Marta Barbosa 9 julho, 2009 at 14:43 Responder

    Vale salientar o que esta acontecendo no Ceara e foi presença marcante na feira:

    A união dos empreendedores de Canoa Quebrada (CE) está mudando uma das regiões mais bonitas do litoral cearense. A 130 quilômetros de Fortaleza, a praia ficou conhecida na década de 70 como a cidade dos hippies e alternativos. Naquela época, Canoa representava um atrativo exótico e pouco conhecido. Estradas de terra afastavam os menos aventureiros. Aos poucos, a região foi ficando mais conhecida tanto no Brasil como no exterior, atraindo investidores nacionais e estrangeiros. Os antigos pescadores e rendeiras continuam lá, mas mudaram seus hábitos de vida para se adaptar à nova realidade econômica da região, voltada para as atividades turísticas. Hoje a infra-estrutura é bem diversificada, com bares e restaurantes de diferentes cozinhas, hotéis, pousadas e os mais diferentes passeios. Os turistas também mudaram. Agora procuram charme, conforto e alguma sofisticação, com tempero brasileiro. Em 2003, foi criada a Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada, que hoje trabalha ativamente em toda a região, reunindo 80 estabelecimentos. Junto com a prefeitura de Aracati, cidade que fica a 12 quilômetros de Canoa Quebrada, a associação quer criar novas oportunidades de desenvolvimento para o município. Um dos resultados obtidos pela parceria foi a criação de boxes para os ambulantes na Brodway, a principal rua da cidade. "Os ambulantes estavam atrapalhando o comércio e colocando em risco a vida dos turistas. Com os boxes personalizados, eles passaram a ter um ambiente mais propício para o trabalho", diz José Ruy Barboza, diretor da associação. Segundo ele, o Sebrae no Ceará tem feito um trabalho de capacitação dos empresários bastante significativo. Um projeto de lei que está na Câmara da cidade irá criar a Secretaria de Turismo, com um fundo municipal e orçamento próprio. "Com isso, podemos investir ainda mais no turismo e estimular os empresários a investir", diz a secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Aracati, Iane Moreira Lima. Aracati aguarda agora a construção de um aeroporto internacional, que deverá ser concluído até o fim deste ano. A expectativa é atrair ainda mais turistas do Sul e Sudeste do país, já que haverá vôos diretos de São Paulo. Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negocios

  3. Marcio Nel Cimatti 9 julho, 2009 at 18:10 Responder

    Diogo,

    Pude comprovar o sucesso da edição. Em 2010 quero participar dos foruns e poder contribuir ainda mais!

    Abs!

    Marcio

  4. Marcio Nel Cimatti 9 julho, 2009 at 18:17 Responder

    Adriana,

    O capim dourado é lindo mesmo na forma natural. Quando os artistas decidem caprichar com essa matéria prima ficamos espantados com tanta beleza!!

    Bjo!

  5. Marcio Nel Cimatti 9 julho, 2009 at 18:17 Responder

    Marta,

    Espero voltar em breve ao Ceará para comprovar o que está contando de Canoa!

    Obrigado pela contribuição!

    Bjo!

    Marcio

  6. CasalMALY 9 julho, 2009 at 22:51 Responder

    Olá Márcio!!!

    Puxa vida, não acredito que vc estava em Sampa, no Salão do Turismo e não tivemos a chance de nos conhecermos pessoalmente!! 🙁

    Pra variar, adorei suas fotos 🙂

    abs
    Lyanne e Marcelo

  7. Marcio Nel Cimatti 9 julho, 2009 at 23:07 Responder

    Oi Lyanne e Marcelo,

    Estou por aqui e devo ficar por um bom tempo.

    Vamos acabar nos encontrando por aí!

    Abs!!

Deixe seu Comentário

×Fechar