San Sebastian – O paraíso dos Pintxos

98
15

Atualizado em 02/02/2014

Depois de ler no Viaje na Viagem sobre San Sebastian fui correndo conhecê-la. Me encantei com a baixa gastronomia da parte velha da cidade. Pensei qual seria o melhor jeito de contar essa experiência aqui no blog.

Navegando pelo blog dos amigos encontrei a solução. Já passei tanta, mas tanta vontande no blog dos Destemperados , do Diogo e do Diego, que resolvi dar o troco e escrever um e-mail contando sobre San Sebastian. Foi o que eu fiz e a dupla publicou o e-mail no blog.

Abaixo o post que foi publicado no blog deles.

O fotografo Marcio Nel Cimatti fez um tour por San Sebastián (a cidadezinha que só não tem mais estrelas atribuídas pelo Guia Michelin do que Paris) e vai nos contar aí o que achou, e quais as sugestões dele. Manda ver, meu fotógrafo!

Visitei recentemente San Sebastián, uma cidade no norte da Espanha, quase na fronteira com a França. Fiquei impressionado! Um lugar tão pequeno do País Basco, conhecida mundialmente tanto pela gastronomia, quanto pelas praias lindas – e que, ainda por cima, é vizinha de Biarritz.

Trata-se do paraíso das porções/petiscos. Vou explicar melhor e começar a detalhar minha indicação para vocês. Sugiro andar muito por “La Parte Vieja” e entrar em cada um daqueles barzinhos. Principalmente os que tiverem aquela abundância de pratos no balcão. Isso porque é justamente essa a galinha dos ovos de ouro! Lá são encontradas as tapas mais gostosas das Espanha (e que os locais chamam de Pintxos).

A variedade é absurda. Passa por frutos do mar, espetinhos de camarão, chegando nos bolinhos de caranguejo. Outra coisa que é muito comum lá também: as incalculáveis variedades de Jamón. São de deixar qualquer um alucinado. Ah, vale lembrar que um sanduba com o famoso Pata Negra sai por 4 euros.Bom, ainda tem tortas de batatas, azeitonas, queijos e de (prepare-se) cérebro de carneiro. Os preços variam de 1 a 3 euros por unidade e você vai pegando no balcão e no fim diz o que e quanto(s) pegou, paga, e tá tudo certo.

E bacana é que é de pé, facilitando o “de bar em bar”. O negócio é tão sério que tem até guia com rotas para degustação desses Pintxos.

O ideal (se é que existe um momento ideal pra isso) é fazer um passeio-happy hour, pra aproveitar o clima do entardecer litorâneo.

Dessa vez, minha tarefa foi das mais agradáveis: fazer as imagens da cidade e dos bares com esse monte de coisas boas. Certamente um dos trabalhos mais apetitosos que já fiz!



15 comments

  1. Susana Jas 30 junho, 2007 at 07:04 Responder

    Marcio !

    E’ pecado aticar (com cedilha) a fome dos outros.. . hehehehehe
    Fotos lindas, num colorido que da’ vida. Parece que e’ so’ fincar o garfo e comer !
    Boas andancas por esse continente , amigo fotografo !

    Abraco,

    Susana

  2. DaniG. 30 junho, 2007 at 08:54 Responder

    Menino desse jeito eu vou sair rolando (rs). Dica anotada, pra uma possivel viagem proxima. Fim de julho eu volto à ativa nas viagens !

    Meu marido trouxe Pata Negra da Espanha outro dia !

    Bjoooo

  3. DaniG. 30 junho, 2007 at 15:41 Responder

    Marcinho se vc quiser mesmo ganhar o prêmio, volta la e chuta MUITO mais alto, pq esse peso que vc colocou baby ja tinha a 8 semanas atras hahahahha

  4. Anonymous 30 junho, 2007 at 17:06 Responder

    Marcio, apetitosas fotografías.

    Imposible seguir el régimen alimenticio, después de verlas. Camarero, una tapa!!!

    Ate logo.
    Carmen

  5. Edelize 1 julho, 2007 at 02:33 Responder

    Semana passada fui conhecer um restaurante espanhol famoso pelas tapas aqui em Sydney. Uma quantidade enorme, simplesmente deliciosos, mas estas tapas de San Sebastian me pareceram bem mais elaboradas e apetitosamente divinas!!!

  6. Mari Campos 1 julho, 2007 at 12:24 Responder

    Márcio, este post está com o mesmo efeito “engordativo” dos posts dos detemperados! Adorei! Fotos incríveis, para variar… rs

  7. Guaiamum 19 julho, 2009 at 00:25 Responder

    Chego em San Sebatian no início de setembro, depois de Bordeaux, viajamos de carro e adorei seus comentários. Espero poder fotografar com seus olhos, risos…as fotos são lindas. Adoro cozinhar e coloquei meu companheiro no fogão. obrigada pelas dicas. Quando voltar, envio comentários. Abraços Rose

Deixe seu Comentário

×Fechar