Serra do Funil, um cantinho especial em Minas Gerais

275
0

Um agradável vilarejo junto a serra, localizado a 18km do município de Rio Preto em Minas Gerais, assim é a vila do Funil. Sossego e contato com a natureza fazem parte desse lugar. A Serra do Funil possui uma rica vegetação, atraindo turistas não só de Minas mas de outras regiões do Sudeste também.

Serra do Funil possui vários atrativos, como a Gruta do Funil, localizada a 1.104 m no seu ponto mais alto onde ocorre cerimônias religiosas, a cachoeira Ronco do Leão e a queda d´água Ninho da Égua são algumas das inúmeras opções; Entretanto, a cachoeira que eu mais gostei foi a Cachoeira Água Vermelha. O acesso é através de uma trilha que exige um pouco de disposição, mas vale a pena.

Serra do Funil Rio Preto em Minas Gerais

Serra do Funil Rio Preto em Minas Gerais

Onça jaguatirica, o lobo guará, o macaco sauáe, aves como a coruja do mato, a siriema e o gavião habitam a região, em um lugar onde a natureza parece ainda intocada. Típicas paisagens mineira compõe o trajeto de Rio Preto a Serra do Funil, desde vales a fazendas antigas.

Atrações:

– Visite a Gruta do Funil, há uma capela católica no seu interior do local. No interior da gruta, há uma entrada para uma caverna com oito salões mas eu não quis conhecer, pois estava muito escuro.

– Visitar o povoado do Funil, uma rua simples com várias casinhas e a simpática dona Biguinha que possui um bar no início da rua.

– Cachoeira Água Vermelha, uma das mais belas cachoeiras da região. Suas águas de cor escura devido aos minerais é um convite para banhar-se em sua piscina natural. Para alcança-la tem que ter disposição para encarar uma trilha de quase 1 hora.

– Visitar também as cachoeiras: Espinheira Santa que possui uma hidromassagem natural, Quatro Quedas, Mundinho e Toca do Coelho que é mais funda, ideal pra quem curte nadar. Vale a pena conhece-las pois estão próximas uma da outra em uma trilha de fácil acesso.

Acomodação:

A vila do Funil possui algumas pousadas, eu fiquei na pousada Toca do Coelho, ela possui atrativos como tirolesa, diversas cachoeiras em torno da propriedade e slackline. Diárias a partir de R$120 (casal).

Existem outras opções de hospedagem na região como a Pousada D’Amoras ! Clique aqui e reserve a sua! 

Existem

– Distância:
Valença: 45km
Juiz de Fora: 108km
Rio de Janeiro: 190km
Belo Horizonte: 370km
São Paulo: 360km

Trilha no wikiloc: https://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=11895004

Texto e imagens enviados pelo consultor de viagens André Araújo.



Deixe seu Comentário

×Fechar