Stedelijk, o Museu de Arte Moderna da Holanda é kids friendly.

56
0

Atualizado em 28/11/2016

Sempre achei importante incentivar nas meninas o interesse pela arte, pela fotografia e pelo design. Nada melhor do que bons museus para aguçar esse interesse. Na nossa viagem para Amsterdam, passamos boas horas no Stedelijk Museum, que é o Museu Nacional de Arte Moderna.

Antes mesmo da entrada, o prédio do museu chama atenção. Depois de uma grande obra que anexou um enorme prédio branco moderno ao antigo prédio do museu de 1895, o conjunto da obra mudou a cara da praça dos museus de Amsterdam. De perto ou debaixo do prédio não tive essa impressão, mas um pouco mais de longe fica nítido o que tanto o NY Times quanto o blog do Ducs comentaram. O prédio novo parece uma grande banheira.

Estética estranha à parte, entrei com As Laranjinhas no enorme prédio novo, guardamos as mochilas nos lockers que ficam antes da entrada, pegamos um mapa do museu e lá fomos nós.

Meu plano é ver e mostrar para as meninas os mestres e ícones como as obras de Cézanne, Chagall, Kandinsky, Matisse, Mondrian, Picasso, Pollock, e Warhol. Foi o que fizemos, mas outras coisas foram chamando nossa atenção.

stedelijk-museum-amsterdam-gi

stedelijk-museum-amsterdam-vi-obra

stedelijk-museum-amsterdam-Wassily Kandinsky

Foi especial contar um pouco da história do design para elas mostrando objetos desde a virada do século passado até hoje. A parte do mobiliário foi incrível porque elas puderam ver um pouco de como eram as coisas. Há uma parte com muitas gavetas na altura das crianças e cada uma com uma coleção diferente de objetos. As meninas passaram um tempão lá.

O museu, que a princípio não parecia uma atração boa para as crianças, nos surpreendeu! Há sempre atividades para famílias e achamos 3 delas bem legais!

stedelijk-museum-amsterdam-gi

O Family Lab é uma sala bacana, interativa, que oferece muitas atividades educativas. As meninas recortaram e colaram na parede da sala, dentro do museu. Uma experiência e tanto.

stedelijk-museum-amsterdam-vi

Outra experiência muito bacana com as crianças são os “family trails”, que podem mudar conforme as exposições. Pegue o seu na entrada do museu. São charadinhas e desafios para encontrar algumas obras pelo museu. O material está em inglês. Quando estivemos por lá, havia uma exposição de móveis antigos e as Laranjinhas deram umas 4 voltas na exposição para achar todas as peças que faziam parte da “caça ao tesouro”. No final, até o sisudo segurança ficou simpático e procurou conosco o objeto que faltava (que estava fora da exposição…).

E por fim, você pode montar e customizar um relógio de ponteiros, usando um molde de papelão e um mecanismo de relógio que realmente funciona! Você compra tudo lá mesmo e vai até uma salinha montar e customizar. Super bacana.

As meninas curtiram muito o museu, também porque é espaçoso e menos sério que o Rijksmuseum (que elas adoraram também). Elas até correram entre as obras! vixi…. cadê o pai destas crianças?????

Vale se planejar para ver o que mais te interessa, porque a coleção permanente conta com mais de 90 mil itens e com certeza não dá para ver tudo.

Na saída, a loja do museu pode ser considerada uma atração em si. É grande e cheia de coisinhas legais para ver, tocar e claro, comprar.

Se a criançada sair com fome, há um bar/restaurante do próprio museu de frente para a Museumplein que quebra o galho.

stedelijk-museum-amsterdam-restaurante

Veja todas as dicas de Série “As Laranjinhas em Amsterdam” clicando aqui. Você vai saber as atrações que mais gostamos, onde comer, como chegamos na cidade e muito mais.

Não deixe de ver nossas dicas de hospedagem em Amsterdam, clique aqui! 

Agradecemos aos parceiros da série “Laranjinhas em Amsterdam”, KLM – Royal Dutch Airlines, o Turismo Amsterdam, Amsterdam Marketing, Hilton HotéisVan Gogh MuseumRijksmuseumNemo Science Museum, A´DAM Lookout, Artis Zoo, Muiden Castle, Efteling, Restaurante Mazzo, Restaurante Moeders, Restaurante Pancake Bakery

Serviço:

Stedelijk Museum Amsterdam

Endereço: Museumplein 10

Ingressos: Euro $ 15, para visitantes acima de 18 anos. Crianças e adolescentes até 18 anos não pagam.

Horários: diariamente das 10 às 18h. Às sextas, das 10 às 22h.

Site 

Veja nossas indicações de hospedagem em Amsterdam



Deixe seu Comentário

×Fechar