Stuttgart – uma linda cidade

184
0

Stuttgart me conquistou logo de cara, já no caminho da estação central para o hotel que eu me hospedei. A primeira coisa que eu reparei foi a bela construção da estação central e a obra faraônica que estão fazendo nela. A segunda que me surpreendeu, foram as colinas em volta da cidade. Stuttgart fica em um belo vale, cercada por montanhas cheias de parreiras que produzem vinhos ao redor da cidade. É a cidade alemã com maior consumo de vinho. A média de consumo da Alemanha é de 25 litros de vinho por ano por pessoa e em Stuttgart o número é de 40 litros por ano. Esta região é responsável por 60% da produção de vinho tinto do país.

Até então, eu só tinha ouvido falar da cidade por sua importância automobilística. As fábricas e museus da Mercedes-Benz e da Porsche são atrações famosas na cidade.

Deixei as coisas no hotel e fui andar até a Schlossplatz, que é a praça onde fica o Palácio Novo ou em alemão o Neues Schloss. Imponente, um enorme edifício barroco que hoje é a sede do Ministério de Finanças e Economia da região de Baden-Württemberg.

Neues Schloss Palácio Novo de Stuttgart

Neues Schloss Palácio Novo de Stuttgart

Neues Schloss Palácio Novo de StuttgartNeues Schloss Palácio Novo de Stuttgart

Neues Schloss Palácio Novo de Stuttgart

lago castelo ao fundo Stutgart

A praça é o coração da cidade. Seu grande gramado em frente ao palácio atrai moradores e turistas que fazem piquenique e curtem os diversos festivais e eventos que acontecem lá durante o ano. Para quem quer conhecer a cidade, a Schlossplatz é uma atração obrigatória.

Perto dela fica o castelo mais antigo, que foi a residência dos condes e duques de Württemberg e agora abriga o Museu do Estado de Württemberg. Em seu pátio interior é realizado o Festival de Vinho de Stuttgart e o famoso Mercado de Natal.

Castelo Antigo Stuttgart Alemanha

Castelo Antigo Stuttgart Alemanha

No parque, ao lado esquerdo do novo palácio fica a linda e premiadíssima Ópera de Stuttgart, que já foi considerada a ópera do ano seis vezes. Vale a pena ver e fotografar seu prédio por fora e quem gosta de música não pode perder a chance de ver um espetáculo nela. São mais de 200 mil espectadores por temporada.

Opera de Stuttgart

A Ópera de Stuttgart

A Ópera de Stuttgart

A Ópera de Stuttgart

A Ópera de Stuttgart

A Ópera de Stuttgart

Do lado oposto à ópera, fica a Marktplatz, a praça onde fica a Rathaus, que é a prefeitura. Repare e fotografe o prédio moderno da prefeitura que foi construído depois da segunda guerra.

Prefeitura de Stuttgart, Alemanha

Prefeitura de Stuttgart, Alemanha

Outra coisa que o visitante deve fazer é andar com calma vendo as vitrines da Königstraße também deve estar em qualquer roteiro. Escolha as lojas alemãs que mais te chamarem a atenção e compre seus presentes e lembrança nelas.

Se você tiver tempo, vá conhecer a Stadtbibliothek. A nova biblioteca não tem uma fachada atraente, parece um cubo fosco, mas seu interior é inacreditavelmente bonito. Veja a imagem que eu fiz lá dentro. Entre na biblioteca, suba até o último andar onde funciona um café e desça fotografando, mas sem fazer barulho nem usar o flash.

Stadtbibliothek, a biblioteca de Stuttgart

Stadtbibliothek, a biblioteca de Stuttgart

Stadtbibliothek, a biblioteca de Stuttgart

Stadtbibliothek, a biblioteca de Stuttgart

Não posso deixar de falar um pouco da gastronomia, mas não vou comentar de um restaurante específico e sim de um mercado que foi uma das atrações que eu mais gostei. O Stuttgart Market Hall é um mercado tradicional com mais de 100 anos e 43 stands com produtos gourmets e frescos de excelente qualidade. Alguns dos que mais me chamaram atenção foram os da Grécia, do Irã, da Turquia, da França e até da Argentina. Sabe quando dá vontade de comer e comprar tudo? Pois é o caso desse mercado.

Stuttgart Market Hall - Mercado Municipal de Stuttgart

Stuttgart Market Hall – Mercado Municipal de Stuttgart

Depois dessas atrações no centro, vá conhecer as estrelas da cidade, que são os museus da Mercedes-Benz e da Porsche. Para cada um deles farei um post exclusivo. Veja clicando aqui como é o museu Mercedes-Benz e aqui como é o museu da Porsche.

Veja também!

Museu da Porsche em Stuttgart

Museu da Mercedes em Stuttgart

Hamburgo, muito mais que a porta de entrada da Europa

Onde ficar em Hamburgo. Conheça o hotel super descolado que eu fiquei.

Frankfurt, outra cidade que você deve conhecer!

Muito mais sobre a Alemanha!

O AJanelaLaranja.com viajou para Alemanha a convite do Centro Alemão de Turismo.



Deixe seu Comentário

×Fechar