quarta-feira, junho 23, 2021
spot_img
HomeA Janela LaranjaTudo sobre Programa de Milhas

Tudo sobre Programa de Milhas

Provavelmente você já deve ter ouvido sobre pessoas que viajam de graça através de algum programa de milhas oferecido por empresas aéreas, mas você sabe como funciona essa facilidade oferecida pelas empresas? Será que vale a pena esse recurso oferecido? Vamos explicar como funciona o programa de milhas neste texto para que você possa entender melhor o assunto.

Veja também: Benihana, o melhor restaurante japonês de Toronto!

programa-de-milhas

O que é programa de milhas?

Programa de milhas é um benefício oferecido pela maioria das empresas aéreas, através de empresas parceiras ou não, e tem como objetivo trazer clientes que se fidelizem através de acúmulo de pontos gerados pelo consumo dos serviços da linha aérea. 

Então, caso você se inscreva em algum programa de milhas, você precisa consumir passagens dessa empresa ou produtos e serviços de empresas filiadas ao programa para que se acumule as milhas e possa trocar por alguma recompensa oferecida pela companhia.

Conforme você vai acumulando essas milhas você poderá trocar por passagens áreas de acordo com o valor disponibilizado pelo sistema do programa de milhagem. Você pode trocar por viagens inteiras, trechos e também por produtos e serviços de outras empresas parceiras em alguns casos.

A maioria dos institutos bancários ou empresas financeiras que disponibilizam cartões de crédito também oferecem algum programa de pontos que são gerados a partir do uso de seu cartão. 

E com esses pontos você pode trocar por prêmios variados e, em alguns casos, em passagens aéreas também. Aqui fica uma diferença, no programa de milhas você ganha “milhagem” que equivale diretamente ao prêmio que você pode trocar, já nos programas de pontos dos cartões de crédito pode haver alguma conversão, então os pontos podem valer menos que as milhas dependendo da empresa.

tudo sobre milhas

Como acumular milhas?

Primeiramente, você precisa se inscrever no site de alguma companhia aérea que oferece um programa de milhas ou em um site de uma empresa que faz esse serviço para alguma companhia, como por exemplo a Smiles da GOL linhas aéreas. Depois de feito isso, você terá seu registro que funcionará como uma “conta corrente” das suas milhas.

Após feito seu registro, toda a compra de passagem aérea, produto ou serviço desta companhia ou empresas parceiras será revertido em milhas na sua conta. Cada empresa determina quanto vale cada milha, ou seja, se você tiver o mesmo gasto em duas companhias aéreas diferentes, terá um valor de milhagem diferente também.

As duas formas mais diretas de acumular milhas são comprando passagens aéreas, que é a forma que gera mais milhas, e fazendo compras com cartão de crédito. Em ambos os casos você precisa estar vinculado ao programa de milhas da empresa aérea e ao programa de pontos do cartão de crédito. 

Como já dito, o programa de pontos dos cartões de crédito não gera milhas diretamente, você tem que acumular pontos para poder trocar por passagens aéreas. Por isso, os pontos são considerados a longo prazo, pois você precisa ir acumulando conforme vai fazendo compras com seu cartão.

O melhor cenário possível é você realizar a compra de uma passagem aérea com seu cartão de crédito, assim gerando milhas e pontos ao mesmo tempo, mas nem sempre isso é possível dependendo do valor da passagem. Mas é preciso ficar atento pois, na maioria dos programas de fidelidade os pontos e milhas possuem um prazo de validade, não permitindo que você acumule com um prazo muito longo.

Uma dica importante é não comprar produtos ou passagens mais caras pensando que vai gerar mais pontos e milhas. Essa conta vai acabar saindo mais caro para você, visto que a intenção do programa é a fidelidade e gasto contínuo ao invés de gastos esporádicos e caros.

como juntar milhas

Como usar milhas?

As milhas podem ser trocadas por outros itens além de passagens aéreas, mas é preciso ficar atento aos valores em milhas desses itens e qual o seu valor em reais. Você precisa fazer essa conversão para averiguar se realmente é vantajosa a troca das milhas pelo item em questão. Caso você encontre algum item que vale a pena fazer a troca, porém não possui as milhas necessárias, há a possibilidade de associar milhas e dinheiro para completar a troca.

Ressaltamos que é importante ficar atento ao prazo de validade das milhas pois algumas das vezes será mais benéfico você trocar suas milhas por algo antes que elas percam sua validade, perdendo todo o valor que você tinha acumulado.

Qual programa de milhas escolher?

Para que você aproveite ao máximo um programa de milhas é preciso primeiramente analisar a frequência de viagens que você faz e, levando em consideração o trajeto que você faz, escolher a empresa aérea que possui essa linha e também um programa como esse.

Se houver mais de uma empresa que faça esse trajeto, então veja os valores das passagens e compare com o programa de milhas oferecido pela mesma. É importante ressaltar que não vale a pena escolher uma empresa com passagem mais cara para acumular mais milhas, uma vez que a milhagem normalmente é fechada por localidade do destino, então viagens dentro do Brasil geram um valor de milhas, independentemente, de onde você parte e para onde você vai.

Se atente às promoções que são oferecidas também, veja qual programa tem os produtos para troca que mais lhe interessam e quais empresas parceiras são filiadas para que você possa acumular mais pontos a partir delas também.

 

Vale a pena entrar em um programa de milhas?

Não há nenhuma taxa ou valor cobrado a mais pela utilização do programa de milhas nas empresas, então caso você não esteja usando ainda, está perdendo uma vantagem que lhe é oferecida sem nenhum custo adicional.

Muito provavelmente, se você é uma pessoa que faz poucas viagens, esporádicas, você não acumulará milhas o suficiente para viagens, mas caso você faça bastante uso do seu cartão de crédito, talvez valha a pena combinar o uso de um programa de milhas com o programa de pontos do seu cartão de crédito, caso exista um.

Você também pode procurar programa de pontos independentes, mas sempre se atente a confiabilidade e custo-benefício dos itens que são disponibilizados para troca de pontos.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares