Conheça os principais roteiros para turismo e gastronomia no Brasil

44
0

Os roteiros que unem turismo e gastronomia no Brasil são um dos diversos motivos levam as pessoas a realizarem viagens. Sobretudo, basta a chance de se deslocar, tempo, dinheiro, e a única coisa que fica faltando é um belo roteiro turístico. Antes de tudo, depende muito das motivações de cada um.

Há quem busque lugares novos, exóticos, que se destacam pela cultura, história, ou mesmo pela comida. Aliás, lembrar de viajar para um lugar que destaque a comida é sempre uma delícia. E nem precisa ser uma viagem para tão longe. Aqui no Brasil, por exemplo, são muitos os locais que chama turistas por conta da bela gastronomia.

De norte a sul, é possível conhecer pontos fantásticos e ainda sair de lá com a sensação de completude (pois é isso que comer bem faz: te completa!). Brincadeiras a área, que tal conhecer algumas alternativas gastronômicas?

Assim, quando chegar o dia da tão esperada viagem, você ter fortes motivos para continuar no País e se aventurar pelas rotas gastronômicas. Conheça a seguir alguns dos principais roteiros turísticos gastronômicos do Brasil.

turismo e gastronomia

Turismo gastronômico: já ouviu falar?

Está aí uma coisa que talvez grande parte dos turistas já tenham feito e nem tenham se dado conta: turismo gastronômico. Isso Mesmo! Alimentação é algo de extrema necessidade. É sobrevivência. Por isso, é inevitável alguém passar por um lugar e, ainda que não tenha fome, não tenha parado, por curiosidade, para dar uma beliscada.

Turismo gastronômico é conhecer os pratos típicos do destino e experimentar novas formas de se fazer uma receita que já conhece com toda aquele gosto e curiosidade turística que carregamos conosco.

E o bacana é perceber que cada vez mais as pessoas têm se deixado levar por sabores e aromas na hora de escolher seus destinos. Afinal, ainda que o motivador seja, portanto, pratos e receitas típicas e tradicionais locais, nada disso anula o restante.

História, cultura, arquitetura, pontos turísticos e povo daquele lugar:tudo ganha tempero. A tendência é que a boa mesa deixe tudo muito mais gostoso. Inclusive, não faria sentido algum descartar comidas típicas de uma viagem. Já que os pratos típicos também são uma parte importante da experiência dos turistas para vivenciar um destino.

Gastronomia: lembre-se sempre dela ao escolher seu próximo destino!

Há lugares, aliás, em que a gastronomia é por si só uma atração. E se todos concordam que deixar de comer pizza ou qualquer outra massa na Itália é quase um crime, como descartar a gastronomia de nossos roteiros?

Por aqui, por exemplo, os roteiros turísticos e gastronômicos do Brasil incluem o pão de queijo de Minas e o chimarrão e churrasco no sul do Brasil, têm seu peso. Ambos fazem parte da experiência de vivenciar o destino.

A gastronomia é, portanto, muito importante para o turismo, inclusive financeiramente. Assim como os pontos turísticos e a história da cidade, a culinária e os pratos típicos também fazem parte da cultura local e devem ser entendidos como tal. Desta forma, saber dos possíveis restaurantes para visitar vai ser uma tarefa bem agradável de ser feita.

E o próximo passo, depois de fazer aquele mapeamento dos restaurantes e pontos que valem a visitação, é também pegar dicas com outros viajantes. Se possível, com os próprios moradores do local. Ninguém melhor que eles para te dar um olhar de quem mora no ambiente (mesmo que você, por fim, acabe discordando daquela opinião… aprendizados..).

Uma dica que você já vai levar agora é: evite fast foods ou grandes centros de alimentação. Pois, ainda que todo canto tenha a sua particularidade, seu jeito, seu tempero, a tendência é que estas propostas sigam um padrão de reprodução de grandes lugares.

E é por isso que a gastronomia tende a estimular a economia local também. Porque comprar ou consumir das comunidade faz girar o capital de lá. É assim que você colabora e fortalece com os negócios e ajuda a população a se desenvolver economicamente. Então, agora serão pontuados os principais roteiros turísticos e gastronômicos do Brasil para que você já tenha uma ideia de por onde começar. Vamos lá?

Turismo e gastronomia juntos no Brasil

O Brasil é bastante diversificado por inúmeros fatores. E nem poderia ser diferente. Pensem só na extensão territorial desta nação. Seria impossível achar que passando apenas por um estado você, de fato, conheça deste povo. A cultura aqui muda muito de lugar para lugar.

Muitas vezes em uma mesma região as diferenças culturais são gritantes. E não seria a gastronomia que seria diferente. Por isso, foram separadas algumas regiões nacionais para incluir no roteiro que, além de lindas, vão te conquistar pelo estômago!

Turismo e gastronomia no Norte

Se tem região ideal para quem quer fazer um turismo gastronômico mais exótico, é a região norte do Brasil. Com uma biodiversidade local enorme de tão grande, por lá é fácil encontrar pratos típicos com ingredientes exclusivos. Espécies animais e vegetais extraídos da floresta com influência na hora de fazer da cultura indigena, por exemplo, são apostas daquele povo.

Uma das dificuldade, inclusive, talvez seja encontrar pratos que não levem peixes e frutos do mar. Os Estados do Amazonas, Amapá e Rondônia, por exemplo, possuem peixe como ingrediente principal da culinária local. São muitas espécies e diferentes formas de cozinhar e provar.

Todavia no Acre, a culinária tem influência síria. E não apenas! A culinária de lá também é influenciada pela libanesa, paraense e nordestina. Os pratos lá vão desde quibe de mandioca ao baião de dois, uma mistura exótica e que agrada os viajantes.

Já o Pará também tem ingredientes especiais. A castanha do pará está em quase todos os pratos e o açaí, a sensação do momento, é unânime nas receitas.

Turismo e gastronomia no Nordeste

Considerando que todos os estados da região nordeste do País têm litoral, já dá para imaginar que os frutos do mar e os peixes estão em peso nesta culinária, certo?! Certo!

Comidas temperadas aos montes por lá.. O tempero é outra grande marca dos pratos típicos dos estados do nordeste. Aliás, quem aqui nunca ouviu falar do tal azeite de dendê?! Para os interessado em conhecer os pontos principais da culinária nordestina, a Bahia é o destino perfeito. Na capital, Salvador, você encontra uma mistura dos pratos mais típicos do estado.

Em Alagoas você desfruta de experiências diferentes. Lá, além da culinária comum, há um grande destaque- e fama- por oferecer carnes de búfalo e avestruz na região.

E Pernambuco? Pernambuco merece destaque no seu roteiro gastronômico pelo Brasil. Terceiro polo gastronômico brasileiro, o Estado é que tem muitas opções de pratos, receitas e misturas que pegam um pouquinho de cada ingrediente e montam refeições incríveis. O sucesso com os visitantes é certeiro.

Turismo e gastronomia no Sudeste

O centro econômico do País tem muito a oferecer no que diz respeito a comida, gastronomia, culinária ou o que você queira chamar. A terra de muita movimentação, indústrias e trabalho, também surpreende com a gastronomia variada e especial.

Sem dúvidas, São Paulo não pode ser ignorado ou deixado para trás.O estado tem um lugar especial no roteiro de quem quer fazer um tour gastronômico no Brasil, já que a capital é uma das mais diversas culturalmente.

Assim, tanto na cidade de São Paulo quanto nas cidades do interior, os pratos típicos e quitutes merecem atenção.

Já para quem quer fazer um dos roteiros turísticos e gastronômicos do Brasil provando cervejas artesanais e chopps, Rio de Janeiro é o destino perfeito. E nem surpreende: o calor que faz por lá e o cenário praiano combinam perfeitamente com este tour. Concorda?! A “rota cervejeira,por exemplo, tem que estar nos planos de quem passa por lá.

Mas, há quem diga que o melhor destino para fazer turismo gastronômico no sudeste é Minas Gerais. A culinária mineira é tão popular que dá para encontrar um restaurante com pratos típicos em todo lugar do Brasil. Entre os pratos mais famosos do local – e são muitos – estão: pão de queijo, queijo com goiabada, frango com quiabo e uma cachaça para fechar com chave de ouro!

Turismo e gastronomia no Sul

Fazer turismo gastronômico no lado Sul do país é quase como ir ao exterior. Por lá são inúmeras as influências de outras culturas, como alemãs, italianas, polonesas, ucranianas e holandesas. E isso não anula a existência de outras tantas, como de origens indígenas, a exemplo do próprio chimarrão. E talvez seja esta a mistura que deixa a cultura sulista muito mais interessante.

Em Santa Catarina, o destaque vai para as ostras e camarões, já que o estado é o maior produtor de ostras do Brasil. Já no Rio Grande do Sul, são os vinhos que fazem o maior sucesso. Por lá, rola até tours para provar vários (a Serra Gaúcha tem muitos passeios e comida boa regados a bons vinhos).

O Paraná é a região ideal para os fãs do pinhão, o ingrediente mais marcante da culinária. Conhece pinhão? Dá para fazer vários pratos com esta sementinha que carrega uma história bem interessante que reúne pássaro, paisagem e muita tradição.

Turismo gastronômico no Centro-oeste

Influenciando diversas partes do Brasil, a região centro-oeste apresenta peixes de água doce que fazem sucesso. A culinária de lá tem muitas receitas e pratos de outras regiões, mas com um toque especial local.

Em Goiás, o destaque vai para o empadão goiano, que é o símbolo da culinária local. Já no Mato Grosso, pode ficar preparado para encontrar muitos pratos com peixes típicos da região. Mato Grosso do Sul, todavia, tem uma culinária com muitas influências da Bolívia e Paraguai, países vizinhos.

Gostou das dicas de Turismo e gastronomia? Veja mais dicas!

Presentes para quem vai viajar! Selecionamos os mais tecnológicos

 



Veja também!


Para ajudar a quem está em casa, separamos alguns dicas a mais! Veja abaixo!

Comente a série ou filme que mais gostou, mande foto e marque o @ajanelalaranja no instagram.

Veja mais dicas abaixo! 

O Canadá vai precisar de imigrantes depois da pandemia

Veja como ser mais produtivo trabalhando de casa!

Como morar fora depois da pandemia!

Está com as crianças em casa na quarentena, veja nossas dicas para melhorar a rotina de vocês!

Veja também como será viajar depois da Pandemía!

Conheça o Mundo sem sair de casa com esses 8 documentários

Gosta de futebol? Divirta-se e informe-se no Futeblog.com.br



Deixe seu Comentário

×Fechar