Turismo gastronômico, desvendamos as tendências

286
0

No Brasil e no mundo, o turismo gastronômico é um dos queridinhos de quem quer viajar e conhecer diferentes culturas pela comida. E não é para menos, afinal, quem nunca se sentiu aventureiro o suficiente para provar um prato típico de outro estado ou país? Pensando nisto, hoje você vai conhecer um pouco mais sobre as tendências futuras deste tipo de passeio, assim que a situação se normalizar. Um spoiler: a boa notícia é que a prática não sumirá do mapa.

Turismo gastronômico

Perspectivas do turismo gastronômico

Assim que o turismo em geral for retomado no Brasil e no mundo, é claro que algumas coisas terão que mudar. O lado bom é que, no caso do turismo gastronômico, nenhum um local vai fechar pontos de passeio que tem a comida como atrativo principal. Pensando nisto, até agora vários locais famosos pela culinária ao redor do mundo anunciaram algumas medidas:

  • Centros turísticos que tem vários bares e restaurantes funcionarão com menus mais enxutos, focados principalmente nos pratos principais;
  • Ao mesmo tempo, o serviço de drive thru, em alta em diversos lugares do mundo, já está ganhando cada vez mais força. Se você estiver visitando algum local de carro, basta pedir um prato típico de dentro do veículo e saboreá-lo sem sair dele;
  • Outra tendência bastante interessante que tem se feito presente é a valorização da culinária local, em cada país. Assim, esta pode ser uma oportunidade de ouro para descobrir um pouco mais das maravilhas dos pratos típicos do país, não é mesmo?

Em meio a tudo isto, um verdadeiro fenômeno está acontecendo em todo o mundo. Como várias pessoas estão em casa, com muito tempo livre, a culinária de modo geral está se reinventando. Novas receitas, tendências e misturas, e ideias de dar água na boca. Imagina os efeitos de tudo isto se estendendo para o turismo gastronômico? Pois é isto que vamos te mostrar a seguir.

turismo gastronomico

Novas realidades e perspectivas interessantes

Certos locais em todo o mundo são lembrados, acima de tudo, por suas opções dentro do turismo gastronômico. Se você é fá de um bom cardápio, saiba que os grandes centros culinários não fecharão suas portas. Pelo contrário, há muitas perspectivas interessantes para estes locais já no futuro próximo:

  • Em grandes centros urbanos, principalmente nas capitais, os turistas terão acesso a preços menores e pratos mais populares. Entretanto, as opções requintadas destes centros não devem sumir, apenas tendem a ter menos destaque;
  • Outra tendência interessante é o fato de que a degustação deve ganhar ainda mais força. Assim, se você estiver em um local com pratos diferenciados, mas em dúvida se os consome ou não, terá a possibilidade de descolar uma provinha antes;
  • Além disto, o remanejamento logístico destes locais vai permitir ambientes mais amplos e agradáveis para todos os visitantes. Muitos pontos turísticos que tem restaurantes e bares como destaque devem se reinventar neste sentido.

Pratos emblemáticos de cada local que você for visitar no futuro estarão lá, e poderão ser saboreados sob circunstâncias diferentes. E depois de entender um pouco mais a respeito destas perspectivas, que tal algumas sugestões de lugares para visitar?

turismo gastronomico

As melhores opções de turismo gastronômico do futuro

Que a gente tem comer para viver e não o contrário, é certo. Mas é certo também que não há nada melhor do que provar um delicioso e diferente prato. Sabendo disto, vamos dar algumas dicas de roteiros gastronômicos imperdíveis no Brasil e no mundo, para conferir assim que o turismo voltar a bombar com força total.

Começando pelo nosso Brasil

Em todas as regiões do país, a culinária é riquíssima e há roteiros gastronômicos para ninguém botar defeito. Por isto, seguindo as tendências descritas acima, veja uma série de locais que você pode aproveitar para comer pratos típicos incríveis e deliciosos

Turismo gastrônomico no Sul

Se você vier para a região sul do país, principalmente no inverno, será capaz de aproveitar maravilhas gastronômicas. Entre os maiores destaques estão os vinhos, as massas e as famosas sopas de agnoline. Já chegando em Santa Catarina, os frutos do mar são os maiores destaques, com vários pratos típicos nas praias do estado. Por fim, no Paraná você também encontrará ótimas opções, que vão desde o pinhão até o famoso barreado.

Turismo gastrônomico no Sudeste

Destaque para os tours culinários de São Paulo e Rio de Janeiro. Nos dois estados rolam opções de turismo gastronômico para todos os gostos. Chopes artesanais, pizzas, quitutes e vários pratos típicos se destacam. Vale também destacar Minas Gerais e seus icônicos pães de queijo e goiabadas. Além disto, todos estes locais se destacam em servir carnes e comidas de outras culturas, como a japonesa.

Turismo gastrônomico no Norte e Nordeste

Dos incríveis peixes e frutos do mar do litoral nordestino até a culinária exótica e única do norte, há uma diversidade de opções de turismo gastronômico nestes locais. Baião, quibes, camarões, açaí e espécies únicas de animais e vegetais em um menu extremamente variado é o que você encontrará nessas regiões. E claro, expandindo um pouco mais seu leque de opções é possível visitar a Bahia para comer alguns pratos típicos como acarajé e vatapá, com muita pimenta.

Depois de conhecer e apreciar um pouco mais nossa culinária local, é hora de expandir seus horizontes com relação ao turismo gastronômico.

Turismo gastrônomico ao redor do mundo

Na América Latina, no hemisfério norte do continente, na Europa ou na Ásia… Opções para um riquíssimo turismo gastronômico não faltam. Além disto, algo bastante positivo nestes locais é o fato de que muitos já se readequaram para voltar a apresentar suas ricas opções de culinária para viajantes do mundo tudo. Assim sendo, confira algumas sugestões de passeio.

Turismo gastrônomico no México

Para uma viagem inesquecível, inclusive para o seu paladar, visite o México. O país dispõe de uma culinária riquíssima e pratos únicos, como tacos, guacamole, burritos, nachos e, para quem gosta, muita pimenta. Uma boa dica é visitar a capital, Cidade do México, que dispõe de uma infinidade de passeios gastronômicos, para todos os gostos.

Turismo gastrônomico na Itália

Claro, para quem é fã de bons sorvetes e pizzas, este destino internacional para um tour culinário não pode faltar. O que é mais bacana no país é o fato de que sua gastronomia é riquíssima, com destaque para temperos, vinhos, presunto, salames e bifes. Para os interessados, vale muito a pena programar uma viagem que contemple destinos como Roma, Florença e Veneza. Há vários passeios exclusivamente culinários nestes locais.

Turismo gastrônomico na França

Este é outro país muito conhecido por sua culinária, que agrada residentes e estrangeiros da mesma forma. Cafés, restaurantes, padarias e chocolaterias garantem um turismo gastronômico inesquecível, que envolvem desde opções mais simples como baguetes recheadas e croissants até pratos sofisticados como ratatouille e escargot. A capital Paris é o ponto com mais opções para você, por isto vale a pena programar-se para visita-la.

Turismo gastrônomico no Japão

Fala a verdade, você gosta muito, ou conhece alguém que gosta muito de comida japonesa como sushi né? Pois bem, ir até o país de origem deste e de outros pratos igualmente emblemáticos torna esta experiência culinária única. Se puder se instalar em Tóquio, aproveite para conhecer os diversos pontos que servem pratos deliciosos como sashimi, lámen, sopas e doces únicos.

Turismo gastrônomico na Turquia

Por fim, um dos destinos gastronômicos mais importantes do mundo. Se você visitar a Turquia há uma infinidade de experiências culinárias e gastronômicas que toda a região proporciona. Em seu tour por pratos exóticos não deixe de provar delícias como Kebabs, esfirras, meze, lokum e a internacionalmente conhecida baklava. Há passeios realmente incríveis e memoráveis por bares, restaurantes e pontos culinários históricos da região.

Algumas considerações finais

Estes são apenas alguns pontos de destaque do turismo culinário, mas há diversos outros locais ao redor do mundo cujos pratos merecem atenção. Assim sendo, é muito importante e inclusive recomendável que na próxima vez que você for viajar, pesquise pratos típicos e opções culinárias do local para onde estiver indo. Além disto, leve em consideração as seguintes dicas:

  • De agora em diante, tente evitar ao máximo a comida de rua. Mesmo que os locais que as vendam tenham que tomar todas as precauções para funcionar, trata-se de uma medida de segurança e bem-estar;
  • Pesquise sempre as opções de roteiros turísticos gastronômicos que estiverem perto de você. Procure se informar sobre como trabalham com questões como isolamento social e higienização. Além disto, se passar por feiras e mercados locais, fique de olho nestas mesmas questões;
  • Outra questão super importante para se levar em conta de agora em diante é contar com estes serviços de dellivery, drive thrus e self-service. Tratam-se de medidas simples que acabam sendo as melhores tendências para o turismo gastronômico no futuro.

Diante deste panorama, basta levar todos estes fatores em consideração e começar a se preparar. Sua viagem com destino a um ponto turístico gastronômico poderá trazer as melhores lembranças e experiências inesquecíveis. Enquanto a situação se normaliza, que tal seguir estas dicas e preparar o seu próximo roteiro. Muitos destinos recheados de sabor e histórias incríveis aguardam você e sua família para viver momentos únicos e maravilhosos.

Veja mais dicas!

Sinta-se na Europa sem sair do Brasil



Veja também!


https://www.ajanelalaranja.com/cenarios-de-novela.html
 

Para ajudar a quem está em casa, separamos alguns dicas a mais! Veja abaixo!

Comente a série ou filme que mais gostou, mande foto e marque o @ajanelalaranja no instagram.

Veja mais dicas abaixo! 

O Canadá vai precisar de imigrantes depois da pandemia

Veja como ser mais produtivo trabalhando de casa!

Como morar fora depois da pandemia!

Está com as crianças em casa na quarentena, veja nossas dicas para melhorar a rotina de vocês!

Veja também como será viajar depois da Pandemía!

Conheça o Mundo sem sair de casa com esses 8 documentários

Gosta de futebol? Divirta-se e informe-se no Futeblog.com.br



Deixe seu Comentário

×Fechar