quinta-feira, junho 24, 2021
spot_img
HomeDicas GeraisTurismo nerd e geek: as melhores dicas e viagens

Turismo nerd e geek: as melhores dicas e viagens

Ah, o turismo nerd e geek. Antes de falar sobre ele, responda uma pergunta séria: o quanto você gosta de séries, games, filmes, RPGs, quadrinhos e livros?

É o suficiente para querer viver, ou pelo menos visitar alguns de seus mundos? Se sim, parabéns, você é um nerd de carteirinha. E por isso o artigo a seguir foi feito pensando especialmente em você.

Hoje vamos trazer algumas das melhores dicas e sugestões de viagem para turismo geek e nerd. São locais inesquecíveis, com parques de visitação, eventos temáticos e muito mais. Prepare a sua nerdice e organize as malas, porque aí vamos nós.

turismo nerd e geek

Sobre o turismo nerd e geek

Essas duas vertentes culturais tem uma definição bem ampla. Mas o mais bacana é o fato de que coisas geeks e nerds envolvem pessoas que curtem a cultura pop de uma forma geral e apreciam diversas coisas relacionadas a ela.

Bom, com o turismo, a lógica não é diferente. Destinos que agradam e conquistam esse tipo de público possuem algumas características bastante específicas:

  • Tratam-se de locais icônicos por fazer parte de filmes e séries;
  • Há também pontos que possuem parques específicos para nerds e geeks;
  • Esses destinos envolvem ainda eventos e convenções destinadas a cultura pop;
  • Isso tudo sem contar pontos históricos, artísticos e turísticos por natureza;
  • E claro, centros incríveis de desenvolvimento e tecnologia também entram na lista.

Mesmo que você não seja um fã ardoroso e declarado dessas coisas, os destinos que trazemos em seguida também vão agradar vários outros públicos. Nerds profissionais e simpatizantes, é chegada a hora. Vamos nessa!

Começando pelo Brasil

Existem alguns locais tupiniquins que são altamente recomendáveis para quem quer fazer uma visitação nerd de respeito. Veja os dois maiores pontos de nerdice do país.

São Paulo

A capital do estado paulista tem atrações o ano inteiro voltadas para a cultura geek e nerd. Mas os maiores destaques ficam por conta da Virada Cultural, do Anime Friends e da Comic Con. Esses eventos atraem pessoas de vários cantos do país e do mundo em nome da nerdice. Além disto, a cidade tem vários pontos como lojas, livrarias e estabelecimentos com a temática.

Curitiba

A capital do Paraná também faz bonito quando o assunto é agradar com turismo nerd e geek. A cidade dispõe de vários pontos de visitação pra lá de especiais para esse público. Os principais envolvem locais como a Cooldown E-sports’n Burgers, a Geek Store, a Octopus e a Funbox Board Café. Além disto Curitiba recebe o evento Geek City, normalmente em setembro.

Salvador

Tá pensando que a capital da Bahia é conhecida somente pela praia e pelo carnaval? Nada disto! Nerds de plantão tem uma vasta gama de opções de visitação por lá. Os destaques ficam por conta da Loja Piticas, Shaman Games, Coração Geek e da Livraria Cultura. São vários pontos muito legais para conhecer e ficar por dentro do que rola na cultura pop.

Ao redor do mundo

Sim, infelizmente o Brasil ainda é um pouco restrito com relação a cultura nerd. Mas é claro que as coisas estão mudando e esse mercado turístico está se abrindo cada vez mais. Por outro lado, ao redor do mundo a união de turismo e cultura pop já é consolidada e rola há bastante tempo.

comic con 2214290 1920

Eua

Há vários pontos no país que são o sonho de consumo para o turismo Nerd e Geek. Parques temáticos de Harry Potter e Star Wars em Orlando, o Museu de História Nacional em Nova York, a Google Inc na Califórnia e a E-3 em Los Angeles são apenas alguns exemplos. Roteiros para os geeks não faltam nas terras gringas.

Japão

Com certeza outro destino certo para quem curte uma boa nerdice. O país é um dos maiores centros de tecnologia e desenvolvimento, além de ser a terra dos videogames e mangás. Uma dica de visitação é a área de Akihabara, em Tokio, considerada a capital nerd do mundo. Por lá rolam eventos incríveis envolvendo produtos eletrônicos e cultura japonesa em geral. Outro destaque fica por conta do Museu Ghibli, também na capital.

Nova Zelândia

O local que deu origem a Terra Média também não pode ficar de fora desta lista. Para quem é fã da saga, a cidade de Matamata abriga o Hobbiton Movie Set, que conta com vários pontos de filmagem do Senhor dos Anéis e de O Hobbit. Destaque para o condado dos hobbits, aberto para a visitação e que proporciona experiências incríveis para seus visitantes.

Inglaterra

O local abriga dois pontos de visitação obrigatórios dentro do turismo nerd e geek. O primeiro são os estúdios dos filmes de Harry Potter, além de vários pontos famosos que serviram de locação para as produções. O segundo é o Observatório Real de Greenwich, que proporciona experiências incríveis aos visitantes, como conhecer um pouco mais da história do universo.

Bruxelas

Para todos os fãs de histórias em quadrinhos, o destino precisa ser visitado pelo menos uma vez na vida. Além de contar com o Brussels Comis Strip Museum, a capita da Bélgica tem dezenas de murais de HQs que enfeitam diversas áreas da cidade. Sem dúvidas é um passeio emocionante e que traz ótimas possibilidades de fotos.

Algo bacana para se ter em mente é que, mesmo sendo estes os principais destinos de turismo nerd e geek, sempre rolam muitos passeios e coisas emocionantes ao redor do mundo. Se você é fã da cultura pop, uma dica bacana é se inteirar das nerdices que há em seu próximo destino. Com certeza vão rolar coisas bacanas.

Conselhos para a sua viagem nérdica

Mesmo que o turismo para geeks e nerds não tenha grande diferenças de outras formas de passeio, algumas dicas específicas podem ajudá-lo. Por isso antes de viajar, pense no seguinte:

  • Faça uma relação de custos, incluindo as coisas que você pretende comprar em seu destino de visitação;
  • Fique de olho para ir a locais onde os devidos cuidados contra o coronavírus estão sendo tomados. Além disto, veja as possibilidades reais de viajar;
  • Falando nisto, não esqueça dos cuidados de higienização e distanciamento social para não se complicar nem correr riscos;
  • No caso de visitar parques, estúdios ou eventos, você precisa planejar antecipadamente fatores como alimentação, estadia e passeios em geral;
  • Também é muito importante avaliar a data que você pretende viajar, calculando passagens aéreas e preços das coisas ao seu redor.
performance 3110696 1920

É possível que todas essas dicas possam ser redundantes para os nerds raiz, bem-preparados e organizados por natureza. Mas claro, nunca é demais reforçar o que você pode fazer para viagem perfeita, não é mesmo.

Conselhos finais para você

Uma coisa muito bacana do turismo nerd e geek é que, apesar de ser um nicho direcionado a um público específico, pessoas de todas as idades podem aproveitar e se divertir com suas possibilidades. Por isso, se você vai viajar com a família e os amigos, por que não escolher um dos destinos acima? As vantagens são muitas, como por exemplo:

  • Diversas opções de passeio, para todos os gostos e preferências;
  • Garantia de uma experiência completa e divertida para crianças e adultos;
  • Um mergulho completo em livros, séries e filmes que podem fazer parte de sua vida;
  • Excelente relação custo-benefício para os locais que você quiser conhecer.

Além das sugestões acima, destinos como o Canadá, a França, a Argentina, a Grécia e a Austrália também são referências, seja por abrigarem estúdios de filmes, eventos ou coisas diversas para nerds e geeks fazer. Quando estiver em dúvida, procure sentar com todas as pessoas que irão viajar com você e pesquisar um destino com o maior número de atividades que agradem todos.

Por fim, não se esqueça de que bares, museus, centros artísticos e tecnológicos em geral também são ótimas opções. Para muita nerdice e garantia de satisfação para a família inteira, procure levar também esses pontos em consideração. Dessa forma sua viagem vai ser muito divertida, com várias lembranças inesquecíveis para todos.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares