Uma visita a última Blockbuster do mundo

199
0

Você chegou a viver a era de ouro das locadoras de vídeo? Lembra da sensação de ir até um local para alugar um VHS, seja pela capa ou pela história e se surpreender? É claro que tudo depende de sua idade, e do quanto as novas tecnologias de streaming fazem parte de sua vida. Mas mesmo que este tempo já tenha passado, sabia que você terá a oportunidade de visitar a última Blockbuster do mundo em setembro?

última Blockbuster do mundo
Fonte: Airbnb.

Neste post vamos te dar uma dica para fazer uma viagem, não só para outro país como também no tempo. O que rola é que a Airbnb vai abrir para o público em geral as portas da Blockbuster de Oregon, nos EUA, a última que ainda funciona. As pessoas que agendarem uma visita ao local terão acesso a uma das três noites reservadas para visitação. Bora saber mais sobre o assunto?

Como visitar a última Blockbuster do mundo?

Nos dias 18, 19 e 20 de setembro, a Airbnb vai abrir as portas da Blockbuster de vídeo localizada na cidade de Bend, em Oregon. Pessoas de todo o mundo poderão reservar uma das três datas diretamente no site da empresa, e a visita vai funcionar assim:

  • No site do Airbnb estão disponíveis todas as opções de reserva de espaço. O preço para ficar no Blockbuster por uma noite inteira é de um a quatro dólares;
  • Para quem estiver na última Blockbuster do mundo, o acesso a loja, sua fitas e todos as atividades que o local oferece estarão disponíveis aos visitantes;
  • Este é um gostinho dos anos 90. Televisões com aparelhos de VHS, diversas fitas de todos os gêneros para assistir e snacks diversos para comer vão garantir a diversão da noite.

É claro que esta oportunidade vai estar disponível sobretudo para os residentes locais. Mas se alguém estiver por perto e quiser aproveitar o programa, com certeza poderá. Naturalmente, todas as medidas de segurança com higienização e isolamento social vão ser adotadas para quem estiver interessado. Assim o coronavírus não deve atrapalhar a diversão.

Última Blockbuster – Nostalgia no ar

Nos últimos 20 anos a constante evolução tecnológica transformou totalmente a forma como as pessoas assistem filmes, séries e programas. Mas lá no passado, as vídeo-locadoras aqui no Brasil e Blockbusters ao redor dos EUA eram a maior fonte desse tipo de programa.

Visitar um destes locais para alugar primeiro fitas de VHS e depois DVDs era o programa favorito de muitas famílias ao redor do mundo. É claro que esta não era o único atrativo que tornava esse ritual mágico e que perdurou por tantos anos:

  • Um dos maiores atrativos dos Blockbusters eram suas capas. Mesmo que a história não fosse boa, ou o gênero não agradasse a todos, muita gente comprava a ideia do filme pela imagem da fita;
  • Todo o clima de dentro de um local assim era diferenciado. Várias TVs exibiam títulos diferentes ao redor da loja, com espaços para cada gênero;
  • Para muitas pessoas, este também era um espaço de interação. Em dias e horários específicos, era possível encontrar vizinhos e amigos e colocar os assuntos em dia;
  • Além disso, era um local onde vendiam vários produtos de conveniência, o que fazia com que a programação ficasse completa. Esses elementos com certeza tornavam uma visita aos Blockbusters programas para toda a família.

Em setembro muitos nostálgicos de plantão vão ter a chance de reviver estas lembranças. Com certeza vai ser um programa inesquecível, já que esta pode ser uma das últimas oportunidades de visitar um local assim.

Um histórico das Blockbusters

A rede Blockbuster foi fundada em 1985, e chegou a ser considerada a maior e mais poderosa rede de vídeo-locadoras do mundo. De lá para cá muita coisa mudou até o seu final oficial, que foi declarado em 2010. No entanto, durante estes anos a marca nascida no Dallas teve um belo histórico de vida:

última Blockbuster do mundo
Fonte: Airbnb
  • Tudo começou com uma ideia de David P. Cook, que desenvolveu o conceito inicial da Blockbuster. Em seguida, Joe Mitchell tomou conta do negócio e o transformou em uma franquia multimilionária;
  • Nos anos seguintes diversas lojas tomaram conta não só dos EUA, como também de outros locais ao redor do mundo. Europa, América Latina e inclusive a Austrália tiveram lojas com a marca. A penúltima loja, inclusive, estava no continente australiano;
  • O ano de 2004 pode ser considerado o começo do fim. Na época a Blockbuster anunciou que tentaria adquirir a Hollywood Video, mas o negócio não deu certo;
  • Nos anos seguintes a marca foi perdendo o prestígio, até o trágico processo de falência. Em 2011 ela foi adquirida Dish Network, por 322 milhões de dólares.

Depois que a penúltima Blockbuster do mundo fechou na cidade australiana de Perth, em 2019, a unidade de Oregon é uma verdadeira relíquia do passado.

Uma experiência inesquecível na última Blockbuster do mundo

É claro que a constante evolução da tecnologia e os benefícios que ela traz são coisas boas. No entanto, é uma tendência natural que coisas se percam neste processo, sobretudo do passado. O ritual de alugar filmes, por exemplo, já pode ser substituído há tempos por um simples clique ou ação no controle remoto. Maravilhoso não?

Sem dúvidas. Mas para muitas pessoas, a magia de visitar uma loja destas para escolher o que assistir em suas casas era inigualável. E no caso de visitar a última Blockbuster do mundo nos EUA torna este sentimento ainda mais forte:

  • Mais do que uma ação de marketing ou oportunidade para arrecadar dinheiro, esta pode ser uma última oportunidade de visitar ou conhecer um local assim;
  • No caso de qualquer problema ou imprevisto, é possível cancelar a visitação até 24 horas antes. Mas com certeza quem reservar uma data não vai querer perder a oportunidade;
  • É claro que também não dá para deixar de lado o fato de que o local conta com outras atividades típicas da época. Máquinas de fliperama, brinquedos e jogos diversos são apenas algumas relíquias que ainda estão presentes por lá.
última Blockbuster do mundo

Com certeza esta é uma experiência única, para quem quer reviver a infância e adolescência ou mesmo apresentar esta realidade para filhos e netos. Além disso, imagina se deparar com títulos e filmes de todas as épocas e estilos? Para quem ama cinema é algo simplesmente incrível.

Perspectivas para o futuro com os streamings

Se antes do coronavírus a tendência já era de resolver cada vez mais coisas em casa com a ajuda da internet, agora então, nem se fala. Serviços de streaming como Netflix, Hulu e tantos outros dominam milhões de residências ao redor do mundo. Isto mostra que essa não é uma simples tendência, e ao que tudo indica veio para ficar.

Consequentemente, não são só os serviços de aluguel de filmes como Blockbusters que serão remanejados. Afinal, já imaginou o que vai acontecer de agora em diante com os novos filmes e séries que precisarão se readequar a realidade do COVID-19? Mas claro, já há algumas respostas para esta pergunta:

  • Diversas obras e produções estão adotando novas e criativas soluções para filmagem. Filmes caseiros, dentro da lógica de isolamento social ou em cenários mais amplos e com menos pessoas são alguns exemplos;
  • Além disto vários outros formatos de produtos audiovisuais estão ganhando força. As animações e os desenhos, por exemplo, não param de bombar com uma produção mesmo que a distância;
  • Também dá para perceber que vários filmes e séries vão refletir o contexto atual da época que vivemos de diferentes formas. Diversos estudiosos de cinema já afirmaram que todas as épocas contam com produções que refletem o momento vivido. Faz sentido né?

Uma coisa bacana de se imaginar neste sentido é que, independentemente do que possa ocorrer no futuro, a prática de assistir filmes, vídeos e séries em família não vai voltar. Mesmo que não haja mais Blockbusters para ir ou locadoras para escolher títulos e isto seja feito em casa, o ritual de reunir todos em volta da TV irá seguir firme, forte e renovado.

A oportunidade de viajar no tempo

Parando para pensar sobre tudo isto, é difícil precisar por quanto tempo a última Blockbuster do mundo se manterá de pé. Mas enquanto ela seguir firme e forte, oferecendo este tipo de abertura para visitação, o mais importante é aproveitar a oportunidade.

E para você que está em isolamento longe de Oregon e não poderá viver esta aventura, não se preocupe. Afinal de contas, esta também pode ser uma tendência de visitação que, se der certo agora, poderá se manter no futuro. Vai que as vídeo-locadoras existentes ao redor do mundo virem museus abertos para visitação? Potencial para isso esses lugares com certeza tem.

Gostou das dicas? Veja mais dicas!

Presentes para quem vai viajar! Selecionamos os mais tecnológicos

 



Veja também!


Para ajudar a quem está em casa, separamos alguns dicas a mais! Veja abaixo!

Comente a série ou filme que mais gostou, mande foto e marque o @ajanelalaranja no instagram.

Veja mais dicas abaixo! 

O Canadá vai precisar de imigrantes depois da pandemia

Veja como ser mais produtivo trabalhando de casa!

Como morar fora depois da pandemia!

Está com as crianças em casa na quarentena, veja nossas dicas para melhorar a rotina de vocês!

Veja também como será viajar depois da Pandemía!

Conheça o Mundo sem sair de casa com esses 8 documentários

Gosta de futebol? Divirta-se e informe-se no Futeblog.com.br



Deixe seu Comentário

×Fechar