sábado, outubro 16, 2021
spot_img
HomeAmérica CentralVacina em Cuba? Turista vai poder tomar a vacina em Cuba

Vacina em Cuba? Turista vai poder tomar a vacina em Cuba

Pois é, você leu certo, vacina em Cuba. A nova campanha para atrair turistas, além das praias e pontos turísticos é o oferecimento de vacina para quem vai para Cuba. Em um vídeo turístico promocional, a ilha aparece vendendo-se com todas as suas vantagens turísticas.

Mas não é só isto, de quebra a propaganda mostra também a possibilidade de imunização para quem for visitar o lugar. É claro que, se comparar a outros lugares do mundo Cuba ainda tem uma taxa relativamente baixa de mortes e contágios de coronavírus. Só que mês passado o local bateu o recorde com 786 casos confirmados e já conta com 200 mortos.

Vacina em Cuba

Como funciona a vacina para quem vai para Cuba?

Bom, de forma geral o vídeo oferece a possibilidade de turistas de todos os lugares do mundo aproveitar a estadia na ilha. De quebra, eles poderão se vacinar caso queiram, uma vez que Cuba tem se vendido como uma potência médica, em vias de oferecer imunização definitiva.

Claro, Cuba é internacionalmente conhecida por sua medicina avançada. Assim, não é de se estranhar uma proposta desse tipo por parte do governo. Além disto, o vídeo da Telesur traz outros motivos para visitar o local, como por exemplo:

  • As belas praias do local;
  • Mojitos, um drink tradicional da ilha;
  • Cenas da ilha e alguns pontos turísticos.

O vídeo afirma, inclusive, que Cuba é o único lugar do mundo em conseguir uma vacina 100% eficaz contra o COVID-19. De acordo com suas informações, a vacina para quem vai para Cuba faz parte de um sofisticado trabalho, cujo resultado é o envio de vacinas para outros países como Índia e Irã.

Um outro lado não tão promissor

Mesmo com a campanha turística, os dados sobre o contágio e falecimentos na ilha causados pelo coronavírus continuam crescendo. Para piorar, algumas pessoas suspeitam que eles sejam apenas uma parte da realidade do país.

Desde o início da pandemia, Cuba teve um total de 22.614 casos, dos quais 4.668 estão ativos. E como boa parte do mundo, incluindo o Brasil, tem um pé atrás com a ilha, talvez essa seja uma propaganda que não funcione tão bem como deveria.

Seja como for, o local ficou fechado para a visitação de turistas até outubro do ano passado. Desde então tem havido uma abertura gradual e planejada de Cuba para pessoas que vem de fora. Agora cabe aos aventureiros de plantão decidir se aceitam a proposta de vacinas para quem vai para Cuba.

E se você for, o que tem lá além da vacina?

Bom, Cuba passou muito tempo com suas fronteiras fechadas. Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, o local investiu pesado em infraestrutura turística e hoje oferece várias opções super bacanas para quem vai até lá.

Se você estiver disposto a aderir a proposta de vacinas para quem vai para Cuba, separamos uma série de locais bacanas para dar uma conferida por lá.

vacina em Cuba

Praias caribenhas

É claro que essa é a atração principal que a ilha oferece para quem a visita (está inclusive no vídeo). A ilha conta com vários locais paradisíacos que contam com resorts e uma estrutura completa de descanso e visitação. Destaque para o Cayo Las Brujas, uma praia inteira gratuita com acesso para quem fica em Remedios. Ah, para entrar você precisa ter seu passaporte.

Havana

O centro histórico da ilha traz um roteiro único e bastante rico para seus visitantes. A parte mais história e tradicional, chamada de Havana Vieja, traz uma série de pontos turísticos, além de museu e memorial. Já o outro lado conta com uma infraestrutura melhor para hospedagens, bares e locais para comer e passar o tempo. Quando estiver por lá não perca locais como:

  • Plaza de la Revolucion, uma das maiores do mundo com 72 mil metros quadrados e vários pontos históricos e monumentos, além da torre memorial com 190 metros;
  • O calçadão El Malecón, que conta com vários pontos turísticos e uma rota cheia de locais para visitar. Só tome cuidado com os Jiteneros, pequenos golpistas que tentam te enganar com uma conversa mole sobre descontos em pontos turísticos;
  • Memorial do trem blindado, outro local histórico da ilha. Aqui há um memorial, um museu e o mausoléu de Che Guevara. Este centro histórico é imperdível.
linhao zhang oiHMpOha7QI unsplash

Trinidad

Esta é a cidade mais turística da ilha, onde a maioria das pessoas que visita Cuba vai. Além da rica tradição histórica e pontos diversos de visitação, o local também tem acesso ao mar do Caribe. Igrejas, construções e marcas de seu início em 1514 são apenas alguns dos locais que se destacam em Trinidad, que foi tombada como patrimônio histórico pela UNESCO.

Santiago de Cuba

Muitas pessoas que visitam o local podem ter a impressão de estar em um país totalmente diferente dentro da mesma ilha. É que esta segunda capital da ilha, localizada no oriente, conta com vários locais históricos pouco conhecidos para turistas, além de um outro lado da cultura cubana. Castelos, catedrais e quarteis são alguns pontos imperdíveis por lá.

cuba 75600 1280

Algumas dicas importantes para você

Na medida em que decidir preparar sua viagem para o país, tanto para visitação quanto para aproveitar a vacina para quem vai para Cuba, é importante se preparar. Há questões como preços, hospedagem, comida e logística. Por isto, considere o seguinte:

  • Praticamente tudo o que está dentro da ilha fica sob controle estatal. Isto acaba deixando os preços mais caros, embora o peso cubano não seja uma moeda com muita disparidade com relação ao real;
  • Muitas coisas se tornaram mais fáceis com relação a visitação e ao turismo por lá. Mas o local ainda tem muita burocracia e restrição para os turistas. Por isto é importante que você fique de olho ao que precisa para entrar lá;
  • Além de tudo ser feito com dinheiro, você também precisa ficar esperto com alguns detalhes. As idas de táxi precisam ser negociadas e pechinchadas, e muitas vezes é melhor pegar o transporte público como trem e ônibus, embora seja deficiente;
  • Quanto a hospedagem, muitos cubanos alugam cômodos de suas casas particulares para turistas. Além disto, hotéis, pousadas e resorts também são opções, mas tudo depende de seu planejamento financeiro;
  • Por fim, a questão da alimentação também é muito importante para ser analisada. Os paladares, pequenos negócios familiares são os locais mais acessíveis para comer, principalmente longe dos pontos turísticos. Padarias também são ótimas opções.

É claro que todos esses detalhes serão avaliados por você antes de partir em sua aventura. Mas não se esqueça de considerar tudo isto com muita atenção para aproveitar a sua viagem e não correr riscos para o bolso.

E a vacina para quem vai para Cuba?

Pelo que se sabe até agora sobre a oferta oferecida pelo governo para os turistas segue a mesma lógica de imunização para os cidadãos de lá. Os serviços de saúde na ilha são gratuitos e podem ser acessados em seus centros cubanos.

E conforme o diretor do Instituto Finlay de Vacinas, Vicente Vérez, ao longo de 2021 serão produzidas 100 milhões de unidades do imunizante. Em tese isto é o suficiente tanto para a população cubana de 11,3 milhões de pessoas, quanto para exportar e vacinar turistas.

É claro que essa tática para atrair turistas para a ilha tem dividido opiniões por lá. Enquanto muitas pessoas acreditam que essa pode ser uma solução para a economia local, outras estão desconfiadas sobre os resultados dessa ação. Seja como for a proposta foi feita, você aceitaria?

Veja como viver viajando, como é viver como nômade digital!

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares