Valle Nevado com criança, veja como foi nossa viagem

O que você acha de ir para o Valle Nevado com as crianças? Ficou na dúvida? Será que é possível, seguro e será que vão aproveitar? Será que é fácil aprender a esquiar?

Pensando em responder essas e outras dúvidas, decidi escrever esse post.
Para ficar melhor eu testei tudo isso! Viajei com minha filha de 4 anos para o Valle Nevado e vou te contar como foi.

Tudo começa antes da viagem. Não dá para enfrentar o frio sem roupas próprias. Pensei várias vezes na importância que tem esse primeiro contato com a neve.  Já pensou se a experiência no Valle Nevado não for boa? Toda vez que a família quiser ir se divertir na neve aquela experiência frustrada virá na lembrança.

Então eu tentei pensar em tudo. Claro que não é economicamente viável comprar roupas especiais de esqui para uma criança que cresce super rápido, mas aquelas roupas chamadas de térmicas ou segunda pele, luvas, gorro e um casacão eu comprei.

Depois das compras e de arrumar uma mala enorme só para ela, chegou o dia da viagem para o Chile. Uma parada de 2 dias em Santiago foi providencial para dar aquela descansada do vôo, curtir uma vinícola e um pouco da cidade para então enfrentar os 60 kms de curvas até o resort do Valle Nevado.

VALLE NEVADO
Nossas dicas começam aqui.

Se você for com criança com menos de 5 anos, vale a pena aproveitar as lojas de Santiago para alugar a roupa para esquiar. Não digo isso só pelo preço, mas pela variedade e principalmente opção de tamanhos.  Não dá para correr o risco de chegar lá em cima e não ter o tamanho que seu filho usa.
Outra coisa, óculos e gorro tem que comprar!

Caminho! O caminho entre Santiago e o Valle Nevado é sinuoso com um “cotovelo” atrás do outro. Lembre-se que está subindo para mais de 3.000 metros de altitude. Não poderia ser muito diferente. No meu caso, estava nevando muito então fomos bem devagar, o que fez nossa viagem demorar mais do que o dobro do normal, mas também fez com que ninguém tivesse problemas com enjôo, nem a pequena Vitória que dormiu pouco mais e uma hora das 3 horas e meia que levamos para subir.

VALLE NEVADO

Momento mágico número 1. A Vitória acorda pouco antes do meio do caminho. Abre os olhos e a paisagem estava completamente branca, com a neve caindo intensamente.
Aquele olhar de surpresa eu não vou esquecer tão cedo. Nem o “Pai, tá nevando?”

Com a dificuldade do caminho, alguns motoristas atolaram e o da nossa van parava para ajudar. Na primeira vez que isso aconteceu e que a Vitória já tinha acordado, nós descemos da van para curtir a neve. Quem aguenta esperar chegar lá em cima! Os primeiros contatos foram deliciosos. Pega a neve com a mão, percebe como é gelada, bota neve na boca, na cupeta, verifica a consistência e vê que ela vira água. E claro tira um monte de foto! Um barato!!

VALLE NEVADO

Com a distração da neve e a animação jornalistas que estavam no nosso grupo, o resto da subida até que passou rápido. Até “É o Tchan” rolou na nossa van.

Chegando ao Valle Nevado, fizemos  nosso check-in e fomos conhecer nossa suíte no Hotel Valle Nevado.

Vou falar um pouco do complexo do Valle Nevado, para quem ainda não foi poder entender. São três hotéis, cada um de uma categoria.

HOTEL VALLE NEVADO é mais sofisticado, com quartos grandes e uma espécie de ante-sala com armário para quem quer guardar o equipamento de esqui. É melhor opção para ir com a família. As vantagens de ficar no Valle Nevado não param no quarto. É possível sair esquiando de dentro dele. Não é exagero não. Veja as imagens do quarto!

VALLE NEVADO

VALLE NEVADO
O HOTEL PUERTA DEL SOL o que considero um bom custo benefício para quem vai com a família. Tem acesso à piscina aquecida, que é descoberta é para quem tem coragem de sair da água quente e pisar na neve. Além de estar bem petinho das pistas também.

E o HOTEL TRES PUNTAS que indico para a galera. Se você juntar um grupo para esquiar, der mais importância ao preço e estiver pensando em ficar vários dias, o Três Puntas é a opção.

Agora que você já conhece as opções de hospedagem do complexo, volto a contar minha experiência.

Depois do check-in e uma rápida passada na nossa suíte, fomos comer no Don Giovani que é um restaurante italiano.

Minha dica para o Don Giovani é a seguinte. Se você for com criança, não deixe para hora que elas estiverem com muita fome. Os pratos são saborosos, mas demoram para chegar. A Vitória gostou do ceviche que eu pedi de entrada para mim e ficou fã do espaguete com molho de tomate. É uma opção interessante para os pequenos.

Já era tarde quando acabamos de almoçar, mas a curiosidade de quem acaba de chegar falou mais alto. Demos uma boa andada pelo hotel, um pouco por fora e visitamos algumas lojas antes de voltar ao quarto.

À noite jantamos no que eu considero o melhor restaurante do Valle. O La Fourchette. Um cardápio sofisticado, com  uma carta de vinhos para atender ao hóspede mais exigente.

Ceviche

Depois de comermos muito bem, fomos dormir na expectativa de esquiar no dia seguinte.
Separei as roupas para o dia seguinte, a idéia foi ir para o café quase pronto para descer, alugar as roupas e já pegar a novíssima gôndola fechada para chegar onde faríamos a aula de snowboard.

Foi isso que rolou. Café bem reforçado, fomos escolher as roupas para a aula.

Algumas lembranças dessa parte. Escolha com calma a sua roupa, não esqueça de fechar a parte debaixo das calças, que fica no tornozelo e evita que a neve entre. O pessoal de lá vai te ajudar a colocar e fechar uma das botas, a segunda você mesmo faz.  Eles medem e te ajudam com o tamanho das botas e da prancha no caso de snowboard.

Chegou a grande hora. Momento mágico número 2: fomos para a neve pegar a novíssima gôndola do Valle Nevado. Com aquilo tudo de roupa, foi a hora de se virar para pegar a câmera e fazer um monte de cliques lá de cima.

VALLE NEVADO

VALLE NEVADO

Fiquei com a Vitória na escolinha que é um espaço equipado fechado e quentinho, para crianças a partir de 4 anos que fica lá no meio das pistas. Ficamos um tempo esperando uma professora para a primeira aula da Vitória. Nesse tempo a Vitória coloriu um desenho que uma das monitoras deu. Minha sugestão é não deixar os pequenos lá sozinhos na primeira vez. É tudo diferente, lingua, temperatura, cultura, etc… Fique com ele pelo menos no primeiro dia. Depois que estiver acostumado, vá esquiar mais tranquilo!

VALLE NEVADO

VALLE NEVADO
Momento mágico 3: A Vi foi para a neve de snowboard com a professora para fazer sua primeira aula particular. Ela acabou testando o novo sistema de ensino chamado de “learn to ride center”. A professora ficou de mãos dadas com ela até ela ficar confiante e deslizar um pouco sozinha. Uns 25 minutos de aula e a Vi já mostrava evolução. Ela desceu diversas vezes com a professora e subia na esteira e assim foi o primeiro contato com o snowboard. Repare nas imagens que a inclinação é bem “light” e os brinquedos no meio da pista ajudam no aprendizado e controle do snowboard.
VALLE NEVADO

VALLE NEVADO

VALLE NEVADO
O fim do dia no Valle Nevado é uma festa no Bar Lounge, o lugar que eu particularmente mais gostei dentro do complexo. É lá que todo mundo se encontra, se esquenta na lareira, toma uma cerveja, um chocolate quente e “conta vantagem” sobre o dia de esqui. Uma delícia!

VALLE NEVADO
Se você quiser esticar um pouco mais no Bar Louge, os pequenos podem ficar no Kids Zone que fica no Puerta del Sol, mas se as crianças forem pequenas, algum adulto deve ficar junto. A entrada e saída são livres e não há controle. A Vitória curtiu desenhar assistindo desenho com uma das monitoras e vi muita criança maior aproveitando o espaço da Sony com video games.

VALLE NEVADO

VALLE NEVADO
Uma outra opção para os pequenos entre 4 e 7 anos é a chamada Guarderia, com mais controle e mais brinquedos. É uma opção quentinha para os pequenos se divertirem. Quando eu passei lá tinha muitas mães com menores de 4 anos brincando.

VALLE NEVADO

O jantar desse dia foi no Mirador del Plomo, que é mais descontraído que o La Fourchette, mais iluminado e com buffet caprichado. Se você for com um grupo de amigos, essa opção é excelente!

No outro dia, mais snowboard! Saímos direto do Hotel Valle Nevado para a pista ali ao lado. A Vi teve aula pertinho do hotel e eu também fui nessa por isso não fiz muita foto.

Nosso equipamento ficou guardado numa sala bem ao lado da recepção do hotel. Isso facilita a vida porque não precisa levar tudo para o quarto. Quando você quer esquiar, o equipamento já fica ao lado da saída para a pista.

Tenho que comentar do Slalon, que é um fastfood na “boca” da pista. Uma opção super rápida e prática para quem não quer perder nenhum minuto de esqui.

VALLE NEVADO

Para fechar a viagem, acompanhamos a abertura da temporada. Os professores vem de cima da montanha com tochas acesas fazendo um espetáculo incrível. Olha!

VALLE NEVADO

A Vitória curtiu muito nossos dias no Valle Nevado. Para você ver como as crianças aprendem fácil, ao final do primeiro dia, a Vitória já contava para a mãe, por Skype, que só caiu duas vezes no snowboard… com a naturalidade de quem esquia todos os dias…

Acho que consegui contar bastante dos nossos dias no Valle Nevado, as opções de restaurantes e hotéis. Espero ter ajudado a você que está pensando em se divertir na neve a entender mais esse destino.

E lembre-se que dá para levar os filhos, é só planejar direitinho!

Valle Nevado

Marcio viajou para o Chile a convite da assessoria de imprensa do Valle Nevado. Se tiver alguma dúvida, mande um email para contato@ajanelalaranja.com



3 comments

  1. rosa maria azoubel 25 julho, 2013 at 22:06 Responder

    Fui ao vale Nevado, com meu marido, filhos, noras e 4 netos de 2 anos até 11 anos e foi muito bom. Eles se divertiram e curtiram a valer, bem como os adultos. Tendo paciencia e muito geito, as crianças não são impecilhos.

    • ajanelalaranja 31 julho, 2013 at 11:51 Responder

      Oi Andreia, quem fez o transporte foi a http://www.turistik.cl/?lang=pt

      Mas agora o Valle Nevado está com uma promoção com transfer e aluguel de roupa. Olha só a notícia que eu recebi.

      Os turistas que desembarcam no Chile pelo Aeroporto Internacional de Santiago também podem participar de uma promoção exclusiva do Valle Nevado Ski Resort. Todos podem ganhar o transporte ida e volta do aeroporto até o valle Nevado e aluguel grátis de equipamentos. A promoção é válida para as reservas nos hotéis Valle Nevado e Puerta del Sol de no mínimo 7 noites, entre 02 e 16 de agosto de 2013. Os equipamentos para esqui ou snowboard da promoção são os da categoria Normal (bastões e botas para o esqui e pranchas e botas para o snowboard).

      Outra novidade do Valle Nevado para esta temporada é a promoção de 40% de desconto no ski pass para quem se hospedar nos apartamentos do edifício Valle de los Condores. Quem realizar reservas para até o dia 27 de Setembro pagará uma diária a partir de US$ 468. Na hospedagem estão inclusos os serviços de limpeza.

Deixe seu Comentário

×Fechar