Veneza – Passeio de gôndola

207
30

Atualizado em 05/04/2013

Como o destino da vez é Veneza, não posso deixar de falar das gôndolas. Pensei em fazer um post informativo, contando a história das gôndolas e gondoleiros, etc…. Mas toda vez que eu pensava nisso uma pergunta vinha à minha cabeça. Começo com ela!  Vale a pena fazer o passeio de gôndola em Veneza?

Você vai decidir depois de conhecer um pouco mais da história.

Pelo o que andei lendo, há registros de gôndolas há mais de mil anos na região de Veneza, mas foi no século XV que alguns artistas as representaram visualmente. Em 1562 uma lei determinou que todas fossem pretas e a maioria ainda a segue.

Algumas curiosidades:

As gôndolas não são simétricas, elas são bem tortas para o lado, e o gondoleiro rema apenas de um lado. A gôndola mantém o equilíbrio por causa do peso do gondoleiro.

O ofício de gondoleiro é passado de pai para filho. Só pode ser gondoleiro quem é dessas famílias. Ah, e ainda é uma profissão exclusiva para homens. Parece que só agora em pleno século XXI, existe uma mulher gondoleira.

Para vocês entenderem porque eu fiz a pergunta tenho contar quanto custa passear por 45 minutos de gôndola pelos canais da cidade. A bagatela de 100 euros para o casal de dia. Isso é uma média, uma tabela que nem sempre é seguida.
Geralmente depois das 20hs o valor aumenta para 125 euros.

Outro fator de aumento do preço é se a cidade tiver cheia de americanos e japoneses. Eles pagam qualquer preço pelo passeio e inflacionam o mercado.

Se estiver loucamente apaixonado e quiser impressionar a pessoa amada, procure por um gondoleiro-cantor. É isso mesmo.

Também é possivel conhecer Veneza pelos canais a bordo de uma luxuosa gondola e curtir uma música especial. Mas isso custa 200 euros.
Ah, não é legal o passeio de gôndola passar pelo Canal Grande. É menos charmoso, tem muitos outros barcos e balança muito.

Bom, agora é ver algumas imagens e esperar a sua opinião. Encarava ou não o passeio de gôndola???

Aproveite nossas dicas de Onde ficar em Veneza!
O hotel é novo e moderno. Com belo design a decoração chama atenção. Pensado nos mínimos detalhes do hotel é de extremo bom gosto, criando um ambiente agradável e aconchegante.
Muito bem  localização, com taxi para na porta. As suítes são modernas e com decoração bem cuidada. O serviço é atencioso. Uma boa opção para casais.
O Hotel é um antigo convento e tem jardins bem-cuidados e quartos com design moderno.


30 comments

  1. Claudia Pimenta 20 dezembro, 2008 at 01:48 Responder

    oi marcio! eu preferi andar nos vaporetti… mesmo comemorando aniversário de casamento, o preço me pareceu caro demais! pegando o vaporetto 1, vc conhece todo o lindo percurso do grande canal e vê aquele cenário de filme, se sentindo um veneziano… eu amei!!! abs!

  2. Marcio Nel Cimatti 20 dezembro, 2008 at 11:41 Responder

    Claudia,

    É por isso que eu decidi perguntar. Existem outras opções além das gôndolas. Vamos ver quem prefere o que.

    Bjão!

  3. Margarida Nobre 20 dezembro, 2008 at 15:09 Responder

    Marcio

    Eu adoro Veneza,mas na verdade ainda não tive coragem de pagar esse preço para fazer o passeio de gôndola…nem mesmo para impressionar a pessoa amada!
    O vaporeto também resolve quando o objectivo é passear nos canais e além disso andar a pé em Veneza também é super romântico!
    As fotos estão optimas como sempre e gostei de saber a história das gôndolas e dos gondoleiros!
    Coloquei o link para o seu Blog lá no meu!

    Bjs

  4. Allan Robert P. J. 21 dezembro, 2008 at 07:02 Responder

    Márcio,

    Houve um tempo em que as gôndolas eram o meio de transporte mais utilizado em Veneza. Hoje a tradição resiste apenas para o turismo. Para os habitantes, o passeio de gôndola é pagação de mico. E, não. Não existe ainda uma gondoleira mulher, apesar de ter feito o curso e ter superado todos os exames, nas três tentativas de conseguir a licença foi-lhe negado. A candidata entrou com uma ação na Corte Européia, mas a licença é emitida por uma entidade local que existe… Bem, há muito tempo.

  5. Freackly 21 dezembro, 2008 at 19:08 Responder

    Não, muito caro, hehe. Mas muito interessante o seu post: não sabia nada sobre gôndolas. Mas não há outros meios de se passear por Veneza?! E não sobe um mau cheiro das construções? Veneza sempre me passou ser uma cidade fedida! hehe, tira um pouco o romantismo…
    Fre

  6. DO 22 dezembro, 2008 at 06:40 Responder

    Apesar de querer muito ter andado nelas,eu achei muuito caro o passeio,Marcio. E olha que eu nem estava com quem eu gostava,rss

    Otima semana!

  7. Patricia de Camargo 22 dezembro, 2008 at 08:15 Responder

    Marcio obrigada pela tua visita lá no Artetropia! Sempre te visito, porque teu blog anima meus olhos!
    Beijos e Feliz Natal

  8. Marcio Nel Cimatti 22 dezembro, 2008 at 17:41 Responder

    oi Margarida, era isso que eu queria saber.
    Quem aproveitou o vaporeto e quem pagou mesmo a gôndola.
    As nossas opiniões ajudam a quem vai pra Veneza decidir qual passeio fazer.

    Valeu!

    Bjo!

  9. Karla Gê 22 dezembro, 2008 at 20:49 Responder

    Obrigada pelo comentário no meu blog! Nem sei como vc chegou a ele…rs…sim, eu vi a decoração da agência do banco Real na Paulista! Linda demais!
    Ah, as gôndolas de Veneza…por mais brega q seja, jamais deixarei de dar um passeio numa gôndola qdo estiver lá! Afinal, gôndola só tem em Veneza, né! Amei seu post!
    Beijo gde

  10. DO 23 dezembro, 2008 at 07:12 Responder

    QUE CADA HOMEM DESCUBRA NO SEU SEMELHANTE UM COMPANHEIRO.
    EM CADA COMPANHEIRO UM AMIGO.
    EM CADA AMIGO UM IRMÃO.

    FELIZ NATAL !!!

    Abração,MARCIO!!

  11. Dentro da Bota 23 dezembro, 2008 at 12:02 Responder

    *•☆•*¸.•*☆.•*☆*•☆•*¸.•*☆.•*☆.•*☆

    Ola!!!
    Um Otimo Natal…
    E um maravilhoso 2009!!!!

    Buon Natale..
    e Felice 2009!!!!

    Gioconda…

    *•☆•*¸.•*☆.•*☆*•☆•*¸.•*☆.•*☆.•*☆

  12. Deise Furtado 23 dezembro, 2008 at 13:44 Responder

    Boa tarde.
    Trabalho em uma assessoria de comunicação em Blumenau/SC que presta serviço para a Costa Verde & Mar (região turística localizada no litoral norte do estado). Gostaríamos de ter um e-mail seu para podermos enviar sugestões de textos para seu blog.
    Se interessar você também pode ter mais informações sobre essa região pelo http://www.costaverdeemar.com.br ou http://www.costaverdemar.wordpress.com

    Segue meu e-mail para enviar seu contato se for possível.

    atendimento@oficinadaspalavras.com

    Desde já agradeço
    Deise Furtado
    Oficina das palavras Comunicação
    (47)3322-0545

  13. vila 2 janeiro, 2009 at 11:40 Responder

    Olá, Márcio.

    Já acompanho seu blog há um bom tempo, e me foi de enorme UTILIDADE para a viagem que fiz com minha noiva pela Europa com minha noiva.

    Sobre as gôndolas de Veneza, eu não fazia muita questão de passar por esta experiência, mas como durante o planejamento da viagem minha noiva já “batera o pé”, nos programamos antes, para desembolsar estes €100,00….

    O que eu posso recomendar é que tente pegar as gôndolas um pouco antes de anoitecer, pois o numero de turistas na cidade jah diminuiu (turistas que foram passar apenas o dia em Veneza), e o passeio ainda não pode ser cobrado como “noturno”.

    Nós conseguimos acertar com o gondoleiro, que estava bem proximo a ponte de rialto um passeio de 30 minutos, por €75,00…. acredito que foi uma boa negociação….

    Quanto aos gondoleiros cantores, é realmente bem bacana…. e caro… as mulheres não resistem.. risos.. mas vc pode acabar dando a sorte de curzar com um destes gondoleiros no caminho… e aproveitar a cantoria sem pagar nada a amais.. risos…

    Parabens pelo blog.. e espero ter ajudado um pouquinho..

    Grande Abraço e feliz 2009!!!!

  14. Marcio Nel Cimatti 3 janeiro, 2009 at 13:02 Responder

    Oi Vila, que ótimo que deixou seu comentário aqui com valores e tudo. Ajuda muito quem está decidindo pelo destino e pelo passeio.

    Fique a vontade para participar mais!!

    Abs!!

    Marcio

  15. Anonymous 21 março, 2009 at 00:24 Responder

    Oi para todos!em Agosto de 2008 viagei para Italia, visitei Veneza que era sonho antigo…eu sempre soube o valor e fui disposta a pagar pelo meu sonho! mas é dificel vc tirar do bolso o nosso tão suado Real!!dei varias voltas em torno do “estacionamento”das gosdolas, namorei elas por 2 dias, tirei fotos lindas, tomei coragem e fiz uma oferta a um gondoleiro, ele foi com a minha cara e me presenteou com um passeio “di gratis”!!!!! não paguei niente! no final do passeio ele pediu um beijo! tutti buona gente!!!bjs. boa viagem!

  16. Marcelo Batalha 14 maio, 2009 at 19:17 Responder

    Márcio,

    Seu blog é uma excelente ajuda para quem está planejando uma viagem! Eu chegarei em Veneza em 16/05 e estava aqui no hotel pensando se valeria ou não a pena pagar o passeio de gôndula. As dicas e comentários do pessoal aqui no blog ajudaram bastante.

    Vou ver se consigo uma negociação boa e depois compartilho com vcs.

    Um forte abraço a todos.

  17. Marcio Nel Cimatti 14 maio, 2009 at 20:28 Responder

    Marcelo,

    Que bom que o blog ajudou!! Vamos esperar sua aventura de negociar com os gondoleiros!

    Abração e boa viagem!

    Marcio

  18. Claudia 17 maio, 2009 at 18:05 Responder

    Oi Márcio!! Fui a Veneza no ano passado, e andei de gôndola. Na verdade existem gôndolas que levam até 6 pessoas, e que podem dividir o preço cobrado. Então, o passeio ficou por E35 para mim e minha mãe. Acho que tradição é tradição!! Tem que fazer pelo menos uma vez na vida para poder dar opinião. Agora, se eu retornar a Veneza não passeio mais de gôndola não, já vi como é!!! Para mim valeu a pena!! O sorriso da minha mãe nas fotos também diz tudo. Ela adorou!!
    Beijos Claudia

  19. Thereza Paes 28 maio, 2009 at 21:49 Responder

    oi…tudo bem?
    vou a Veneza em Julho, mas como é alta estaçao, preferi me hospedagem no Lido di Jesolo, pq o quarto tem banheiro privativo, em Veneza eram carissimos, e pq tem praia privativa, vou pegar vaporetto e passar o dia em Veneza e dps curtir uma prainha…achei bem legal a escolha! E nossa…bom saber que é caro assim passear de gondola…mas acho que vou ter que fazer…primeira vez né!
    obrigada pelas dicas

  20. Marcio Nel Cimatti 28 maio, 2009 at 23:17 Responder

    Thereza,

    pode ser uma bela opção, não deixe de nos contar o que achou quando voltar.

    O negócio da gôndola eu postei pra isso mesmo. Cada um dá a sua opinião e quem vai viajar decide o que é melhor!!

    Bjo e ótima viagem!!

  21. Anne e 8 setembro, 2009 at 00:00 Responder

    Hum… ir a Veneza e não andar de gôndola é como ir ao Rio e não visitar o Cristo Redentor.. Pagaria o preço sim.. tem coisas na vida que ou fazemos ou não fazemos e jamais saberemos o verdadeiro significado.. e uma dela é andar de gôndola em Veneza.. TUDO!!!

  22. Carla Obrist 4 outubro, 2011 at 00:52 Responder

    Adoreii o post!
    Até então não sabia nada sobre gôndolas ..
    vale a pena pagar o preço que for para andar nelas,afinal apenas uma vez estarei com a pessoa que amo é muito romântico e com cantor então… nada se compara !!!!!!

    Carla Obrist
    fortaleza – Ce

  23. Maria Lúcia Poença Martins 19 fevereiro, 2012 at 16:14 Responder

    Vou para a Itália, visitarei veneza,Florença e Roma.Não fazer o passeio de gôndola em Veneza acho que é o mesmo que ir para Paris e não visitar a Torre Eifel. 100 euros é caro, mas pretendo gastar isso se necessário.Como a Itália está em crise,talvez “pechinchar” resolva.

Deixe seu Comentário

×Fechar