Faça uma viagem musical pelo mundo. Pegue os fones de ouvido!

211
0

Faça uma viagem musical pelo mundo. Pegue os fones de ouvido! Enquanto os problemas com relação ao coronavírus continuam em todo o planeta, pelo menos o mundo online salva. E já que você está por aqui, hoje temos uma ótima sugestão para conhecer diversos lugares do mundo sair de casa: pela música.

Por isto hoje é dia de pegar seus fones de ouvido e fazer uma viagem por diversos países por meio de seus estilos musicais mais conhecidos. Preparado? Então partiu para esta aventura.

viagem musical

As maravilhas da cultura musical

Enquanto você pode estar cansado de ouvir que o Brasil é o país do samba, saiba que diversos locais ao redor do mundo também são caracterizados por seus estilos musicais. O fato é que a cultura de um local está diretamente ligada à sua música:

  • Desde a Idade Média diferentes tipos de música faziam parte da vida das pessoas. Havia sons de louvor, melodias alegres para festas e até mesmo baterias e percussões para guiar o som da guerra;
  • Com o passar do tempo, os estilos foram ficando mais refinados, sobretudo com o surgimento dos bailes e da música clássica;
  • A trajetória foi longa até os dias de hoje. Mas se engana quem pensa que a música se resume apenas aos estilos mais populares.

Depois desta breve explicação, vamos para o que interessa. Separamos a seguir alguns países com os estilos musicais mais marcantes e populares para sua viagem.

Viagem musical – Estados Unidos

A terra do Tio Sam é conhecida por uma grande mistura de etnias e ideias. E se hoje o local é considerado o berço de estilos como o Rock’n Roll, o Rap e o Hip Hop, saiba que há muito mais coisas importantes que surgiram por lá.

No final do século XIX, por exemplo, a região de New Orleans começou a contar com um estilo musical único, que posteriormente veio a ser conhecido como Jazz. Além disto, no mesmo período, na região do Mississippi, alguns artistas começavam a criar outro gênero extremamente marcante, que ficou conhecido como o Blues. Isto sem contar o Country, outro estilo que fez história por lá.

Viagem musical – Irlanda

Nossa próxima parada é em um dos berços do que veio a ser conhecido como o Folk. A Irlanda sempre foi um país de muita alegria e muitas histórias, que acabaram sendo cantadas por vários artistas locais acompanhadas de violinos, flautas, gaitas e violões, entre outros.

Essa mistura também resultou na chamada Celtic Music, que tem variações em países vizinhos como na Escócia, com gaitas de fole. Sem dúvida vale a pena dar uma conferida nestes estilos.

Viagem musical – Inglaterra

De um ponto da Europa para outro, é hora de conhecer um pouco mais da história musical da terra dos Beatles. Só que além do quarteto de Liverpool, que foi um dos precursores do Pop Rock, o local também foi a origem de vários gêneros super interessantes e ouvidos no mundo todo.

Entre eles estão o Heavy Metal, criado pelo Black Sabbath, e o Hard Rock, criado pelo Led Zeppelin. O local tem uma identidade musical tão única que grande parte de suas bandas são caracterizadas por um estilo musical único, conhecido como Britpop.

Viagem musical – Jamaica

É claro que não pode faltar nesta lista a terra natal de um dos músicos mais influentes de todos os tempos: Bob Marley. Graças a sua criatividade, o artista criou o chamado Raggae, que se tornou um verdadeiro fenômeno em todo o mundo. Mas além do principal gênero pelo qual o país é conhecido, há vários outros estilos musicais que foram concebidos em suas terras. Entre eles se destacam o Mento, o Ska e o Rocksteady. Se você desconhece estes tipos de música, que tal dar uma pesquisada e se surpreender positivamente?

Veja no vídeo abaixo quando eu fui para Jamaica conhecer um super resort e fui até a casa do Bob Marley que virou  um museu. 

Viagem musical – Austrália

Saindo do âmbito de país e indo para proporções continentais, é impossível não mencionar a Austrália e sua contribuição musical para o mundo. É claro que uma das principais é a chamada Surf Music, criada por bandas como Midnight Oil e Australian Crawl. Mas o mais bacana é que além deste emblemático gênero, o local também possui um estilo muito peculiar de música folclórica. Chamado de Didgeridoo, este estilo tem uma sonoridade única, sobretudo pela presença de instrumentos de sopro dos aborígenes.

Locais com estilos únicos para você

A próxima parada desta viagem musical agora vai se concentrar em locais que são mundialmente conhecidos por seus estilos musicais. Mas não se deixe enganar, não se tratam apenas de locais com um gênero, mas sim com uma verdadeira identidade musical com base nas sonoridades que criaram. Bacana não?  Agora vamos nessa.

Argentina

Parando na terra dos Hermanos, é impossível não falar do Tango. Um estilo de dança quente, romântico e único, que conquistou o mundo todo. O gênero, portanto, é caracterizado por instrumentos como gaitas e batidas que exigem grande harmonia e coordenação para serem dançadas em casal. Um ritmo apaixonado que ao ser escutado te levará direto para o país.

Tango em Buenos Aires, descubra o melhor show

México

Você já ouviu falar em Mariachi? Mesmo que não, com certeza você já ouviu a famosa música “La Cucaracha”. Este hit faz parte desse estilo musical super tradicional lá por aquelas bandas. Acompanhados de muitos violões, trompetes e violinos, esse gênero embala diversos tipos de cerimônias e atividades no país, sejam alegres ou tristes. Além disto, há vários restaurantes mexicanos típicos com músicos contratados para tocar este ritmo.

Itália

Agora é hora de falar de um estilo festivo e alegre: a Tarantela. Se você nunca ouviu falar, as músicas italianas típicas, com grandes cantorias e instrumentos como tamborins e castanholas fazem parte do gênero. A forma de dançar este gênero também é única: o grupo de dançarinos abre um círculo, roda no sentido horário com chutes no espaço do meio acelerando conforme o ritmo também acelera. Dança-la é um verdadeiro desafio não é mesmo?

Alemanha

Tudo bem, foi na capital Berlim que o estilo chamado Música Eletrônica foi criado. Mas o que o torna o país internacionalmente conhecido em âmbito musical é o gênero chamado de Música Folclórica. Também conhecido como Música de Bandinhas, esse ritmo é muito popular em festas, com melodias acompanhadas por diversos instrumentos de sopro. Em qualquer edição da Oktoberfest músicos deste estilo musical são presença confirmada.

Japão

As músicas instrumentais japonesas, são bastante diferentes do estilo musical e tem diversos tipos de nomes. Min’yō e Okinawana são alguns dos gêneros mais conhecidos da terra do sol nascente, marcados por instrumentos únicos e melodias peculiares. Assim, com uma rápida pesquisa você também encontra incríveis resultados do uso de instrumentos típicos do Japão em estilos diversos, como o Taiko e o Shamisen.

Índia

Se você já viu algum filme de Bollywood, sabe o potencial da Índia de criar incríveis melodias com sua música local. Acompanhada por vocais, palmas e flautas, o país possui diversos gêneros dançantes partes da Música Clássica Indiana. Outro destaque para a música do país é a presença da cítara, muito utilizada em melodias mais espirituais e que acabaram conquistando o mundo graças a diversos artistas famosos, inclusive George Harrisson dos Beatles.

viagem musical

Hora de relaxar e embarcar nesta viagem

Enquanto não rolam fazer paradas em diferentes países, o melhor é optar por uma seleção sonora com uma ou mais dicas desta lista. É claro que muitos gêneros e estilos acabaram ficando de fora. Mas para resolver este problema, separamos alguns conselhos super bacanas:

  • Procure em aplicativos de música, como o Spotfy, os gêneros que mais tem interesse em ouvir e conhecer. Em seguida, pesquise artistas relacionados e veja como são suas influências dentro do cenário musical;
  • Outra dica interessante é fazer buscas sobre o seu instrumento musical favorito. Vale tudo, de piano a gaita de boca. Existem estilos musicais e artistas super importantes que são mais conhecidos por aquilo que tocam;
  • Por fim, há um portal muito bacana chamado Music Map, que reúne os mais diversos tipos de informação sobre artistas e gêneros musicais do mundo todo. Caso tenha um tempinho, que tal dar uma passadinha por lá?

Para qualquer pessoa, a música está ligada com os momentos mais importantes da vida, sejam bons ou ruins. Então imagine só para um país ou um continente? Estas são apenas algumas sugestões para você pesquisar e se maravilhar com esta arte única.

viagem musical

Viajar o mundo sem sair do lugar

Ouvir uma boa música traz inúmeros benefícios para sua saúde, relaxa e ajuda a aliviar o estresse do dia a dia. Em uma época difícil como a que estamos vivendo hoje, contar com um dispositivo móvel capaz de rodar seus hits favoritos é uma ótima forma de viver mais e melhor.

Portanto, que tal aproveitar sua próxima pausa para viajar pelos estilos musicais do mundo com o seu fone de ouvido?

Esta tour sonora sem sair de casa com certeza vai trazer muitas coisas boas para você, entre lembranças e descobertas de gêneros que podem acabar se tornando os seus favoritos. Aproveite o acesso cada vez mais facilitado a músicas de todo o mundo e ouça tudo o que rola em países que você já conhece ou sempre quis conhecer.

Veja mais dicas!

Turismo gastronômico, desvendamos as tendências

 



Veja também!


https://www.ajanelalaranja.com/cenarios-de-novela.html
 

Para ajudar a quem está em casa, separamos alguns dicas a mais! Veja abaixo!

Comente a série ou filme que mais gostou, mande foto e marque o @ajanelalaranja no instagram.

Veja mais dicas abaixo! 

O Canadá vai precisar de imigrantes depois da pandemia

Veja como ser mais produtivo trabalhando de casa!

Como morar fora depois da pandemia!

Está com as crianças em casa na quarentena, veja nossas dicas para melhorar a rotina de vocês!

Veja também como será viajar depois da Pandemía!

Conheça o Mundo sem sair de casa com esses 8 documentários

Gosta de futebol? Divirta-se e informe-se no Futeblog.com.br



Deixe seu Comentário

×Fechar