Com que carro viajaremos no futuro?

94
1

Atualizado em 01/05/2013

A Ford convidou um grupo de blogueiros para conhecer sua sede em Detroit e ver as novidades do Salão do Automóvel. Eu fui o blogueiro de viagem convidado.
 Nossa primeira parada em Detroit foi na sede da Ford. Mais precisamente na fábrica chamada Rouge Factory.

Lá conhecemos de perto o Fusion Hybrid e vimos como é a tecnologia empregada para que o veículo funcione com duas fontes de energia.
Tiramos dúvidas sobre as questões de sustentabilidade e o que a Ford vem fazendo nesse campo.

Como eu imaginava não será tão simples mudar direto do carro que utiliza Etanol e Gasolina para o veículo totalmente elétrico.
 Não vamos sair viajando de carro elétrico tão cedo. A autonomia, a demora na recarga e próprio preço dos carros ainda dificultam essa transição.

A tendência que pude comprovar nessa visita à fábrica da Ford, e depois confirmar no Salão do Automóvel de Detroit, é a forte chegada ao mercado dos modelos híbridos.

Esses carros tem bateria e podem ser carregados a noite na garagem e na tomada comum. Bacana, né? 
A autonomia varia de modelo para modelo, mas geralmente atende a distância percorrida dentro das cidades. Já se você somar as fontes de energia dá para viajar tranquilo por mais de 900 kms. Outra coisa legal é que o carro recarrega a bateria quando o breque é acionado.

Veja os engenheiros da Ford nos explicando os detalhes do Fusion.

Engenheiros da Ford

Plug In Hybrid Ford

Saímos de lá e fomos conhecer o simulador Virttex, um super simulador que custa 7 milhões de dólares e tem como principal função fazer estudos sobre a segurança ao dirigir. O Virttex usa toda sua estrutura para reproduzir exatamente a experiência da direção.

Para testar o reflexo e reação dos motoristas, muitas instruções são passadas de uma cabine de comando. Eu vi o pessoal pedir para a motorista ler uns números em uma tela e continuar dirigindo. No meio da leitura o carro é fechado por um outro carro e todas as reações são analisadas. Eles fazem testes bem mais complexos que esse, são inúmeras possibilidade. Interessante, né?

Olha as imagens do simulador e da sala de comando.

Simulador Virttex Ford

Sala de controle do simulador Ford

Simulador Virttex

Veja nos próximos posts nossa visita ao Salão do Automóvel de Detroit 2013.



Tagsford

Deixe seu Comentário

×Fechar