Vondelpark – o famoso parque no coração de Amsterdam

101
0

Atualizado em 04/02/2017

O Vondelpark, ou simplesmente Vondel, é o parque mais famoso de Amsterdam. Viajamos para Amsterdam com as crianças, as Laranjinhas, Vitória e Giovana, de 7 e 4 anos, e estávamos ansiosos para visitar o parque novamente, agora com elas.

Quando eu morava por lá, o Vondel era sempre um lugar certeiro para marcar de encontrar os amigos, principalmente quando o clima estava mais ameno e todos queriam estender suas toalhas no gramado, tomar vinho rosé e bater papo.

Sempre víamos muitas crianças aproveitando o parque, de bicicletas, brincando de bola, correndo ou passeando com os cachorros. E queríamos redescobrir o parque, agora com as Laranjinhas.

Fomos ao parque em um dia que estava ótimo para os padrões de Amsterdam e as Laranjinhas curtiram muito. Então, se for para Amsterdam com crianças, inclua algumas horas de brincadeiras no Vondel.

Foi uma tarde ótima, que saiu do estilo “atração turística” porque as Laranjinhas simplesmente estavam brincando nos parquinhos, como em um parque qualquer. Com a diferença que as crianças só se comunicavam em holandês ou inglês.

O parque, inaugurado em 1865, após a área ter sido comprada por um grupo de amigos bem ricos que queriam preservar as áreas verdes na cidade, é o maior parque da cidade e também o mais visitado. Tem cerca de 2 km de comprimento e 400 metros de largura. Fica super bem localizado entre a Leidesenplein e a Museumplein, em um lugar de fácil acesso e meio “passagem” para muitas pessoas. Realmente faz parte da rotina de muitos moradores e turistas da cidade.

É também um dos lugares mais bonitos da cidade para ver as mudanças das estações. E cada uma delas tem algo especial, tanto na paisagem, como nas atrações e nas atividades que as pessoas praticam. É engraçado, mas não tem muito “tempo ruim” no Vondel. Claro, para mim, as melhores épocas são a linda primavera holandesa e o verão, quando o parque fica super animado. Mas o outono é maravilhoso também e o inverno, com sorte de ter bastante neve na cidade, traz atividades esperadas o ano todo, como a patinação nos seus lagos congelados e crianças e adultos brincando com a neve. Eu não recomendo ir depois de dias de muita chuva, porque o parque, que está a 2,5 m abaixo do nível do mar em uma área de charco, fica cheio de lama.

Bom, nós fomos no verão. Você pode ver no vídeo, como o parque estava animado, com muitas pessoas no gramado, praticando esportes (cuidado para não ser atropelado pelas bikes) e até cantando em um coral.

Gi Balanco Vondelpark

O espaço preferido das meninas foi o parquinho que fica ao lado do restaurante Groot Melkhuis. Este é o maior dos 6 parquinhos que há no parque e o mais divertido em nossa opinão. Em um grande espaço de areia, há vários balanços seguros, uma tirolesa, um gira gira bem holandês, onde as crianças precisam pedalar, além de alguns poucos brinquedos eletrônicos. O único que elas testaram foi um que é uma escavadeira (veja no vídeo e na foto abaixo). Foi bem difícil tirá-las de lá! Outra coisa bacana é que neste restaurante há sorvetes e comidinhas para prolongar a brincadeira.escavadeira Vondelpark

Há outros restaurantes famosos como o Blauwe Theehuis e o Café Vertigo. São bonitos, mas eu ainda prefiro aproveitar o parque em si.

Sem dúvida, inclua algumas horas de descanso no Vondel. Pegue uma mochila, uma toalha, passe em um mercado Albert Heijn e faça seu lanche por lá. Assim como os holandeses!

Veja todas as dicas de Série “As Laranjinhas em Amsterdam” clicando aqui. Você vai saber as atrações que mais gostamos, onde comer, como chegamos na cidade e muito mais.

Agradecemos aos parceiros da série “Laranjinhas em Amsterdam”, KLM – Royal Dutch Airlines, Amsterdam Marketing, Hilton Hotéis, Van Gogh Museum, Rijksmuseum, Nemo Science Museum, A´DAM Lookout, Artis Zoo, Muiderslot Castle, Efteling, Restaurante Mazzo, Restaurante Moeders, Restaurante Pancake Bakery

Serviço:

Vondelpark

Endereço: Vondelpark

Ingressos: Gratuito

Horários: nunca fecha….

Site: www.hetvondelpark.net/FAQ/FAQ



Deixe seu Comentário

×Fechar