sexta-feira, outubro 15, 2021
spot_img
HomeAmérica do Sul e CentralDestinos BrasilNeve e frio na serra gaúcha aumentam expectativa de turistas: veja opções...

Neve e frio na serra gaúcha aumentam expectativa de turistas: veja opções de lazer na região

Sim, está rolando neve e frio na serra gaúcha. Essa é uma das poucas regiões do país que registrou o fenômeno ao longo da quarta-feira (28) e madrugada de quinta (29). Com temperaturas abaixo de 0 C°, foram pelo menos 15 cidades em que a neve pôde ser vista.

Conforme a Somar Meteorologia, Vacaria, Caxias do Sul, Gramado, Canela, Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, São Francisco de Paula, Bagé, Herval, Pelotas, Piratini, Marau, Muliterno e Pinheiro Machado são algumas das cidades em que houve registro de neve na região.

Em Caxias do Sul, a neve iniciou por volta das 16h, com pequenos flocos que foram se intensificando até o período da noite. Nesse momento, as precipitações caíram em maior volume e atraíram moradores e turistas, que se dirigiram a praças e parques da cidade para observar o fenômeno de perto.

Neve Bruno 1

Neve e frio na serra gaúcha intensifica procura por hotéis e pousadas

A queda nas temperaturas animou o setor hoteleiro da Serra Gaúcha. O aumento na procura por hospedagem na região já foi verificado desde a última semana e deve se intensificar ao longo dos próximos dias. De acordo com o Sindicato Patronal da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur Serra Gaúcha), a previsão é que os estabelecimentos registrem ocupação máxima nas acomodações, conforme os limites da legislação atual.

Os destinos mais procurados continuam são as cidades de Gramado e Canela, que possuem uma rede de serviços especialmente projetada para receber turistas. Por lá, a lotação de hospedagens já vem registrando alta desde o Dia dos Namorados. “Estamos com aumento na procura desde a reabertura dos parques, em maio, registrando altas em datas como o Dia dos Namorados. Também tivemos boa procura durante o último frio que teve. Hoje Gramado já está bem movimentada — afirmou a supervisora de marketing dos hotéis Laghetto, Daira Cabral, ao Jornal Pioneiro, de Caxias do Sul.

Uma das principais redes de hotéis da região, a rede Laghetto, prevê lotação máxima nas suas dez unidades situadas em ambos os municípios. E a tendência é que essa alta ocupação se mantenha, visto que ainda existe a expectativa de que mais neve possa cair durante as próximas semanas.

Seguros Promo

Confira ótimas opções de lazer para aproveitar a neve e o frio na serra gaúcha

Se você se interessou ou já está de malas prontas para ver de perto a neve e o frio na Serra Gaúcha, é muito importante estar bem preparado. Além das roupas pesadas para suportar as temperaturas extremas, também é essencial dispor de um planejamento para poder conferir os principais atrativos que a região oferece. Assim, separamos aqui algumas indicações de lazer em diversas cidades da região para aproveitar o frio, e quem sabe, ter a chance de presenciar a neve se você não o fez.

Algumas dessas dicas abrangem a Região das Hortênsias, recheada de indispensáveis pontos turísticos e lindas paisagens naturais. Bora conferir quais são elas?

Melhores opções de gastronomia na Serra

Um dos principais mandamentos para os turistas que quiserem conhecer diferentes culturas reside na degustação das suas iguarias gastronômicas. Bom, aqui a questão não é diferente. Afinal de contas, a região da Serra possui uma farta gastronomia criada a partir da influência dos vários povos europeus que construíram as cidades da região das Hortênsias. Assim, são muitos os deliciosos pratos típicos disponíveis nos restaurantes locais.

Assim, caso esteja passando por Caxias do Sul, Garibaldi ou Bento Gonçalves, uma ótima opção é conhecer a famosa sopa de agnoline, prato ideal para esse momento de frio. Outra refeição tipicamente caxiense é o galeto ao primo canto. Aliás, esse é, inclusive, um dos patrimônios imateriais do município, ao lado do tradicional bauru à moda caxiense, oferecido por muitos restaurantes locais.

Mas se você estiver em Gramado ou Canela, aí não pode deixar de conferir os famosos restaurantes especializados em fondue, que servem os mais diversos tipos desse prato. Nesse rol estão desde aqueles mais refinados, cujo preparo do prato consiste na fusão de queijos, resultando num creme com muito aroma e sabor, até outros com guarnições de encher a água na boca, como frutas da estação, manjericão, tomate concassé, nozes e carne na pedra.

neve marcelo

Vale dos Vinhedos

Conhecer as dezenas de vinícolas Vale dos Vinhedos não significa somente apreciar os bons vinhos produzidos com as uvas da região. Mas além disso, você também vai passar por belas paisagens que são parte essencial da identidade local. Os três municípios que compõem o Vale (Garibaldi, Monte Belo do Sul e Bento Gonçalves) possuem paisagens espetaculares que são ponto para a prática de diversos esportes, como arborismo, estilingue, tirolesa, rapel, arco e flecha, e muito mais.

Mas se o seu lance for mesmo degustar um bom vinho aproveitando neve e frio na serra gaúcha, saiba que estará em uma das regiões que oferecem os melhores vinhos do país. Todos os vinhos produzidos nesse território contam com o selo “denominação de origem”. Esse é um certificado que reconhece a identidade desses produtos de acordo com suas as condições geográficas e climáticas. Isso significa que os vinhos feitos por lá têm uma personalidade única, o que confere a sua autenticidade.

Booking.com

Passeio da Maria Fumaça em Garibaldi

Além das vinícolas, uma das grandes atrações em Garibaldi é antiga estação ferroviária local, ponto importante da história da região. É possível embarcar em um passeio de Maria Fumaça, que inclui direito a entrada no Parque da Epopeia Italiana. Além disso, outro local importante para a história do município é Rua Buarque de Macedo, que ainda possui uma arquitetura que remete ao século XIX, levando os turistas a uma viagem de volta no tempo.

Nova Petrópolis

Nova Petrópolis é colonizada por alemães e possui uma arquitetura diferente das demais cidades, o que por si só já vale uma visita. Mas além disso passear pela cidade é bastante gratificante, em função do cuidado e limpeza das edificações.

Para conhecer a história local, é indispensável passar pelos parques Aldeia do Imigrante e as Esculturas Pedras do Silêncio. Para quem gosta de natureza, também existem muitas opções de trilhas, montanhas e estradas de terra, que passam pelo Vale do Rio Caí. O Ninho das Águias é um desses locais. O mirante de mais de 500 metros de altura é um ponto usado pelos praticantes de esportes como paraquedismo e paraglider.

neve e frio na Serra Gaucha

Cânions de Cambará da Serra e São José dos Ausentes

A cidade de Cambará do Sul sedia um dos mais belos cânions do mundo, o Itaimbezinho. Mas, como é de se esperar, para conseguir apreciá-lo da melhor maneira possível o caminho é voltado para aqueles que gostam de uma bela aventura. Ao chegar no alto do desfiladeiro, no entanto, a paisagem é recompensadora.

O trajeto para chegar até lá compreende a chamada Trilha do Vértice, de cerca de 600 metros de extensão. Ao longo do trecho, você pode aproveitar o privilegiado ponto de vista para apreciar a beleza da Mata Atlântica e as suas cachoeiras.

Não esqueça de passar por São José dos Ausentes, que também guarda belezas naturais imperdíveis para os visitantes. No local está situado o Pico Monte Negro, que é localizado 200 metros acima da altitude média da cidade. Os lindos cenários da região serviram de palco para a gravação de diversas séries de época, dentre elas A Casa das Sete Mulheres, da TV Globo.  

Veja mais o que curtir na Serra Gaúcha

Passo do S

O Passo do S é uma passagem localizada sobre o Rio Tainhas, junto ao Parque Estadual do Tainhas, em Jaquirana. Esse percurso possui o formato de “S”, e daí deriva o nome. São mais de mais de 200 metros de travessia, que passa por uma cachoeira rodeada por campos e pinheiros de araucária, proporcionando uma excelente vista.

São Francisco de Paula

Por fim, mais uma excelente opção para conferir a neve e o frio na serra gaúcha. Situada entre os cânions do estado gaúcho São Francisco de Paula é um lugar mais tranquilo, ideal para quem busca momentos de paz e sossego.

Por lá, entretanto, é possível conferir belos pontos turísticos, como o Largo de São Bernardo é considerado um dos mais bonitos e naturais da Serra.

Outra dica imperdível é conhecer o Parque das Oito Cachoeiras, composto por lindas quedas d’água. E claro, mais um ponto que oferece lindas paisagens naturais é a Reserva Ecológica Terra do Sempre, destino perfeito para aproveitar momentos ao lado da família.

RELATED ARTICLES

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares