domingo, outubro 24, 2021
spot_img
HomeA Janela LaranjaComo programar sua viagem pós-pandemia

Como programar sua viagem pós-pandemia

Você já pensa em programar sua viagem pós-pandemia? Então este é o texto certo. Mesmo que ainda não existam perspectivas de segurança nas viagens no país devido à pandemia do Covid -19, isso não quer dizer que você não possa se planejar para realizar aquela viagem tão esperada para algum destino no futuro.
Diante do clima de ansiedade e de superlotação do sistema de saúde em todo o país, fazer um planejamento pode ser uma forma de aliviar a mente e pensar positivamente em meio a tantas notícias ruins. Com isso em mente, separamos aqui algumas dicas para planejar suas viagens para o mundo pós-pandêmico.
viagem pós-pandemia

Para programar sua viagem pós-pandemia de ônibus

Atualmente, existem rígidas normas para as viagens de ônibus, que devem ser respeitadas à risca pelos passageiros durante as viagens. Além da obrigatoriedade de utilização da máscara, as linhas disponíveis nos itinerários de todo o país foram reduzidas e possuem restrição de ocupação nos veículos.
Os ônibus devem contar com higienização interna e externa, disponibilização de álcool em gel e equipamentos de proteção para motoristas, cobradores e outros colaboradores em atendimento presencial.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), também existe uma orientação para que essas empresas fiquem mais atentas com relação ao abastecimento de água e sabão nos banheiros. Caso o seja uma viagem indispensável a viagem e o passageiro identificar a desobediência à regra, pode efetuar denúncia junto aos órgãos públicos.
Um levantamento efetuado Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) ainda no ano passado já mostrava, que mesmo em um dos momentos mais difíceis da pandemia, a maioria das pessoas questionadas, 80%, já mostravam intenção em realizar viagens em 2021.
viagem pós-pandemia

Confira algumas dicas para planejar viagens de ônibus pós-pandemia:

  1. Priorize reservas e tickets que tenham cancelamento grátis

Até uma viagem planejada com antecedência pode ter imprevistos, especialmente em um momento de indefinição em função dos efeitos da pandemia. Então, mesmo que você tenha o itinerário planejado há bastante tempo, é importante que essas reservas de passagens tenham a possibilidade de cancelamento grátis.
No entanto, é importante lembrar que, nesses casos onde a empresa disponibiliza cancelamento grátis, não existe a obrigatoriedade de devolução imediata dos valores. De acordo com a medida provisória n° 948, publicada em abril de 2020, as companhias têm 365 dias para reembolsar os clientes. Uma opção que algumas empresas oferecem à a obtenção de crédito para uma viagem em outra data.

  1. Destinos nacionais são uma opção mais segura (e barata)

Mesmo se os efeitos da pandemia forem reduzidos no caso da imunização em massa ocorrer, ainda é bem provável que as viagens não devam estar totalmente seguras e sem restrições quando você cair na estrada.
Assim, o opção por destinos situados dentro do território brasileiro é a mais adequada – tendo em vista que os demais países estão adotando medidas para controlar o ingresso de estrangeiros.
Outra vantagem para quem planejar a viagem no Brasil é a possibilidade de fazer uso do Sistema Único de Saúde (SUS) no caso de alguma eventualidade. Apesar de ser injustamente menosprezado por muitos, mesmo seus defeitos o SUS é uma referência em todo o mundo ( visto que poucas nações possuem um atendimento tão amplo e gratuito em saúde para toda a população). Além disso, a riqueza de bons destinos no país é algo a ser destacado,
https://www.ajanelalaranja.com/resort/melhores-resorts-do-brasil/

  1. Selecione hospedagens que ofereçam boas condições de segurança

Por fim, essa é outra dica importante para sua viagem pós-pandemia. O planejamento do local de hospedagem deve ser feito com bastante cuidado. É importante que, antes de confirmar a reserva em hotéis e outros locais, se investigue as medidas que estão sendo tomadas pela gestão do estabelecimento para proteger seus hóspedes e evitar a propagação do vírus.
Uma pesquisa pelo site do estabelecimento já pode ajudar a identificar essas informações.  Além disso, faça uma busca nos veículos de informação dos municípios em que pretende estar, verificando se o comércio local e os órgãos públicos estão se adequando aos parâmetros da fiscalização. Entre as medidas que podem aumentar a segurança estão:

  • Máquinas de ozônio (equipamentos que ajudam na higienização e são muito úteis para o combate ao vírus);
  • Pulverização nos ambientes;
  • Máquinas industriais para lavagem de toalhas e roupas de cama (similares às utilizadas em hospitais);
  • Testagem periódica em hóspedes e colaboradores.

https://www.ajanelalaranja.com/viaje-com-criancas/15-melhores-resorts-em-sp/

Como programa sua viagem pós-pandemia de avião

As mesmas regras anteriores de prevenção valem para os que estiverem planejando viagens de avião ao longo dos próximos meses. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou uma série de orientações para os passageiros e viajantes que estão no exterior.
Avião

Orientações para o passageiro

  • Caso o passageiro queira adiar sua viagem, ele fica isento de cobrança de multa contratual, desde que aceite um crédito para a compra de uma nova passagem.
  • Se ele optar por cancelar o voo, e decidir pelo seu reembolso, está sujeito às regras contratuais da tarifa adquirida. O prazo para o reembolso é de 12 meses, contados da data do voo.
  • O passageiro que desistir da passagem aérea em até 24 horas contadas do recebimento do seu comprovante terá direito ao reembolso no prazo de 7 dias. A regra se aplica às compras realizadas com antecedência mínima de 7 dias do embarque.
  • O passageiro deverá ser comunicado pela empresa aérea sobre eventual alteração programada do voo com antecedência mínima de 24 horas.
  • Nos casos de alteração programada, atraso superior a quatro horas, cancelamento ou interrupção do voo, fica assegurada a reacomodação do passageiro.

Recomendações aos viajantes que estão no exterior

Aos brasileiros que se encontram no exterior, a orientação é seguir as recomendações das autoridades de saúde locais, além das medidas de prevenção e controle para a infecção humana pelo novo coronavírus. Assim, para sua viagem pós-pandemia consulte as medidas sobre orientações para passageiros em voos internacionais.
Caso o país em que o passageiro se encontre tenha medidas de restrição de fronteiras decretadas, o viajante deve entrar em contato com o serviço consular local. Consulte mais informações sobre orientações para passageiros em voos internacionais.

Venda de assentos por empresas de táxi-aéreo

Em caráter emergencial, a ANAC aprovou novas regras para que empresas de táxi-aéreo, que executam transporte aéreo não-regular, possam vender assentos individuais para passageiros.
Com a permissão, as empresas de táxi-aéreo certificadas pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC nº 135) poderão ofertar bilhetes aéreos para até 15 voos por semana e em aeronaves com até 19 assentos.
As regras são válidas por período de dois anos, ou seja, até 7 de agosto de 2022.
Os interessados em viajar dessa forma podem realizar consultas para verificar a disponibilidade do serviço pelo site https://sistemas.anac.gov.br/voeseguro/.

Viagens pós-pandemia de carro

As viagens de carro não devem abrir mão das recomendações de higienização do veículo e janelas sempre abertas durante a viagem (principalmente se estiver com outros passageiros no interior do veículo.
Para sua viagem pós-pandemia, lembre de evitar paradas desnecessárias ao longo do caminho, levando lanches com o intuito de evitar contato com pessoas em estabelecimentos comerciais.
Outra dica essencial é optar para realizar a viagem para locais em que o índice de contágio não seja muito alto ou esteja em declínio. Ou então para locais mais próximos da sua cidade. Através do site Coronavírus Brasil, mantido pelo Ministério da Saúde, você pode verificar estado a estado, cidade a cidade, como está o número de casos novos e de óbitos.
Escolha localidades que não estejam com muitas restrições, onde você pode encontrar hotéis, restaurantes e serviços abertos.
Caso você tenha a intenção de alugar um veículo, hoje as regras para esse serviço estão flexibilizadas.
Além dos cuidados com a higienização, as empresas locatárias estão dando melhores condições, como a possibilidade de você alterar ou cancelar a reserva sem que isso implique multa.
Por fim, uma opção interessante ofertada por algumas delas é a possibilidade de alugar o carro em uma cidade e devolvê-lo em outra localidade, sem que por isso deva pagar taxas adicionais na hora da devolução.
https://www.ajanelalaranja.com/resort/resorts-de-salvador/
Assim é só seguir essas dicas e programar sua viagem pós-pandemia. Com certeza em pouco tempo você já vai conseguir ir e vir sem problemas ou interrupções provocadas pelo COVID-19.
 

RELATED ARTICLES

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares