quinta-feira, dezembro 9, 2021
spot_img
HomeEuropa e DemaisMercado de trabalho na Europa reaquecido: por que essa é uma ...

Mercado de trabalho na Europa reaquecido: por que essa é uma oportunidade para você?

Pois é, ao contrário do Brasil, o mercado de trabalho na Europa reaquecido é uma realidade. E isso tem beneficiado não só a galera de lá, como brasileiros que se mudaram. E as boas notícias não param por aí, porque o fato também pode ser uma vantagem para você.

trabalho na Europa

Para quem está pensando em começar uma vida nova no exterior, preste atenção nesse texto. A gente separou uma série de dicas e informações super úteis, aproveitando o mercado de trabalho reaquecido na Europa. Bora ver o que pode te esperar por lá?

Informações animadoras sobre o mercado de trabalho na Europa

Sim, é verdade que essa retomada não é uma realidade muito antiga. O que acontece é que, desde o início do segundo semestre de 2021, o panorama começou a ficar um pouco mais positivo por lá. O resultado é uma procura cada vez maior por profissionais de vários setores.

Os últimos quatros meses acabaram sendo um divisor de águas para o continente europeu. E exemplos disto não faltam, dá só uma olhadinha:

  • Nos países do Reino Unido, a taxa de desemprego no terceiro semestre desse ano está fechando em 4,7%. Isso significa uma diminuição otimista dos 5,2% do final de 2020, com a criação de 182 mil postos de trabalho;
  • Além disso, em locais como Portugal, os últimos meses registraram um aumento cada vez maior de vagas em diversos setores. Isso acontece basicamente por conta de dois fatores: a vacinação e a chegada do verão;
  • Por fim, outros pontos que já abriram para a visitação de brasileiros, como Espanha e Irlanda, também estão com carência de mão de obra profissional. Nesses locais, aliás, a expectativa é de encontrar trabalhadores técnicos de outros países.

Pois é, tudo isso significa que oportunidades não faltam para quem está pensando em se mudar para a Europa. E assim, se você quiser aproveitar esse movimento de reaquecimento econômico no continente, existem algumas formas de fazer isso com sucesso.

Outros detalhes importantes sobre essas oportunidades de trabalho na Europa

É claro que, com o mercado de trabalho na Europa reaquecido, há países e áreas específicas que tem mais oportunidades. Isso deve ser levado em conta sobretudo para pessoas que chegam de fora do continente, como os brasileiros.

Mas calma, se você tem dúvidas ou preocupações se poderá ou não aproveitar e planejar sua candidatura de emprego por lá, fique tranquilo. Dá uma olhadinha nas informações que a gente separou para te ajudar nessa missão:

  • Os países do Reino Unido estão com falta de mão de obra em setores estratégicos por conta do Brexit. Entre eles se destacam a indústria de carne e de transporte, sim se é motorista tem vaga pra você. Os profissionais de ambos os setores se mudaram para ganhar em euro;
  • A cidade de Castelo Branco, em Portugal, é uma das que mais necessita de mão de obra em toda a Europa. Como muitos de seus moradores se mudaram para Lisboa na última década, há pelo menos quatro mil vagas em diversos setores não preenchidas;
  • Partindo para destinos menos convencionais, há outros países europeus com grande demanda de mão de obra especializada. Estônia, Noruega, Áustria e Dinamarca, por exemplo, precisam muito de profissionais em tecnologia, marketing, saúde e transporte.

Mesmo não tendo um local previamente escolhido para você se mudar e conseguir uma vaga de emprego, isso não é problema. Como o mercado de trabalho está reaquecido em todo o continente, todos os dias surgem milhares de novas oportunidades.

city 438393 1920

Algumas considerações importantes sobre mercado de trabalho na Europa

Depois de captar um pouco melhor como está o clima de emprego na Europa, uma dica bacana é ficar de olho em locais específicos que reúnem vagas. Neste sentido, uma ótima opção é o portal EURES. Trata-se de uma plataforma que reúne informações confiáveis nesse sentido, para aproveitar o mercado de trabalho reaquecido na Europa. Além disso, ela trazer várias dicas e orientações para interessados em se mudar.

Mas esta não é a única forma de garantir acesso a ótimas vagas e oportunidades em geral. Para não perder a chance de começar uma vida nova com um emprego novo na Europa, siga essas dicas:

  • Procure pesquisar como está o mercado de trabalho para o lugar que gostaria de ir. Como há muitas vagas em muitos países, as chances de encontrar algo que sirva para você, mesmo que de forma provisória, é bastante grande;
  • Outra dica importante é buscar empresas com esquema de trabalho em Home Office. Muitos brasileiros estão conquistando ótimos empregos aqui mesmo no Brasil para locais na Europa. Ao fazer isso, é só questão de tempo até conseguir se mudar;
  • Se tiver o contato de amigos e conhecidos na Europa, avise que você está procurando um emprego. Deixe currículos com eles, pois brasileiros costumam receber diversas propostas em vários segmentos diferentes;
  • E claro, também tome a iniciativa de enviar currículos para empresas e indústrias de sua área de atuação. Faça isso no máximo possível de países europeus. Logo você vai ver que isso trará excelentes frutos rapidamente.

O mais importante é ter em mente que planejamento e organização é tudo nessas horas. E claro, você precisa estar preparado para fazer mudanças em sua vida conforme o local que for.

Seguros Promo

Outros conselhos importantes para você

Se este texto te deixou animado para conseguir uma vaga de trabalho na Europa, isso é ótimo. Mas existem mais alguns detalhes importantes que você precisa ter em mente antes de embarcar nessa aventura:

  • Se você nunca viveu ou trabalhou fora do país, é importante ter em mente que sua vida terá algumas mudanças. O modo de vida, a cultura e as leis laborais, por exemplo, são alguns fatores bem diferentes com relação ao Brasil;
  • Dependendo da vaga de trabalho, você passará por testes que envolvem tanto conhecimento técnico da área quanto o domínio da língua do país. Por isso é super importante ficar de olho nos requisitos;
  • Outro aspecto importante é ter toda a documentação e papelada arrumada. Isso tanto para a sua mudança à Europa e ingresso no mercado de trabalho. Assim sendo, não deixe de acompanhar todo o trâmite e ficar de olho nesses detalhes.

É claro que, além dessas questões, também é necessário levar em conta outros fatores. Em um outro país você ficará longe de várias pessoas próximas, pelo menos em um primeiro momento. Para quem tem família constituída, é preciso se informar sobre a mudança de todos.

A boa notícia é que isso não chega a ser um problema. Mesmo que você tenha um visto de trabalho ao morar na Europa, basta organizar alguns detalhes para o cônjuge e os filhos irem junto. Neste sentido, as vantagens são muitas, pois todos terão acesso a uma infraestrutura completa de saúde, educação, cultura e lazer, entre outras vantagens.

Veja também!

Pensando em mudar para Portugal, veja essas informações.

Separamos algumas vagas na Europa, veja aqui!

florence 5473716 1920

Considerações finais sobre o mercado de trabalho na Europa

Como você pode perceber, oportunidades não faltam para quem quer morar e trabalhar na Europa. Mesmo que em um primeiro momento você não ache nada que se encaixe com o seu perfil, cedo ou tarde uma (ou mais) vagas vão surgir.

Assim sendo, a melhor coisa que você pode fazer é se preparar para trabalhar por lá. Isso envolve tanto um planejamento burocrático e físico quanto psicológico. Afinal de contas, começar uma vida e um emprego totalmente novo não é algo que acontece todo dia. Então, para te ajudar nesse sentido, pense no seguinte:

  • Tenha certeza de que isso é realmente o que quer. Se alguma dúvida bater no meio do processo, coloque todos os prós e contras na balança;
  • Além disso, resolva todos os principais aspectos para sua acomodação antes de ir. Isso envolve moradia, transporte e logística em geral;
  • Ao conseguir um emprego, seja qual for a área de atuação, não deixe de se aperfeiçoar. Assim você abrirá ainda mais portas e terá perspectivas super positivas pela frente;
  • Por fim, mantenha sempre o otimismo e uma atitude positiva. Isso vai fazer toda a diferença, tanto em sua vida profissional quanto pessoal também.

Agora é aproveitar o momento e procurar pelo emprego dos sonhos no continente europeu. Com certeza você conseguirá encontrar excelentes oportunidades, e a partir delas dar um novo rumo para a sua carreira e vida em geral.

Seguros Promo
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares