terça-feira, setembro 27, 2022
spot_img
HomeEuropa e DemaisQuer morar na Finlândia? País começa investir para atrair estrangeiros

Quer morar na Finlândia? País começa investir para atrair estrangeiros

Se você nunca pensou em morar na Finlândia, saiba que o país quer abrir suas portas para os estrangeiros, sobretudo expatriados. O governo local quer atrair novos moradores com vários talentos diferentes para aquele é que considerado o país mais feliz do mundo.

O pequeno território localizado no norte da Europa, com pouco mais de 5,5 milhões de habitantes, precisa contornar problemas graves, como o envelhecimento de sua população produtiva. Então, essa é uma excelente oportunidade para quem quer imigrar para a Finlândia. Se você curtiu o assunto, saiba mais detalhes sobre ele a seguir.

morar na Finlândia

Como funciona o processo de morar na Finlândia

Bom, o principal motivo pelo qual o governo finlandês quer atrair estrangeiros é a crescente taxa de envelhecimento da população. Para você ter uma ideia, de cada 10 trabalhadores ativos do país, quatro já estão na terceira idade. E é claro que o fato afeta diretamente a Finlândia.

Assim sendo, uma das soluções encontradas pelo governo é atrair imigrantes para fazer parte da mão de obra finlandesa. De acordo com a ministra das finanças do país, Annika Saarikko, a Finlândia tem condições de receber de 20 a 30 mil imigrantes por ano. O valor é o dobro da quantidade atual de pessoas que vão para lá vindas de outros locais do mundo.

E para quer que imigrar para a Finlândia, há várias oportunidades para diferentes setores. Ao entrar em algum dos principais sites de emprego do país, você terá acesso a uma série de oportunidades. Neste sentido, o Business Finland, o Jobs in Finland e também o Work in Finland merecem destaque.

Seguros Promo

Qualquer trabalhador do mundo é bem-vindo

É claro que suas chances de imigrar para a Finlândia são bem maiores se você se enquadra nas vagas oferecidas. E para garantir o devido sucesso a esse plano, o governo tem adotado algumas estratégias específicas. Dá só uma olhada em como o processo tem funcionado por lá:

  • O principal plano do governo é direcionar talentos profissionais para os territórios que mais precisam. Assim, se um determinado setor está carente de mão de obra e você faz parte dele, será alocado em uma cidade específica que precise suprir tal demanda;
  • Locais como a capital Helsinki também estão focadas em distribuir trabalhos para quem vem de fora. Mas neste caso, seu maior foco está no ramo de negócios. Em 2020 foi lançado o programa Helsinki Business Hub, para auxiliar os trabalhadores da área;
  • Além disso, por lá também estão rolando fortes parcerias com universidades. Desde 2018, o governo finlandês tem investido pesado em programas educacionais focados em formar profissionais especializados em diversas áreas.

E quais são as vantagens de fazer parte de tudo isso? Bom, para começar, o governo vai te ajudar a se acomodar no país, inclusive bancando despesas pesadas. Além disso, toda a família de quem imigrar para a Finlândia terá acomodação, educação e infraestrutura garantida para prosperar. E junto desses fatos, também dá para dizer que motivos para morar lá não faltam.

Seguros Promo

Por que morar na Finlândia?

O título de país mais feliz do mundo não foi dado por acaso para a Finlândia. Afinal de contas, o governo acredita que a felicidade é um indicador de qualidade de vida tão importante quanto qualquer outro. Assim, institui critérios específicos para isso, que envolvem, por exemplo:

  • Liberdade de expressão de seus moradores;
  • Baixos índices de corrupção dos governantes;
  • Nível de saúde e de educação do país de forma geral;
  • Demais indicadores de qualidade de vida.

É claro que tudo isso impacta de forma direta e positiva na qualidade de vida dos moradores. Assim, a Finlândia pontua em um índice de bem-estar dos moradores de impressionantes 7.82 sobre 10. Mas fique sabendo que não é apenas isso que impressiona. O país também se destaca em várias outras frentes, capazes de conquistar qualquer imigrante.

panorama of helsinki g696f22bdd 1920

Grande avanço em questões sociais

Com um índice de pobreza zerado e total igualdade para seus moradores, a Finlândia surpreende muito de forma positiva neste aspecto. Um exemplo foi o decreto recente de Sanna Marin, a primeira ministra, que declarou igualdade de férias entre pais para cuidar de seus filhos. Cada um tem direito em 97 dias de folga, com 63 dias extras que podem ser transferidos para o pai ou a mãe de crianças pequenas de acordo com a necessidade.

Viaje Conectado

Infraestrutura completa e gratuita

Quem imigrar para a Finlândia também terá essa grata surpresa. Além de um emprego garantido, algo que praticamente 100% da população tem, o sistema educacional e de saúde do país é gratuito. Ambos são marcados pela excelente qualidade, tecnologia de ponta e toda a infraestrutura que seus usuários precisam para uma experiência completa.

Incríveis paisagens e muito ar puro

A Finlândia tem um dos índices de poluição mais baixos do mundo. Além disso, há um trabalho constante da população e do governo para preservar o meio ambiente. Por lá há muitas montanhas, cachoeiras com água cristalina e florestas super bem preservadas. Estes são locais ideais para quem quer relaxar com belos passeios, ou mesmo praticar esportes diversos. Para fechar, no inverno a aurora boreal fica visível, o que garante um incrível show.

Um local onde reina a tranquilidade

O índice de violência na Finlândia é quase 100% inexistente. Sua população é muito pacífica, de forma que é possível desfrutar de um ambiente tranquilo e belo. Vale lembrar que, no verão, o sol fica até às 03h00, algo que muda positivamente a rotina dos finlandeses. Por fim, o país também tem aquelas que são consideradas as melhores lojas do mundo.

Mas fora tudo isso, tem desvantagens em morar na Finlândia?

Bom, assim como qualquer outro local do mundo, podem haver detalhes que não lhe agradem. Apesar da Finlândia ser um local incrível para trabalhar e viver, ela também tem algumas desvantagens. Neste sentido se destacam, entre elas:

  • As barreiras do idioma finlandês, podem te atrapalhar, apesar de praticamente toda a população dominar a língua inglesa;
  • O clima bastante frio, que pode chegar a até -30 graus. O lado positivo é que o país está bem preparado para isso com saunas e infraestrutura completa;
  • Pessoas mais velhas tendem a ser antissociais e ter a cabeça fechada para imigrantes. Por outro lado, os mais jovens têm a mente aberta;
  • Por muito tempo o país lutou contra alguns índices de alcoolismo e depressão. Isso aumentava sobretudo no inverno, quando o sol quase não aparece. Por outro lado, lembre-se de que este é o país mais feliz do mundo. Ou seja, a situação está controlada;
  • Por fim, para estrangeiros que querem iniciar um negócio próprio por lá, este é um processo bem difícil. Assim, pode ser muito burocrático arrumar sua documentação.
porvoo gf173975d2 1920

É claro que nenhum desses aspectos chega a ser um problema que impeça você de ter uma vida plena e feliz ao morar na Finlândia. Mas é bom conhecer todos os prós e os contras do país, uma vez que eles fazem parte de sua cultura. Seja como for, com certeza esses detalhes não te impedirão de viver uma vida plena e feliz por lá com sua família.

Considerações finais sobre morar na Finlândia e trabalhar no país

Junto com todas as informações que trouxemos até aqui, há mais um detalhe super importante. Além do déficit profissional provocado pelo envelhecimento da população, há um grande número de novas empresas e startups surgindo por lá. Neste sentido, grande parte delas são comandadas por pessoas bastante jovens.

Esses empreendedores estão buscando sobretudo profissionais qualificados estrangeiros. Devido a mentalidade aberta dessas pessoas, o objetivo é tornar seus negócios cosmopolitas e adaptáveis, mas claro, sem abrir mão da cultura e da tradição do país.

Dessa forma, se você e sua família estiverem dispostos a viver essa aventura, encontrarão um mundo de possibilidades. O país está com as portas abertas para receber a todos os que estão dispostos a começar uma vida nova nele. Assim, se este for o seu caso, aproveite. Não é todo dia que há a chance de ir morar na Finlândia, um, dos melhores locais para se viver.

Veja esses empregos para brasileiros que encontramos no Canadá!

Descobrimos 7 cidades na Europa que te pagam para morar nelas. Olha só!

Já pensou em trabalhar dirigindo um caminhão nos Estados Unidos? Olha isso!

O Canadá vai precisar de imigrantes logo mais!

Como morar fora depois da pandemia!

Conheça o Mundo sem sair de casa com esses 8 documentários

Gosta de futebol? Divirta-se e informe-se no Futeblog.com.br

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares