HomeDicas GeraisCarrosTestamos o HB20 Platinum Plus 2023; novo design agrada, Bluelink impressiona e...

Testamos o HB20 Platinum Plus 2023; novo design agrada, Bluelink impressiona e traz bom desempenho ao dirigir

Testamos o HB20 Platinum Plus 2023, o hatch topo de linha da Hyundai com motor turbo TGDi de 120 cv, 17,8 kgf/m e câmbio automático de 6 velocidades. Com mudanças positivas no seu design, o modelo da marca sul-coreana voltou forte ao topo das vendas do seu segmento. 

Com sete versões disponíveis no mercado, os preços variam de R$ 79 mil até R$ 117 mil (versão do teste Platinum Plus). 

Testamos o HB20 Platinum Plus 2023 estrada
Testamos o HB20 Platinum Plus 2023

Design – Testamos o HB20 Platinum Plus 2023

O seu novo design agrada bastante tanto na parte externa como na interna. A nova grade frontal ganha um desenho novo e bem grande e com maior entrada de ar, junto com os novos conjuntos ópticos com DRL e lâmpadas halógenas (falha grave não serem full LED nem na versão topo de linha). 

A traseira passou por uma grande mudança também e pelo visto vem agradando bem mais que a antiga versão lançada em 2019. A lanterna passou a ser inteiriça, ligada por uma faixa plástica que simula o LED das próprias lanternas. Outro boa novidade são as rodas maiores de 16 polegadas e diamantadas.

Testamos o HB20 Platinum Plus 2023 lanterna
Testamos o HB20 Platinum Plus 2023

As lanternas da seta direção precisam de um local mais visível, tanto na parte dianteira como na traseira, ficaram bem ao final da carroceria. Além de ser uma questão de segurança, correm risco de ter maior quantidade de quebras em pequenas batidas. O tamanho muito pequeno parece terem sido esquecidas fora do projeto. A montadora precisa rever o “pequeno detalhe”.

Na parte interna não rolaram muitas alterações no HB20 Platinum Plus, ele ganhou melhores acabamentos e ficou mais encorpado para justificar o seu preço mais elevado. 

O painel central agora é todo ele digital, uma mudança que pode não agradar a todos, já que tanto o velocímetro como o rpm são digitais e trazem gráficos como se fosse uma nave saída dos games e não conta com personalização. 

Testamos o HB20 Platinum Plus 2023 painel
Testamos o HB20 Platinum Plus 2023

O ar-condicionado voltou a ter controle automático, mas não traz dupla zona e muito menos saída especial para o banco traseiro. Os bancos ganharam acabamentos em couro mesclados ao bonito tecido um pouco rugoso demais, causando desconforto para peles mais sensíveis. Ganham destaque o uso de materiais mais macios nos apoios de braços. Senti falta de um melhor acabamento no painel.

O espaço interno não mudou em nada, sendo um hatch para no máximo 4 adultos ou com alguma criança podendo ir no assento traseiro do meio. Os 300 litros do porta-malas também se manteve e continua numa boa média dos hatchs do mercado. 

Conectividade e segurança

A chave presencial ganha função de partida remota, a tela multimídia de 8 polegadas tem touch bom e ótima resolução. Espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, câmera de ré com sensores de estacionamento, sinal sonoro de ponto cego, espelhos com rebatimento automático. O carregador por indução está presente mas bem escondido abaixo do painel central e traz 2 conexões usb e 1 conector 12v. 

Testamos o HB20 Platinum Plus 2023 console
Testamos o HB20 Platinum Plus 2023

Os itens de segurança impressionam e fazem do HB20 um dos concorrentes mais fortes e completos em seu segmento. Além dos já tradicionais, controles de tração, estabilidade, start-stop, auxiliar de partida em rampa e traz 6 airbags de fábrica em todas versões. Conta também com assistente de permanência em faixa, aviso sonoro e visual de fadiga, aviso sonoro e visual quando o carro da frente acelera no sinal, alerta de colisão com frenagem de emergência (com adição de reconhecimento de pedestres e ciclistas), sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e alerta de saída segura.

Senti falta do controle de cruzeiro adaptativo que traria mais conforto e segurança em longas viagens. Função essa, que já está aparecendo em modelos da concorrência no segmento.

Testamos o HB20 Platinum Plus 2023
Testamos o HB20 Platinum Plus 2023

O Bluelink e botão SOS são outras ajudas interessantes que estão presentes em todas as versões do HB20 e Creta. Assistência 24 horas e aviso automático para central quando os airbags são acionados.

Ele conta com funções modo valet, acionamento remoto, ponto de interesse e gps integrado, informe de trânsito em tempo real, assistente de roubo e bloqueio de veículo pela central, find my car e acesso a câmera 360 graus na versões do Creta. 

O serviço é gratuito por 3 anos a partir da data de compra do carro. O Bluelink chega de fábrica nas versões Limited, Platinum e Platinum Plus. A novidade chegou ao Brasil em 2021 e já conta com mais de 60 mil usuários ativos na plataforma. 

Testamos o HB20 Platinum Plus 2023 airbag
Testamos o HB20 Platinum Plus 2023

Motor e desempenho

O bom câmbio automático de 6 velocidades unido ao seu peso de apenas 1.110 kg deixam o HB20 bem arisco. Ele traz ainda aletas atrás do volante e a possibilidade da troca de marchas manualmente pela alavanca no modo sequencial.

O motor 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta e torque máximo já a 1.500 rpm teve um ótimo desempenho, entregando boa potência na aceleração e nas retomadas. O turbo se mostrou bem calibrado para ultrapassagens mais seguras e precisas na estrada, a montadora informa que ele faz de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 190 km/h.

Testamos o HB20 Platinum Plus 2023 noite
Testamos o HB20 Platinum Plus 2023

Sua autonomia poderia ganhar melhores médias pelo conjunto da obra, já que é um motor 1.0 de 3 cilindros e carroceria não tão pesada. Na cidade no Etanol fez média de 8,2 km/l e na estrada na gasolina chegou a fazer 12,3 km/l. 

A boa posição ao dirigir e respostas rápidas do câmbio e pedais, deixaram o HB20 bem agradável na direção no geral.A direção elétrica tem uma boa calibração. O conforto sentido internamente ganha boa nota com ajuda do conjunto, boa suspensão e as novas rodas de 16 polegadas. A suspensão não é tão macia, mas também não há sensação de “socos secos” como era sentida em antigas versões do modelo.

O isolamento acústico poderia ter melhor acabamento e a falta da manta acústica no compartimento do motor só corrobora com o aumento dos barulhos adentrarem o veículo.

Pontos positivos: 

  • Novo Design
  • Conectividade 
  • Sistema BlueLink agrega bastante
  • Maior segurança com 6 airbags e muitos assistentes

Pontos negativos: 

  • Revestimento acústico falho e sem manta acústica 
  • Posicionamento das setas dianteiras e traseiras
  • Falta dos faróis full LED
  • Retrovisor não é eletrocrômico

Teste feito para o ajanelalaranja.com pelo Rodrigo Bastos – @bigdigo

Veja também nossos outros testes!

Veja mais matérias aqui com a gente!

Já pensou em trabalhar dirigindo um caminhão nos Estados Unidos? Olha isso!

O Canadá vai precisar de imigrantes logo mais!

Como morar fora depois da pandemia!

Veja também como será viajar depois da Pandemía!

Conheça o Mundo sem sair de casa com esses 8 documentários

Gosta de futebol? Divirta-se e informe-se no Futeblog.com.br

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares