segunda-feira, setembro 26, 2022
spot_img
HomeEuropa e DemaisEmissão de visto para Portugal ficará mais fácil

Emissão de visto para Portugal ficará mais fácil

Milhares de brasileiros desejam tirar o visto para Portugal, mas esbarram em algumas questões burocráticas. Mas isso está mudando e não deve ser um problema daqui por diante.

Neste sentido, o Governo Português está criando um novo visto, que busca facilitar a entrada de estrangeiros a trabalho no país. E essa medida era muito necessária para os portugueses, já que eles vivem uma escassez de mão de obra em determinadas áreas.

Assim, atualmente, há falta de trabalhadores para os setores de turismo e hospitalidade, por exemplo. Esses setores são de extrema importância para Portugal e movimentam a economia. Dessa forma, esse projeto quer reaquecer a economia, atraindo trabalhadores de todo o mundo, inclusive do Brasil.

Então, veja na sequência deste artigo mais detalhes e novidades sobre a emissão de visto para Portugal.

Emissão de visto para Portugal ficará mais fácil

Projeto deve ser aprovado facilmente

Ana Catarina Mendes, ministra de Assuntos Parlamentares, foi quem anunciou essa nova modalidade de visto para Portugal. O projeto foi aprovado no Conselho de Ministros e deve passar também no Parlamento. Isso porque o Partido Socialista, atualmente no poder, tem a maioria no Parlamento.

Assim sendo, o novo visto para Portugal vai acelerar a chegada de trabalhadores estrangeiros, nômades digitais e estudantes. Mas no que consiste esse projeto? Então, primeiramente, a emissão do visto será feita de forma mais ágil.

Além disso, ele possibilitará a entrada de estrangeiros que estão à procura de trabalho pelo período de até 180 dias. Serão 120 dias iniciais e mais 60 dias de extensão para a pessoa se ocupar no mercado de trabalho. Essas medidas visam, basicamente:

  • Agilizar o processo de emissão do visto para Portugal;
  • Simplificar e desburocratizar a entrada de trabalhadores imigrantes;
  • Diminuir a escassez de mão de obra em setores importantes para a economia portuguesa.

Em suma, essa nova legislação elimina o atual sistema de cotas para a entrada de imigrantes no país. Ou seja, na prática, é criado um novo visto, exclusivo para quem entra em Portugal a procura de um emprego.

Novo visto para Portugal elimina barreiras

Outro ponto muito interessante é que essa nova modalidade de visto para Portugal também vai facilitar a entrada dos familiares do imigrante. Neste sentido, atualmente, o imigrante chega no país sozinho e sua família chega apenas depois, quando o processo todo é regularizado.

Neste novo projeto, essa barreira é eliminada. Ou seja, a família do imigrante tem permissão para residir em Portugal enquanto ele procura emprego.

Além disso, cidadãos britânicos também terão entrada facilitada, mesmo com o Brexit. Segundo a ministra Ana Catarina Mendes, todo cidadão britânico terá acesso aos mesmos serviços que um cidadão português.

Portugal sofre com escassez de mão de obra

Você sabia que Portugal é o segundo país do mundo em escassez de mão de obra? É isso mesmo, quase 70% dos empregadores portugueses têm dificuldades em encontrar candidatos certos para determinadas vagas. E quase 20% possui muita dificuldade. Esses dados foram revelados por meio de um estudo do ManpowerGroup.

Assim, essa dificuldade em preencher as vagas de emprego foi o que motivou a criação de um novo visto para Portugal. Esses números são muito sérios, pois influenciam diretamente na economia do país, especialmente no setor de turismo, já impactado pela pandemia.

Para você ter uma ideia, hoje, Portugal está atrás apenas de Taiwan no quesito dificuldade de o empregador efetuar uma contratação. Veja os setores mais atingidos pela falta de trabalhadores:

  • Setor de finanças;
  • Área imobiliária;
  • Setor de tecnologia da informação;
  • Comunicação;
  • Construção;
  • Turismo e hospitalidade.

Então, podemos perceber que diversos setores muito diferentes sentem falta de mão de obra qualificada. O turismo, por exemplo, é o grande pilar da economia de Portugal e essa escassez prejudica diretamente a economia geral do país.

Dessa forma, não é apenas o interior de Portugal que sofre com essa situação. A capital Lisboa e região metropolitana também estão precisando de pessoas para trabalhar.


Veja essa outra matéria com uma oportunidade para morar em Portugal

Seguros Promo

O que são nômades digitais?

Entre as áreas mais necessitadas de trabalhadores está a área da tecnologia da informação. Assim, hoje em dia temos os chamados nômades digitais, que consiste em um estilo de vida. Estima-se que esse estilo pode ser adotado por até 1 bilhão de pessoas até 2035.

Na prática, nômades digitais são trabalhadores que exercem uma função por meio da tecnologia enquanto se deslocam pelo mundo. Em outras palavras, eles estão sempre em movimento, trabalhando remotamente, por meio da tecnologia.

Esse estilo de trabalho ganhou força após a pandemia, mas vai se manter depois dela. Entre as principais funções que exercem os nômades digitais, podemos citar, por exemplo:

  • Programadores;
  • Professores de instituições de ensino EAD;
  • Pessoas que trabalham com cultura de forma geral, incluindo escritores;
  • E ainda CEO’S de empresas, que podem exercer a função remotamente.

Atrair esses profissionais é uma ótima forma de movimentar e economia de determinada região. E é isso que Portugal está pensando ao oferecer um visto mais rápido para os nômades digitais. Mesmo que eles trabalhem para empresas de fora do país, só o fato de estarem residindo em Portugal já é uma boa notícia para a economia portuguesa.

Além disso, atraindo os nômades digitais, Portugal dá um incentivo para que esses profissionais busquem ocupações em empresas portuguesas.  Assim, essa é uma estratégia que pode dar muito certo.

Onde trabalhar em Portugal?

Portugal está com desfalque de trabalhadores em diversas áreas. Porém, há algumas exigências de acordo com a vaga disponibilizada. Por exemplo, para a área de turismo, o inglês é fundamental. Se o candidato falar também espanhol, fica com mais chances de conseguir um bom emprego na área.

Assim sendo, antes de bater o martelo e decidir morar em Portugal, é preciso fazer um planejamento detalhado. Aqui neste artigo do A Janela Laranja, você confere informações muito úteis de como morar em Portugal.

Como já falamos no início deste artigo, a área de turismo e hospitalidade é a que mais está precisando de trabalhadores. Mas ela não é a única. Se você é da área da informática, também pode pensar seriamente em se mudar para Portugal.

Lembre-se, antes de mais nada, de estar com o passaporte em dia e ficar bem informado quanto aos outros documentos necessários. Por fim, elabore um bom currículo e procure pelas vagas certas, que se enquadram ao seu perfil profissional. Confira mais informações sobre essa questão neste artigo.  

Considerações finais sobre o novo visto para Portugal

Então, se você tem interesse em trabalhar em Portugal, este é o momento certo para colocar seu plano em ação. O Governo de Portugal é muito aberto a imigração e a chegada de pessoas de todos os lugares do mundo. Atualmente, o Partido Socialista é quem comanda o país e tem ainda maioria no Parlamento.

Dessa forma, está sendo mais fácil entrar em Portugal do que ingressar em outros países europeus, por exemplo. Além disso, com a pandemia sob controle, o governo entende que chegou a hora de movimentar a economia e recuperar as perdas dos últimos dois anos.

Por isso que este novo visto para Portugal elimina barreiras burocráticas e facilita a entrada de estrangeiros. Outro detalhe importante é que o governo prevê ainda mais facilidade para países que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ou seja, o Brasil está nessa lista e o intercâmbio entre as duas nações ficará ainda mais fácil.

Por fim, se mantenha bem informado sobre essa situação, tanto aqui no blog como no próprio site do Governo Português. E, claro, vá se planejando para, quem sabe em breve, morar em Portugal.

Seguros Promo

Para saber tudo sobre morar em Portugal mais detalhadamente veja esse guia que fizemos.

Aqui destacamos as 8 melhores cidades para morar em Portugal.

Veja mais matérias aqui com a gente!

Já pensou em trabalhar dirigindo um caminhão nos Estados Unidos? Olha isso!

O Canadá vai precisar de imigrantes logo mais!

Como morar fora depois da pandemia!

Conheça o Mundo sem sair de casa com esses 8 documentários

Gosta de futebol? Divirta-se e informe-se no Futeblog.com.br

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares