sábado, dezembro 4, 2021
spot_img
HomeA Janela LaranjaTudo sobre El Calafate

Tudo sobre El Calafate

El Calafate é um município que fica nas proximidades do Campo de Gelo, situado no Sul da Patagônia, especificamente, na província argentina de Santa Cruz. É famosa, especialmente, pelo seu acesso ao Parque Nacional Los Glaciares em que se localiza a gigante geleira Perito Moreno. Para saber mais sobre o local que oferece uma paisagem incrível e uma experiência gelada única, acompanhe a seguir!

Veja também – Pontos Turísticos na Argentina – 9 Destinos Incríveis!

Por que escolher El Calafate? 

Primeiramente, ir para El Calafate é uma experiência única para os apreciadores de paisagens naturais, sendo assim, para quem está em turismo na Patagônia, o local é a base para descobrir vivências geladas que só lugares como esse podem proporcionar. 

Localizado a 80 km do Parque Nacional Los Glaciares, essa cidade turística e pequena recebe visitantes do mundo todo que estão com planos de visitar e se encantar com o grandioso Glaciar Perito Moreno. 

O Perito Moreno, por sua vez, possui mais de 250 km² de área, sendo superior ao tamanho de Buenos Aires, sendo uma geleira imensa e acessível que possibilita aos seus visitantes a possibilidade de tirar infinitas fotos de diferentes ângulos.

Muitos ficam deslumbrados com o fato de que com apenas uma hora e meia de van, saindo do centro da cidade, é possível desembarcar diretamente nesse monumento, sem a necessidade de embarcar em expedição para o Ártico e sem nenhuma escalada. 

Seguros Promo

Isso torna o local acessível para todas as idades e perfis de pessoas, proporcionando que todos conheçam e navegam pelo Lago Argentino e conheçam outras geleiras, se esse for o desejo. Além disso, tratando-se de aventureiros, a experiência de trekking no Perito Moreno é imperdível. 

E os itens mais importantes que não podem ser deixados de lado de nenhuma maneira são uma boa câmera ou celular para tirar fotos e se certificar de que possui memória suficiente para registrar todos os encantos que a cidade El Calafate e seus passeios oferecem.

El-Calafate

Quantos dias ficar em El Calafate? 

El Calafate é um destino que não exige uma estadia longa, principalmente, por ser uma cidade pequena com, aproximadamente, 6.143 habitantes. Por isso, aqueles que desejam fazer viagens curtas, mas cheias de boas experiências e memórias incríveis, o local é ideal. 

Sem contar com os dias de chegada e de saída da cidade, 3 dias inteiros, totalizando 4 pernoites, são suficientes para que os turistas conheçam as geleiras e façam passeios extraordinários no Parque Nacional Los Glaciares, dentre eles estão: 

  • Passeio Glaciar Perito Moreno (1 dia); 
  • Navegação pelos Ríos de Hielo Express, para visualizar e se deslumbrar com as geleiras Spegazzini e Upsala (1 dia);
  • Minitrekking no Glaciar Perito Moreno ou trekking no Big Ice (1 dia). 

Para aqueles que querem ter um dia livre, sem programação, para realizar passeios alternativos, o aconselhável é adicionar mais um dia para passeio de caiaque, cavalgada, visitar uma estância, tour de 4×4, dentre outros de acordo com o gosto e estilo de cada turista. 

Seguros Promo

Melhor época para ir a El Calafate

Não se pode julgar que os brasileiros, acostumados com um país tropical, associem as geleiras com o inverno. Porém, por mais contraditório que seja, a pior época para visitar El Calafate e fazer passeios pelas geleiras é o inverno, por isso, deve-se evitar essa estação do ano.

Nesse sentido, a alta temporada na cidade começa em outubro e vai até a Páscoa. Os meses mais concorridos são janeiro e fevereiro, então se houver a possibilidade de fazer a viagem entre os meses de novembro e dezembro, essa é a melhor opção. 

 Vale salientar que ao se tratar da cidade de El Calafate, não se pode utilizar o raciocínio que, geralmente, usamos nos demais destinos para evitar a alta temporada, pois não haverá vantagens em fazer a viagem fora das épocas mais movimentadas. 

Além disso, quanto mais próximo do verão, mais agradáveis ficam as temperaturas e para quem gosta de períodos diurnos, são dias mais longos nessa estação, possuindo mais horas de sol e claridade. Em determinadas horas do dia, ao estar no centrinho, é possível até tirar o casaco. 

Porém, mesmo estando na cidade na estação mais quente do ano, quando anoitece, faz um ótimo friozinho, exigindo a presença de roupas mais quentes. É certo que ao se tratar de locais mais próximos das geleiras, será necessário um abrigo reforçado para passar a noite. 

E o mais importante, entre outubro e a Páscoa, todos os passeios da cidade se encontram em operação, sem exceção de nenhum. Por isso, com certeza, é a época ideal para conhecer a cidade e não perder nenhuma de suas atrações. 

Salienta-se que o período mais cheio em El Calafate é próximo ao dia 15 de fevereiro, em decorrência da comemoração do batismo do Lago Argentino com a Festa del Lago e muitos outros eventos esportivos e culturais que acontecem na cidade nessa data. 

Como em qualquer outra viagem a turismo, é de extrema importância se programar e procurar organizar com calma as reservas de hospedagem e passeio, priorizando o que mais agrada e combina com cada pessoa. Por isso, realizar isso com alguns meses de antecedência é fundamental para desfrutar a viagem do jeito que cada um quiser.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares