terça-feira, agosto 9, 2022
spot_img
HomeEuropa e DemaisComo se preparar para o clima na Suíça

Como se preparar para o clima na Suíça

O clima na Suíça é um dos tópicos de fundamental importância para quem deseja passar um período no país do Europa Central ou programar as férias. Afinal de contas, mesmo sendo um país de dimensões relativamente pequenas, o clima varia de modo considerável entre algumas regiões e de acordo com a época do ano em que você decide realizar a viagem e principalmente pela altitude. Sim existem cidades nas montanhas onde o clima é bem diferente de Genebra, por exemplo.

clima na Suíça

Nesse artigo, você vai encontrar algumas informações de extrema utilidade para entender como se preparar para o clima na Suíça, com dicas de quais lugares permanecer conforme a sua preferência de temperaturas e de atrações locais. Saiba mais como se preparar para ficar confortável no país nesse pequeno guia especial produzido para quem pretende visitar esse país dos chocolates, queijos, canivetes e relógios.

Veja também o que conhecer em Genebra se você tem um dia na cidade!

Informações iniciais sobre o clima na Suíça

Você pode planejar quase tudo com antecedência para sua viagem para a Suíça, recursos econômicos, tempo de viagem, deslocamento e estadia no país europeu. Mas algo que não pode ser previsto (pelo menos com meses de antecipação) é como o clima pode se comportar. Ainda mais agora que o clima tá doidão com o aquecimento global.

Mas entender qual clima pode encontrar e as temperaturas é muito importante para planejar as atividades que podem ser realizadas. Afinal de contas, existem vários lugares que não podem ser frequentados em condições climáticas ruins. Ao mesmo tempo, outras atrações ficam ainda mais interessantes com um clima mais frio.

Assim, é importante ter em mente qual é a sua finalidade da viagem, seja visitar o Alpes Suíços (Zermatt e nas montanhas perto de Interlaken, que não podem ser frequentadas com tempo muito fechado em função da segurança), ou conhecer as cidades que são mais movimentadas e mais atrativas com clima mais quente.

Confira as previsões do tempo e webcams – clima na Suíça

Uma dica fundamental para conseguir informações atualizadas sobre o clima na Suíça é conferir as plataformas que fornecem informações em tempo real do clima em regiões montanhosas, como Zermatt, Wengen, Grindelwald e Murren. Essas localidades possuem um charme especial devido às suas lindas paisagens e passeios por trilhas que encantam turistas de todo o mundo.

Nesses lugares, a melhor opção é ir em dias de sol e temperaturas amenas. Este clima proporciona a você aproveitar o máximo possível das belezas que essas regiões têm a oferecer.

bern g924ab41fe 1920
Booking.com

Como conferir a previsão do tempo de forma precisa – clima na Suíça

Alguns sites meteorológicos da Suíça, como o weather.com ou accuweather.com, não são conhecidos por trazer informações corretas a respeito da previsão do tempo no país. Isto principalmente nos Alpes Suícos, nos quais a variação do clima é bastante intensa. Então como ter maior precisão nas informações climáticas?

Uma boa dica é buscar dados no site meteoblue.com, que possui um método diferenciado de análise das informações climáticas. Essa plataforma utiliza um sistema que permite prever com mais detalhes como será o comportamento do tempo ao longo dos próximos sete dias.

Quanto mais próximo do dia especificado para a sua estadia, maior é a possibilidade de acerto das condições climáticas previstas no site. Ao observar os gráficos que apontam uma série de características, é importante prestar atenção para alguns elementos específicos: horas de sol e volume de precipitação previstos.

Precipitação

A chuva indica o quanto o dia pode ser escuro e sombrio e obviamente interfere nas condições de sua estadia. Ao utilizar o meteoblue.com, o índice de precipitação é mostrado com um símbolo de gota, logo abaixo da temperatura do vento, mostrada em milhas.

O tempo em boas condições, com clima mais seco, é ideal para a prática de bungee jumping, parapente, caminhadas, paraquedismo, almoços e diversas outras atividades ao ar livre enquanto você estiver nos Alpes Suíços.

Horas de sol

O indicador de horas de sol é o penúltimo situado de cima para baixo na visualização do gráfico do aplicativo. Essa variável deve ser considerada para ter um quadro mais completo de como as condições climáticas vão se movimentar ao longo dos próximos dias. Para visitar algumas localidades, como as montanhas de Matterhorn, Schilthorn ou Jungfraujoch – que oferecem paisagens belíssimas – é essencial fazer isso em um dia de sol sem nuvens.

Dessa forma, quanto maior é o tempo de sol previsto pela plataforma, mais elevada é a chance de você presenciar um dia totalmente limpo. É bom salientar que as nuvens, mesmo de modo esparso, apresentam uma maior tendência em se formar em torno de montanhas em determinados períodos do dia. 

Ao clicar nas informações do dia específico para a visita, é possível ter mais dados de como o tempo vai se comportar durante as próximas três horas. Use essa ferramenta inclusive durante o seu passeio, sabendo se o seu itinerário previsto para o dia será afetado por nuvens ou por ocorrência de chuvas.

Saiba é o salário mínimo na Suíça. Você não vai acreditar!

Como se preparar para o Clima na Suíça

Roteiro de um dia em Genebra, veja o que deve conhecer!

Emissão de visto para Portugal ficará mais fácil, veja!

Como abrir uma conta na Suíça sem morar no país?

Veja mais sobre os idiomas ofíciais da Suíça aqui!

8 dicas para sua viagem para a Suíça

Conheça a bela capital da Suíça. Sabe qual é?

Confira as informações do clima na Suíça em webcams

As webcams que filmam de forma ininterrupta as montanhas e localidades mais visitadas pelos turistas na Suíca são uma opção muito útil para conferir como que o tempo vai está se movimentando no momento.

Assim, após observar os dados relativos à previsão do tempo, observe as câmeras em tempo real para saber se existem nuvens pairando ao redor de montanhas que podem vir a atrapalhar a sua atividade. Isso pode economizar o gasto com deslocamento entre uma cidade e outra.

Confira alguns links que fornecem informações de webcams:

Zermatt  – Esse site dispõe de diferentes ângulos do Matterhorn de Riffelberg, Rothorn, Gornergrat, Schwarzsee, Sunnegga, Riffelalp

Região de Jungrau – Aqui, você pode conferir em tempo real as imagens das localidades de Jungfraujoch, Kleine Scheidegg, Mannlichen, Grindelwald-First, Harder Kulm, Schynige Platte

Schilthorn – Esse link transmite imagens do topo de Schilthorn, Birg, Allmendhubel

Pilatus e TitlusRigi: Esses endereços trazem imagens e outras informações da previsão do tempo dessas localidades focados especialmente no turismo dessas regiões.

Use as informações para flexibilizar a sua estadia – clima na Suíça

Ao utilizar as informações detalhadas acima, você tem condições de efetuar o planejamento de sua viagem com o máximo de antecedência possível. Mesmo assim, a instabilidade do clima pode afetar planejamentos feitos em um curto espaço de tempo, então o melhor a fazer é reservar alternativas de atividades para esses momentos.

Mantenha os seus planos de viagem o mais flexíveis possível para ter condições de frequentar outros lugares no caso de instabilidade do tempo. Isso proporciona alternar os dias entre uma caminhada a algum pico e uma visita a alguma cidade, por exemplo. 

Assim, reserve mais dias de estadia em um lugar no qual planejava ficar somente em um dia, porque se o clima não cooperar no primeiro dia, você pode efetuar as atividades nos dias posteriores. Liste algumas cidades de interesse para você visitar a partir de uma rápida viagem de trem que parte de cidades montanhosas.

A cidade de Berna, por exemplo, possui muitos atrativos e fica a cerca de uma hora de trem de Interlaken. Essa mesma premissa vale para Basileia, Lucerna ou Zurique, que ficam a cerca de 2 horas de trem. 

Assim, utilize a logística a seu favor para explorar as diversas opções que existem por aí, ao invés de apenas ficar no seu hotel. Não desanime com as previsões meteorológicas.

Qual é o melhor momento de ir para a Suíca

O melhor momento de ir à Suíça obviamente depende de qual o seu objetivo com essa viagem. Caso tenha o interesse em visitar apenas cidades, isso pode ser feito em qualquer época do ano.

Agora, caso o seu planejamento contemple viagens de esqui, a melhor opção é viajar entre dezembro a março para obter melhores condições de neve nas pistas de esqui. Em Zermatt, por exemplo, você pode esquiar durante todo o ano, porém as condições de verão são bem diferentes das registradas durante o período de inverno.

Por outra lado, se você pretende caminhar pelos alpes, o período de tempo seria de junho a setembro. Isso ocorre porque a maioria das caminhadas é feita em altitudes mais altas, e leva mais tempo para a neve derreter e proporcionar maior segurança no trajeto pelas trilhas.

Por fim, caso você busque evitar grandes multidões registradas no verão e clima quente (sem abrir mão de boas condições de caminhada) a melhor alternativas é viajar em maio e junho ou no mês de setembro à Suíça. Os meses de julho e agosto são bem concorridos, são as férias de verão na Europa. Os preços dos hotéis sobem e as atrações ficam com fila.

Antes de terminar, vou deixar abaixo uma ideia para ficar mais claro as médias de temperaturas em cada estação.

De julho a agosto, a temperatura varia entre 18 e 28° C durante o dia, e de janeiro a fevereiro, o intervalo é de -2 a +7° C. Na primavera e no outono, a temperatura durante o dia varia entre 8 e 15° C. Dependendo da altitude, a faixa de temperatura pode variar.

Se tiver dúvida, escreve para a gente, pelo Instagram ou aqui nos comentários.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares