sexta-feira, outubro 15, 2021
spot_img
HomeEuropa e DemaisComo morar na Suiça

Como morar na Suiça

Suíça ocupa o primeiro lugar no Índice de Qualidade de Vida de Numbeo 2016, sendo assim é um país no mundo onde é muito bom viver. 
Para efeito de comparação, a França está no décimo oitavo lugar nessa mesma classificação. Mais do que um simples indicador de qualidade de vida, este ranking reflete uma série de vantagens da viver na Suíça, como a qualidade de seu sistema educacional, seu ambiente saldável, seu poder de compra e seu regime tributário.

morar-na-suica

Quando você é francês na Suíça e conhece a Suíça francófona, às vezes é difícil lembrar que você não está mais na França. No entanto, tal como a sua geografia, a Suíça é um país altamente multicultural que está sujeito a múltiplas influências e que se refletem nas suas quatro línguas oficiais: francês, alemão, italiano e romance.

Se você quer morar na Suíça e se integrar com sucesso, é preferível saber de antemão. Descubra nesta página os nossos conselhos e informações para o efeito.

A terra da diversidade, a Suíça é um país com muitas facetas.

Suíça e França

Cultura nacional

A cultura suíça é o resultado de diferentes influências. Isso se reflete no multilinguismo afirmado do país, que divide a Suíça em quatro zonas linguísticas.

O francês é falado por 22,6% da população da Suíça francófona, que abrange 4 cantões (Genebra , Jura, Neuchâtel e Vaud).

O alemão é falado por 65% da população e a Suíça de língua alemã cobre 17 cantões (Appenzell Inner Rhodes, Appenzell Outer Rhodes, Aargau, Basileia, Basileia, Glarus, Lucerne, Nidwalden, Obwalden, St. Gall, Schaffhausen, Solothurn, Schwyz, Thurgau, Uri, Zug e Zurique). O Cantão é uma espécie de estado na Suíça.

O italiano é falado por 8,3% da população, principalmente no cantão de Ticino, no sul do país.

O romanche é falado por 0,5% da população, principalmente no cantão de Graubünden.

Portanto, é difícil falar de uma identidade cultural suíça; A cultura nacional suíça hoje cobre uma infinidade de culturas regionais. O cantão escolhido influenciará significativamente sua experiência na Suíça.

Geografia e clima na suiça

Cercada pela Alemanha , França, Itália , Áustria e Liechtenstein, a Suíça oferece muitos tipos diferentes de paisagens. Montanhas cobertas de neve, cachoeiras, vinhedos ou estações de esqui. Existem três regiões naturais principais: os Alpes suíços, o planalto suíço e o Jura suíço.

O clima suíço é considerado de transição, pois resulta da influência de diferentes climas, sem que nenhum deles seja predominante. Isso é explicado pelo relevo suíço específico do qual o clima é particularmente dependente. 

O país encontra-se nas encostas norte e sul dos Alpes, formando uma barreira climática ao longo de mais de 200 quilómetros a uma altitude de 2.500 metros, o que lhes confere um papel moderador das temperaturas. No Norte, a influência oceânica é refrescante no verão e quente no inverno. No Sul, predomina a influência mediterrânea. Portanto, pode haver diferenças significativas entre as duas regiões.

Em geral, no inverno, nevascas são comuns. As temperaturas médias estão entre -2 ° C e -7 ° C. Na primavera e no outono, variam entre 8 ° C e 15 ° C. No verão a temperatura média varia entre 18 ° C e 28 ° C. Observe que, dependendo da altitude em que você está, as temperaturas podem variar muito.

As diferenças culturais entre a Suíça e a França

Quer você more na Suíça de língua francesa, alemã ou italiana, perceberá que há uma série de diferenças com a França. Conhecê-los e agir de acordo com eles tornará mais fácil para você se encaixar e evitar parecer arrogante. Descubra abaixo uma antologia das diferenças franco-suíças que criamos para você:

Originalmente, toda a Suíça falava alemão e ainda hoje a influência germânica é perceptível em muitas áreas da vida cotidiana suíça. Isso é particularmente verdadeiro em termos de disciplina e pontualidade, valores suíços importantes. Por exemplo, os suíços respeitam escrupulosamente as regras da vida comunitária e da civilidade e param sistematicamente nas faixas de pedestres.

A Suíça também é o país do consenso e da neutralidade; ao contrário da França, onde exibir ou defender sua opinião é normal, os suíços se preocupam com o coletivo antes de pensar em um nível individual. Isso é observado principalmente no ambiente de trabalho.

Os suíços são naturalmente reservados e não apreciam a superficialidade, não espere um abraço caloroso se não conhece bem o seu interlocutor.

A ecologia é uma consideração importante na Suíça, não se surpreenda se alguém apontar para você sobre o seu consumo de água, por exemplo. O ciclismo também é extremamente popular por aqui.

O francês suíço é ligeiramente diferente do francês. Ao sotaque são adicionadas uma infinidade de palavras diferentes desconhecidas na França. As palavras café da manhã, almoço e jantar, por exemplo, significam café da manhã, almoço e jantar, respectivamente.

Por fim, você notará muitas pequenas diferenças no seu dia a dia: diferentes nomes de medicamentos, horários de fechamento de lojas, teclados de computador em QWERTZ, máquina de lavar no porão do prédio etc.

Gastronomia da Suíça: conheça a diversidade!

Como a Suíça, a gastronomia suíça é muito variada dependendo da região. No entanto, é tipicamente camponês e robusto, feito com ingredientes sazonais. O país goza de grande reputação por suas refeições tradicionais à base de queijo, como raclette ou fondue, é também o berço do chocolate ao leite, e os suíços continuam sendo os maiores consumidores de chocolate no mundo. 

Finalmente, a Suíça é herdeira de uma forte tradição vitivinícola e produziu 658 AOCs em 2016. Entre os principais vinhos suíços, os mais conhecidos são os vinhos de Valais, principalmente os brancos.

Habitação na suíça

O mercado imobiliário suíço está estável há anos, embora um ligeiro aumento tenha sido observado recentemente, os preços são caros em uma escala europeia, mas ainda permanecem acessíveis. Em média, os aluguéis e os preços por metro quadrado são 50% mais caros lá do que na França.

No entanto, é importante ter em mente que os preços da habitação na Suíça podem variar muito de uma cidade ou região para outra. Os aluguéis em Berna, por exemplo, são 40% mais baratos, em média, do que em Genebra . Em geral, os preços dos aluguéis são mais elevados nos municípios onde a renda é o mais importante. Já no campo, os preços caem em média 20%.

Custo de vida para quem vai morar na suiça

O custo de vida na Suíça é muito alto em comparação com o custo de vida na França, em média, viver lá é 62% mais caro. No entanto, esta é uma figura a ser colocada em perspectiva. Se você quer morar na Suíça, há uma boa chance de que você também trabalhe lá e isso faz toda a diferença. Na verdade, o salário médio da Suíça é de 7.928 euros, o que dá aos suíços um poder de compra 45% maior do que o poder de compra médio da França. Com US $ 120.065 em riqueza financeira familiar per capita média, é um dos países mais ricos da OCDE.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares