sexta-feira, novembro 25, 2022
spot_img
HomeEuropa e DemaisSuiçaBrasileiro pode morar na Suíça? Como?

Brasileiro pode morar na Suíça? Como?

Hoje eu vou te contar como um Brasileiro pode morar na Suíça. Morar na Suíça é um sonho para muitos. O país oferece excelente qualidade de vida, tem uma das maiores médias salariais do mundo e conta com uma infraestrutura de trabalho muito segura.

Se quiser saber sobre salário mínimo na Suíça, nós já contamos, veja aqui!

No entanto, há algumas coisas que você deve saber antes de fazer qualquer movimento na vida ou carreira. Aqui, reunimos informações suficientes para você começar a planejar sua nova vida na Suíça. continue lendo.

Tipos de vistos para Brasileiro pode morar na Suíça

A primeira coisa que você precisa pensar, a primeira preocupação. Os regulamentos e regras de imigração são aplicados pelo Serviço Nacional de Imigração (SEM) e distinguem entre aqueles que têm cidadânia européia, é claro que para quem já tem cidadânia suíça e para aqueles que não têm. Vejamos alguns exemplos de vistos.

Estadias Curtas

Se pretende visitar o país para conhecer curtir ou até mesmo para fazer negócios, não tem problema. A Suíça pertence ao espaço Schengen, então você pode ficar por aqui por até três meses sem visto. Simplificando, você pode sair do Brasil e vir para Suíça viajar e conhecer o país.

Visto de Trabalho para brasileiro morar na Suíça

Para obter um visto de trabalho, você deve se candidatar a uma vaga para garantir um contrato de trabalho. Esse é o melhor jeito! O visto será emitido pelo consulado após a aprovação exigida. A parte mais difícil e conseguir esse emprego. O visto tendo esse contrato de trabalho é fácil e rápido.

Claro que não é tão simples assim de conseguir um emprego em um país que muitos desejam morar e viver. Mas é bem possível. E se você tiver passaporte europeu as chances aumentam significativamente.

Vou fazer um post somente sobre o mercado de trabalho e sites para achar emprego. Acompanhe o blog que você vai ficar bem informado.

Os documentos necessários para o visto de trabalho são:

Aprovação das autoridades cantonais (cópia ou original)
Passaporte válido (original)
Foto atual
Pagamento da taxa de visto
Visto de estudante

Desejo morar e estudar na Suíça e, portanto, é necessário permanecer por mais de 90 dias. Neste caso, é necessário um visto de estudante.

Você deve ter um mínimo de 20 horas de carga horária e um mínimo de 6 meses de escolaridade para se qualificar para esta certificação.

Brasileiro pode morar na Suíça
Brasileiro pode morar na Suíça?

Melhores cidades para se morar e trabalhar aqui na Suíça

Realmente depende do que você está procurando. Mas não poderíamos deixar de colocar Zurique no centro das atenções que ela merece. Ops, mas lembre que a lingua desse “Canton”, dessa região é o alemão, o que dificulta um pouco a adaptação.

Segundo o ranking da Mercer, a cidade é a segunda do mundo em qualidade de vida. Zurique tem uma atmosfera tranquila, pouco trânsito, muitos parques, museus, igrejas históricas, belos lagos e uma infraestrutura que poucos encontram em outros lugares.

Outras boas sugestões:

Genebra, aqui onde eu moro e a ligua oficial é o francês. Genebra é uma cidade tranquila, super cosmopolita localizada na Europa Central. Apesar de pequena a cidade tem muito para ver, muito o que fazer e é a sede de importantes organizações internacionais o que pode ser interessante para muitos tipos de carreiras.

Olha o tamanho da lista das organizações internacionais com sede ou escritórios em Genebra. Quer saber onde fica Genebra, veja aqui!

Brasileiro pode morar na Suíça
Sede da ONU em Genebra – imagem Marcio Cimatti

Entre muitos outros organismos, estão sedeados em Genebra a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização Internacional das Migrações (OIM), o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), a União Internacional das Telecomunicações, a União Postal Universal, a União Inter-Parlamentar e o Comité Internacional da Cruz Vermelha.

Funcionam igualmente em Genebra os Escritórios do Altos Comissários para os Refugiados e para os Direitos Humanos, bem como o Conselho dos Direitos Humanos.
Basileia e Berna são outras duas opções interessantes que falaremos em outros posts.

Brasileiro pode morar na Suíça
Organização Mundial do Comércio (OMC) Genebra. imagem Marcio Cimatti

Como veremos a seguir e sempre comentamos no nosso Instagram e Linkedin, o custo de vida nessas cidades é considerado alto. É por isso que muitas pessoas preferem viver em pequenas cidades próximas aos lugares acima.

As áreas metropolitanas oferecem tudo o que uma grande cidade tem, além de um estilo de vida mais acessível. O transporte público na Suíça é excelente, então esta é uma ótima opção.

Outra opção que muitos optam aqui em Genebra é morar do lado de lá da fronteira. Sim, Genebra faz fronteira com a França e é muito comum morar na França e vir trabalhar em Genebra. Vamos falar sobre isso também em outros posts.

Brasileiro pode morar na Suica 2
Lago Léman em Genebra – imagem Marcio Cimatti

Os salários suíços e o mercado de trabalho

A Suíça é um dos melhores países de trabalho da Europa e um dos salários médios mais altos do mundo. O mercado de profissionais técnicos está em grande demanda.

Também existem oportunidades em outros setores, como saúde e exportações, onde as vagas aumentaram nos últimos anos.

Na Suíça, em 2020, o número de pessoas empregadas eram de cerca de 5 milhões. 76,9% da população trabalha no setor de serviços, 19,8% no setor de indústria e manufaturados e 3,3% no setor primário. Uma das partes essenciais do mercado de trabalho suíço é ocupado pela população estrangeira, já que muitas empresas suíças exigem profissionais estrangeiros.

Os salários são calculados por hora, com a qual você pode se acostumar se planeja morar na Suíça. O salário mínimo assumido gira em torno de 21 francos ou quase 22 euros por hora, equivalente a R$ 114 (pela cotação oficial de setembro de 2022). Veja mais informações no nosso post sobre o salário.

Vamos aplicar isso um pouco mais à realidade brasileira. Um funcionário suíço que trabalha 8 horas por dia, 5 dias por semana, ganha cerca de 3.360 francos ou 3.484 euros. Isso dá aproximadamente R$18.265. Mas é claro que isso é uma simples conversão de câmbio.

O importante é entender o poder de compra que um salário te dá, as obrigações com impostos, seguro saúde, aluguel e outros custos para elaborar um bom planejamento.

Mas como funciona o mercado de trabalho para um brasileiro na Suíça

É bom eu te contar uma coisa que é importate para quem pensa em morar por aqui. Apesar de pequena, a Suíça tem caracteristicas bem particulares em cada uma das regiões. Podemos dividir essas diferenças pelas regiões de acordo com o idioma falado, o Alemão, o Italiano e o Françês. E o mercado de trabalho tabém muda bastante. Mas vamos lá!

Além das organizações internacionais que podem ter emprego para brasileiros, o número de empresas brasileiras no país o torna atrativo para brasileiros que ainda não falam a língua oficial suíça, mas querem ganhar experiência profissional.

É o caso, por exemplo, do setor bancário. Isso se deve à presença de muitos bancos brasileiros que fazem negócios diretamente com a Suíça, razão pela qual os agentes precisam se representar no país.

Se você deseja encontrar emprego com facilidade e ter um salário competitivo, trabalhar na área de tecnologia (principalmente tecnologia da informação), que exige um alto nível de inglês, pode ser sua melhor opção.

Para os brasileiros que buscam empregos com pouca ou nenhuma qualificação, o foco está nas tarefas domésticas e de limpeza, além do setor de construção.

Como é cultura no trabalho aqui Suíça?

Os suíços valorizam a pontualidade, o bom acabamento dos produtos e o artesanato, coisas feitas a mão. Eles criam seus filhos com esses valores para que possam se encaixar no ambiente suíço. O descuido, o desleixo é inaceitável e as brigas entre a administração e os trabalhadores nunca saem do controle.

Na Suíça, uma semana de trabalho típica dura cerca 40 horas, 41 horas dependendo um da região e politica da empresa. As empresas suíças são flexíveis com seus horários de chegada e partida; no entanto, a maioria dos trabalhadores começa seu dia cedo, às 7 ou 8 da manhã.

Agora que voce sabe dessas caracteristicas e possíveis oportunidades eu vou fazer um post bem detalhado sobre onde encontrar esses trabalhos. Tanto para os mais qualificados como os de limpeza e serviços em geral.

Por enquanto vá acessando os links abaixo.

Sites de emprego na Suíça

Alguns dos sites que você pode encontrar oportunidades de emprego na Suíça estão listados abaixo:

Nossas outras dicas da Suíça

Oito dicas de viagem para a Suíça – como se preparar para visitar o país

Capital da Suíça: o que fazer em Berna

Salário mínimo na Suíça: você não vai acreditar quanto é!

Como se preparar para o clima na Suíça

Como abrir uma conta na Suíça mesmo morando fora do país

Afinal de contas, Qual idioma Oficial da Suíça?

Como morar na Suíça?

Melhores lugares para visitar na Suíça

Genebra

Roteiro de 1 dia em Genebra, veja o que fazer na cidade.

O que fazer em Genebra?

VAGAS

Veja essas vagas de emprego na França! São mais de 100.00 vagas no setor do Turismo

Vagas em fintechs no exterior: empresa abre oportunidades para brasileiros

Vagas para caminhoneiros na Europa: continente tem mais de 425 mil oportunidades de emprego

Emprego no Canadá: Google, Amazon e Meta abrem vagas! Salários são altos, veja!

Portugal com vagas de trabalho para brasileiros: veja aqui como se candidatar

Confira as principais vagas de emprego na Estônia para brasileiros

Quer morar e trabalhar no Reino Unido? Tá sobrando emprego a governo quer preencher meio milhão de vagas!

Vagas de emprego na Itália para descendentes brasileiros: saiba mais

Chegou a hora de morar legalmente no Canadá: Québec abre 200 vagas para brasileiros

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares